<
>

LoL: Fora da INTZ, Maestro deixa um legado de conquistas

Foto de 2019 de Maestro ao lado dos troféus que conquistou com a INTZ Acervo pessoal

Nesta terça-feira (31), o cenário de esports foi surpreendido com a notícia de que o técnico Lucas “Maestro” não fará mais parte do elenco de League of Legends da INTZ. Através de um comunicado em sua rede social, o treinador anunciou sua saída da organização após quase cinco anos ao lado dos Intrépidos e agora se prepara para uma nova aventura no cenário competitivo.

Maestro foi um dos grandes nomes da equipe alvinegra e, enquanto esteve sob o comando dos diversos plantéis que passaram pelo time, conquistou vários campeonatos e levantou taças, além de ajudar a colocar a organização no panteão do CBLoL ao firmar a INTZ como uma das grandes equipes do cenário.

Com o intuito de recapitular algumas das conquistas alcançadas pelo técnico ao longo desses anos, separamos os cinco momentos mais memoráveis da carreira de Maestro.

SUPERLIGA ABCDE 2017

Chegando ao elenco Intrépido para calçar as pesadas chuteiras deixadas pelo técnico britânico Peter Dun, que foi responsável por toda a dominância da INTZ nos campeonatos de 2016, foi em 2017 que Maestro assumiu o posto de Head Coach da organização e tinha em suas costas o grande peso de atender as expectativas da comunidade após um período tão forte por parte da equipe no ano anterior.

Para isso, o treinador tinha não só essa dura tarefa, mas também tentaria erguer o título com um time totalmente reestruturado, uma vez que na época os Intrépidos já não contavam mais com os reforços das cinco cartas que formaram o Exódia e trouxeram os anos de ouro à organização - sendo esses Yang, Revolta, Tockers, MicaO e Jockster. Com um elenco formado por Ayel, Shini, Envy, Absolut e Ziriguidum, chegaram à Superliga ABCDE 2017 com todos os membros da equipe buscando viver as expectativas e estar no mesmo nível daqueles que deixaram a INTZ.

E viveram. Apesar da desclassificação em quarto lugar nos playoffs da Segunda Etapa do CBLoL daquele ano com este mesmo elenco, os Intrépidos chegaram à Superliga para dominar o campeonato: cravaram seis vitórias e caíram apenas duas vezes para classificar para os playoffs do torneio em primeiro lugar do grupo B.

Quando chegaram aos playoffs, voltaram a mostrar a qualidade do coletivo montado pela organização e atropelaram as equipes que ousaram entrar em seu caminho. 3 a 0 contra a paiN Gaming na semifinal e mais uma série perfeita contra a ProGaming para conquistar o primeiro título de Maestro como técnico principal da equipe.

SUPERLIGA ABCDE 2018

Os campeonatos que sucederam o título na Superliga, no entanto, não foram tão animadores quanto o título. Sexto lugar na Primeira Etapa do CBLoL 2018, uma reformulação na equipe que manteve apenas Shini do quinteto vitorioso e mais uma vez outra sexta colocação, dessa vez na Segunda Etapa do CBLoL no mesmo ano.

Vindo de uma campanha insatisfatória ao longo do ano, com muitos tropeços e escapando por pouco do rebaixamento para o até então Circuito Desafiante, o último compromisso do ano foi novamente na disputa pela Superliga, onde tentariam defender o título alcançado no último ano e buscar o bicampeonato.

Na disputa pela classificação aos playoffs pelo Grupo B, os Intrépidos tiveram que enfrentar adversários cascudos, como a paiN Gaming, e não abaixaram a cabeça. Encaixaram boas partidas e garantiram o segundo lugar da fase de pontos, além de avançarem para os playoffs. Foi lá que alcançaram ao menos uma glória no ano de 2018.

Com um 3 a 0 contra a Vivo Keyd nas semifinais, a INTZ encontrou a paiN Gaming na final e, após uma série disputada que seria levada ao quinto jogo, Maestro ajudou os Intrépidos a fechar o ano com chave de ouro. Um 3 a 2 em cima dos Tradicionais para entrar em 2019 com o pé direito e dar início ao clássico que hoje conhecemos como paiNTZ.

CBLOL 2019 - 1ª ETAPA

A ideia era entrar no ano com o pé direito, mas Maestro ajudou a equipe a chegar chutando a porta. Embalados no bom momento que alcançaram com a vitória durante a Superliga, conseguiram manter-se na segunda colocação da Primeira Etapa do CBLoL 2019 logo atrás de um Flamengo extremamente forte - que terminou a fase de pontos do campeonato com um recorde de 20 vitórias e uma única derrota, que veio pelas mãos da KaBuM.

Treze vitórias, oito derrotas e um segundo lugar que, ainda que não mostrasse uma equipe tão forte quanto a dos Urubus, ainda sim deixava os adversários preocupados. Garantiram a classificação para os playoffs e foi ali, na fase eliminatória, que a proficiência intrépida em melhores de cinco foi mostrada com toda sua força.

Na grande final, encontraram ninguém mais ninguém menos que aquele Flamengo extremamente dominante da fase de grupos e totalmente tomada por um bom ritmo após eliminar a CNB dos playoffs com um 3 a 0. Entre as opções disponíveis nos playoffs, o adversário para a finalíssima não podia ser pior, mas a história teve um final feliz para Maestro: superaram o rubro-negro taticamente em um 3 a 2 para garantir o primeiro título do treinador no Circuito ao lado da INTZ.

SÉRIE DE PROMOÇÃO 2020

Após o vice-campeonato contra o rubro-negro na Segunda Etapa de 2019, que devolveu o resultado aplicado pelos Intrépidos no split anterior, a INTZ recebeu micaO de volta em seu elenco e as coisas não saíram tão bem quanto planejadas. Apesar de protagonizar uma ótima jornada no ano anterior, o começo Intrépido para o ano de 2020 não foi nem de perto tão bem-sucedido quanto uma vez já havia sido.

Repetir o sucesso parecia ser quase que impossível naquele início de ano. Comandando um time formado por dez jogadores, Maestro e toda a equipe não conseguiu encontrar sucesso durante a fase de pontos e não mostrou jogos animadores, mantendo-se em sexto e sétimo lugar durante todo o circuito e amargurando a ida para a série de promoção.

Em uma série melhor de cinco contra os Golden Boys da Team oNe, Maestro moldou o quinteto Intrépido ainda formado por Tay, Shini, Envy, micaO e RedBert para superar a adversária em um 3 a 2 e colocar a INTZ de volta na elite do League of Legends brasileiro.

CBLOL 2020 - 2ª ETAPA

Por fim, mas não menos importante, tivemos a Segunda Etapa do CBLoL 2020, última grande conquista de Maestro com a INTZ. Chegando ao circuito desacreditados após o quase rebaixamento e o desempenho insatisfatório na Primeira Etapa, os Intrépidos chegaram ao segundo split quase como os underdogs da competição - e Maestro aproveitou o status para ajudar a equipe a crescer nas sombras.

Começando o campeonato de forma inconstante, alcançando vitórias aqui e sofrendo derrotas ali, por muito tempo da fase de pontos a INTZ manteve-se disputando com outras equipes o Top 4 da tabela, o que por si só já era uma grande conquista para a organização após as dificuldades do split anterior. Ao fim da fase regular, os Intrépidos mostraram que estavam mais vivos do que nunca e pegaram o segundo lugar para enfrentar a KaBuM nas semifinais.

Ficar no Top 4 já era uma grande conquista, mas não o suficiente. Jogo pegado contra aqueles que uma vez colocaram o nome da INTZ nos holofotes (Yang e Revolta) e um atropelo na última partida da série para fechar com um 3 a 2 contra a KaBuM para avançar para a grande final, onde novamente o clássico paiNTZ aconteceria. A preparação para a decisão que revelaria a representante brasileira no Worlds 2020 mostrou-se extremamente eficiente e em uma série sem muitas dificuldades, Maestro garantiu ao lado do quinteto sua ida ao mundial da China e também seu bicampeonato no CBLoL.

O FUTURO

A ida dos Intrépidos para a China não gerou muitos frutos para a equipe, que chegou em 2021 novamente em um baixo. Mais uma vez reformulada para a chegada das franquias ao Campeonato Brasileiro de League of Legends, os dois últimos splits não aconteceram da forma que Maestro gostaria. Sétimo lugar na Primeira Etapa e oitavo na segunda foram os resultados alcançados pela equipe.

Duas campanhas que não refletiram os anos anteriores da equipe e chegou a render até mesmo a seguinte colocação de Maestro em uma coletiva: “Não consigo reconhecer meu time”. A estranheza causada pela trajetória repleta de insucessos por parte da equipe no ano de 2021 resultaram na despedida do treinador, que após cinco anos conquistando bons resultados, superando fases ruins e erguendo a equipe parte para uma nova jornada.

A equipe que antes foi taxada pelo próprio treinador como irreconhecível, hoje fica ainda mais ao perder um dos principais nomes de sua comissão técnica ao longo dos últimos anos. Até o momento de publicação desta matéria, o destino de Maestro é desconhecido, mas o treinador anunciou em um tweet estar aberto para ofertas de todas as regiões.