<
>

CBLoL: 'A confiança é o fator principal', fala Duds sobre bom momento da LOUD

Duds é o atirador da LOUD no CBLoL LOUD

Entrando em sua penúltima semana de campeonato, o CBLoL (Campeonato Brasileiro de League of Legends) já começou a desenhar como ficarão os confrontos dos playoffs deste segundo split. Ainda que não tenha se classificado como paiN Gaming, Flamengo e Vorax para a última etapa do torneio, a LOUD é sem dúvidas uma das equipes mais fortes do campeonato até então.

O conjunto começou o segundo split de forma inconstante, encontrando vitórias suadas aqui e ali. Tiveram que passar por três semanas complicadas até que o quinteto que representa a Tropa dentro dos servidores finalmente encontrasse o seu caminho. A partir da quarta semana, uma vitória em cima da FURIA foi o necessário para mostrarem que finalmente tinham chegado para a competição.

Contando com a vitória sobre os Panteras, a partir da quarta semana a LOUD encaixou uma sequência de sete vitórias que colocou a equipe no topo da tabela e mostrou aos espectadores a força da equipe. Para o atirador Duds, a evolução do time veio por conta de diversos fatores, como a mudança de ética e melhora de qualidade nos treinos, mas o principal foi o desenvolvimento de um sentimento: o de confiança.

“No stage estávamos com muitos problemas de confiança e não estava dando certo nesse início do CBLoL, tanto que nossos jogos eram resolvidos muito em backdoors porque não estávamos conseguindo ter aquela estabilidade emocional para terminar o jogo. Conforme foi acontecendo o torneio fomos ganhando alguns jogos e criando confiança. Hoje está muito mais tranquilo de jogar o campeonato. Essa melhora para mim é por conta dos treinos bons e por conta da confiança que conseguimos retomar”, observa Duds sobre a evolução da equipe durante o campeonato em entrevista exclusiva ao ESPN Esports Brasil.

O sentimento que antes faltava para os jogadores, finalmente foi encontrado através da combinação de resultados e treinos com bons rendimentos. Desbancaram um rubro-negro invicto na virada de turnos, seguiram com sua sequência de vitórias e se garantiram no patamar de melhores equipes do campeonato após os sucessos.

O amadurecimento e evolução da confiança dentro da equipe foi muito importante não só para os resultados, mas também para colocar para cima jogadores mais novos, como Mewkyo, que talvez precisassem desse sentimento. “Acho que o Mewkyo, que era o cara que tinha menos confiança e menos estabilidade, está jogando hoje muito solto, é um cara que a gente pode confiar”, comenta.

Mostrando boas partidas ao longo do CBLoL, Duds foi um dos jogadores que mais se mostrou consistente dentro da equipe neste segundo split. Inclusive, há quem diga que a equipe não conseguia fazer o jogo rodar (ou até mesmo ganhar jogos) a não ser que o atirador estivesse na frente.

Recebendo a premiação de craque do 1º turno do campeonato, a influência de Duds dentro da equipe nas primeiras semanas se torna clara e inegável. Mas, apesar de encarar seu momento como “uma fase muito boa”, o atirador não acredita que a razão das vitórias da equipe no começo da etapa tenha sido apenas por conta de sua boa performance.

“Não sinto muito isso de que o jogo não rodava se eu não estivesse bem, não era isso. Eu acho que o jogo não rodava só e acabava que a gente tinha que fazer milagre. Nosso time sempre teve essa experiência de conseguir resolver as coisas quando elas estão muito ruins. O time não tava dando muito certo e acabava que eu tava me sobressaindo (...) só acho que eu estava confiante”, avalia o jogador.

Durante toda a entrevista, confiança foi a palavra-chave usada pelo atirador tanto para falar sobre a evolução da equipe quanto para falar de sua fase: "A confiança é o fator principal”. Construindo a sua através dos Inhouses - partidas entre jogadores do mais alto nível que possibilita a comunicação, criadas por Pedro Fracassi -, o jogador apenas segurou a barra enquanto ajudava seu time a chegar no nível apresentado hoje em dia.

FAZENDO BARULHO NO TOPO DA TABELA

Levando a ferramenta dos Inhouses como sua principal forma de aprimoramento individual em diversos fatores, Duds e o resto da equipe hoje estão a poucos passos de se classificarem para o tão sonhado playoff, que pode garantir à equipe, caso se torne campeã, uma passagem direto para o Worlds 2021 - campeonato mundial da modalidade.

Encarando todas as quatro equipes do topo da tabela como potências que podem levantar o título, o jogador acredita que, apesar de estarem em uma ótima situação no momento, uma ainda melhor os espera.

“Não acredito que sejamos o melhor time agora, não consigo confirmar isso, mas tenho certeza que vamos ser o melhor time nos playoffs. Tenho certeza que estamos treinando muito bem, estamos evoluindo. Então ainda temos muita coisa para evoluir e estou muito confiante para os playoffs, to querendo correr atrás de pegar as semifinais direto mas também se não pegar não tem problema: vamos para as quartas de final e vamos muito melhor que no último split”, conta.

Para as próximas semanas, que irão definir o destino da equipe dentro do campeonato, as expectativas são boas. Para chegar nos playoffs mais uma vez e tentar alcançar um resultado diferente daquele do primeiro split, a equipe manterá seu método de treinos que vem funcionado até então e não se importa se jogarão nas quartas ou nas semis.

No momento, a única coisa que importa é a vaga nos playoffs e para isso, precisam ganhar apenas uma partida (ou ver os Intrépidos sendo derrotados).

“Tudo que a gente faz é em prol do split, a gente treina já pensando nos playoffs, já pensando em qual time podemos pegar por lá e pensando em estratégias. Nossa preparação é muito mais pensada no playoff em si do que em cada jogo, cada semana”, revela Duds. “Estamos em uma evolução constante, não treinamos para o jogo que vamos jogar, porque talvez esses não mudem tanto o resultado final e acho que chegar em uma quarta de final ou semi mais bem preparado é muito mais valioso para a gente em si do que ganhar o final de semana”.

A LOUD volta a se apresentar no CBLoL neste fim de semana. Neste sábado (24), a equipe tem o duro confronto contra a segunda colocada Vorax Liberty, enquanto no domingo (25) voltam a enfrentar os Panteras. Os confrontos serão transmitidos através dos canais oficiais do campeonato tanto na Twitch, como no Youtube e na Nimo.