<
>

NBA: Jamal Murray e Jokic brilham, Nuggets fazem história, eliminam os Clippers com virada épica e estão na final do Oeste

Uma virada histórica. Mais uma. O Denver Nuggets reverteu mais uma vez a desvantagem de 3 a 1 e ganhou a série semifinal do Oeste contra o Los Angeles Clippers por 4 a 3. Triunfo por 104 a 89.

Jamal Murray e Nikola Jokic foram os nomes do jogo 7, assim como foram durante toda a recuperação dos Nuggets na série. Com o resultado, classificação da equipe do Colorado para a final da Conferência Oeste da NBA.

O primeiro jogo da série contra o Los Angeles Lakers já é na sexta-feira (18).


Equilíbrio total

Desta vez o primeiro tempo não foi tão desequilibrado. Com Kawhi Leonard aparecendo pelos Clippers e Jamal Murray brilhando pelos Nuggets, a equipe de Los Angeles foi para o vestiário vencendo por dois pontos: 56 a 54.

E muita dessa desvantagem pequena dos Nuggets aconteceu por Murray. O armador canadense botou a "bola embaixo dos braços" e fez 25 pontos nos primeiros 24 minutos da partida.

Por outro lado, Kawhi Leonard foi mais uma efetivo em pontuar e armar a equipe, tendo 12 pontos e três assistências no primeiro tempo.


Nuggets, o time da virada?

Nikola Jokic. O pivô sérvio foi o nome do terceiro quarto. Brilhando na defesa e no ataque com lindos passes, o jogador chegou ao triplo-duplo ainda antes do último período. Esse dado fica ainda mais incrível, porque ele já tinha 15 rebotes nesta parte do jogo, o que o credenciou a ser o primeiro jogador da história da NBA com um triplo-duplo com 15 ou mais rebotes até o fim do terceiro período de uma partida.

E foi com ele que os Nuggets abriram vantagem na partida. 82 a 74 ao fim do terceiro período.

No último quarto, Jamal Murray esteve imparável. Os Nuggets abriram 15 pontos na metade do período e dali só sustentaram o placar para mais uma vitória incrível: 104 a 89.


Que virada, Nuggets!

A equipe se tornou a primeira da história da NBA a conseguir reverter dois 3 a 1 contra numa mesma temporada. Após vencer o Utah por 4 a 3 e, hoje, os Clippers pelo mesmo placar. Veja outros recordes da noite:

  • Jokic se tornou o 3º a ter um triplo-duplo de 20 rebotes ou mais num jogo de playoffs (Kevin Garnett e Tim Duncan)

  • Aos 23 anos e 205 dias, Jamal Murray é o segundo jogador mais jovem da história da NBA com um jogo 7 de 40 ou mais pontos (LeBron James fez 45 em 2008, aos 23 anos e 140 dias)

  • Aos 23 anos e quatro jogos com 40 ou mais pontos nestes playoffs, Murray só perde para Rick Barry (cinco jogos em 1967) neste quesito.

  • Os Clippers estão com ZERO vitórias e oito derrotas quando podem chegar às finais do Oeste na sua história.

Que passe, Jokic!

Estatísticas

Denver Nuggets

  • Jamal Murray: 40 pontos

  • Nikola Jokic: 16 pontos, 22 rebotes e 13 assistências

Los Angeles Clippers

  • Kawhi Leonard: 14 pontos e 6 rebotes