<
>

CBLoL | Times que podem ser destaque no campeonato na temporada de 2022

Quais são os times que serão os favoritos ao título na primeira etapa? Bruno Alvares

Além de RED Canids e FURIA, qual será a terceira força do CBLoL? Escolhemos equipes para você ficar de olho e que podem se destacar no Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL)


Para a felicidade dos brasileirinhos, o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) volta neste sábado (22) e, para preparar os torcedores que estão a meses ávidos para ver seus times do coração e descobrir qual equipe será a grande campeã, trago este artigo com a intenção de falar um pouco sobre o campeonato e trazer palpites sobre as possíveis equipes que serão favoritas ao título.

Comparado com o último ano, a temporada de 2022 trouxe diversas mudanças aos times: mudanças essas que vão desde diversos jogadores subindo do Academy para completar equipes (ou até mesmo serem maioria, como é o caso do Flamengo Esports) até nomes que eram sinônimos das organizações que representavam e agora foram se aventurar em outros desafios, como por exemplo o treinador Maestro na FURIA.

A verdade é que, enquanto o campeonato não começar, é muito difícil entender e cravar quais são os times favoritos dentro do campeonato apenas pelos nomes que compõem seus elencos sem antes vê-los atuando dentro do Rift e como eles se encaixaram com seus novos companheiros. No entanto, é isso que faremos aqui.

OS FAVORITOS

FURIA

Uma coisa é certa, independente de ser torcedor de time A ou B, existiram sim equipes que saíram da janela de transferências com elencos que brilharam mais os olhos que outros e acredito que esse seja o caso da FURIA.

Após dois anos catastróficos para a organização no League of Legends - com exceção de seu split de estreia, onde alcançou os playoffs -, a incógnita de como os Panteras se reergueriam ainda pairava pelo ar. Isso é, até Jaime Pádua anunciar que a organização viria para guerra em uma coletiva com a imprensa que, mais tarde, revelaria a chegada de Maestro à organização.

Ele prometeu e fez (pelo menos no papel). Colocou um dos treinadores mais renomados e experientes do cenário para orquestrar uma equipe que seria formada por nomes tão grandes quanto: fNb, Ranger, Envy, Netuno e RedBert.

Assim, o super time que vestirá o uniforme da FURIA foi formado, mas se você acompanha qualquer jogo competitivo, sabe que o histórico de super times normalmente não é dos melhores. No entanto, acredito que Maestro seja a pessoa certa para fazer isso funcionar do jeito que deve aqui no Brasil.

Colocando nomes referência em suas rotas sob a tutela do treinador, a organização garante que os mesmos estarão sob os cuidados de alguém experiente e familiarizado em formar e comandar elencos campeões, podendo passar experiência e direcionamentos mais concisos - ainda mais com nomes familiares para ele, como Envy, a seu lado.

E convenhamos, não é preciso falar muito dos nomes em si para sabermos o quão promissor esse elenco é.

Na era pós-Mylon, fNb se consolidou facilmente como um dos melhores jogadores da região no topo. Desde sua chegada, Ranger sempre foi referência na jungle e sempre esteve batendo de frente com aqueles que ousavam se colocar em seu caminho. Envy é um dos grandes nomes da rota do meio e sempre se mostrou consistente e decisivo em séries importantes. Netuno é um novato que chegou em 2021 assumindo a titularidade do rubro-negro e se mostrou como uma das promessas da posição de atiradores. Já RedBert esteve ao seu lado segurando as pontas e fazendo bonito com jogadas decisivas.

A capacidade de Maestro em moldar esses talentos e colocá-los em harmonia para criar a sinfonia mais bonita que já fez até hoje será decisiva, assim como a vontade dos jogadores em consolidar o pensamento de que esse elenco é, de fato, um super time.

RED CANIDS

Outra equipe que deve estar (na verdade, se manter) no radar dos espectadores, e que dispensa muitos comentários, é a atual campeã brasileira RED Canids. Diferente de todas as outras organizações do campeonato, a Matilha se preparou para a temporada de 2022 decidindo aderir àquele famoso ditado: “Em time que tá ganhando não se mexe”.

Em meio a reestruturações de elencos, a RED optou por manter o elenco vencedor da segunda etapa de 2021 para este ano e, aliado ao fato da equipe ter mostrado um ótimo desempenho no último ano e provar sua força, isso será de grande importância para a equipe.

Com nomes já familiarizados com estilos de jogo e que encontram-se juntos há anos, a equipe chegará às primeiras semanas do CBLoL como uma das mais entrosadas do campeonato e isso será importante para criar um bom ritmo para a equipe. Além disso, o elenco da Matilha já mostrou no último ano sua capacidade em aprender com erros, evoluir e se adaptar.

Logo, mantendo o elenco junto, o trabalho de se colocar novamente no topo se torna mais fácil.

LOUD

Por fim, mas não menos importante, temos a gigante brasileira LOUD. Apostando em grandes nomes do cenário para cada uma de suas rotas no ano de sua entrada no CBLoL, a campanha da LOUD no último ano foi mediana e muito diferente do que se esperava da equipe - que sofreu mudanças em seu elenco com poucas semanas de campeonato e, após lapsos de grandiosidade, não conseguiu manter o ritmo.

Quarto lugar no primeiro split, quinto no segundo e mudanças estavam a caminho para a temporada de 2022. Com a volta de Tay para a selva e a chegada de Tinowns e Robo, que tiveram um ótimo ano ao lado da paiN Gaming, a LOUD chega neste ano buscando conquistar tudo aquilo que não conquistou no ano passado e montar um elenco que possa se tornar campeão.

Será interessante observar a equipe no decorrer das semanas e entender como o elenco se portará, mas é inegável que a organização chega com um top side muito mais forte e que, inclusive, foi um problema para o time no último ano.

A volta de Tay para a jungle também anima, uma vez que - apesar de ser considerado um dos melhores durante seus tempos de top laner - também se consolidou como um grande jogador na posição durante sua passagem pela paiN. A experiência de ter jogado na top lane e também no mid, junto do fato de contar com Tinowns e Robo que são grandes jogadores em suas rotas, facilitará seu trabalho e pode formar trio assustador.

Enquanto isso, no bot a organização ainda conta com a presença de Duds e Ceos, bot lane experiente que está junta há anos e que pode assumir as rédeas das partidas caso seja preciso.

Ainda deixo aqui uma menção honrosa à Rensga Esports, que após se reerguer do primeiro para o segundo split do último ano para chegar à grande final do 2º split, reestruturou seu elenco se munindo de nomes que podem dar muito certo caso encaixem. A única incógnita da equipe fica quanto à volta de Ayel e Minerva e quanto ambos os jogadores estarão preparados para retornar ao maior campeonato do Brasil.

COMO ACOMPANHAR O CBLOL?

No último ano, havia sido anunciado que o CBLoL 2022 receberia os torcedores diretamente dos estúdios da Riot Games localizados na Barra Funda, bairro da Zona Oeste de São Paulo. Infelizmente, com os avanços da pandemia em função da variante Ômicron e também da Influenza, a presença dos fãs - e até mesmo dos jogadores e membros das equipes - foi barrada por tempo indeterminado, com a empresa afirmando que estará de olho na evolução da pandemia nas próximas semanas.

Desta forma, o campeonato seguirá no formato online e poderá ser acompanhado através dos canais oficiais do CBLoL nas plataformas da Twitch, Youtube e NimoTV. Para esquentar as coisas e começar a temporada competitiva de 2022, LOUD e FURIA irão se enfrentar na estreia neste sábado (22) às 13h.