No cargo desde 2016, Pep Guardiola provavelmente já é o maior técnico da história do Manchester City. Afinal, em oito anos no clube, o espanhol já acumula 16 títulos, entre eles cinco edições da Premier League, uma Champions League e um Mundial de Clubes. Considerado um grande inovador, que montou timaços, como o multivencedor Barcelona de 2008 a 2012, ou até mesmo o Bayern de Munique, entre 2013 e 2016, ele não esconde de ninguém que tem os seus jogadores favoritos.
No City, seu "queridinho" é Nathan Aké. O defensor holandês mudou radicalmente a forma do time jogar nos últimos anos e hoje é peça-chave em uma equipe que conquistou quase todas as taças que disputou nas últimas temporadas.
Mas nem sempre foi assim. Contratado em 2020, por 40 milhões de euros, Aké era alvo de muita desconfiança, afinal, ele quase não teve oportunidades no Chelsea, onde iniciou a carreira, e fez parte do elenco que foi rebaixado com o Bournemouth, que encara o City, neste sábado (24), às 14h30, com transmissão pela ESPN no Star+. Na época, muita gente o procurou, mas sempre com um pé atrás. O Manchester United chegou a buscar informações sobre ele e o então técnico Ole Gunnar Solskjaer declarou que gostaria de contratá-lo logo após um jogo entre as equipes. Meses depois, o clube desistiu, assim como o Chelsea, que cogitou recomprar o defensor que era da sua base.
Até mesmo o City tinha dúvidas. Apesar de ter investido uma boa quantia no atleta, gostaria também de ter contratado Kalidou Koulibaly, na época jogador do Napoli, na mesma janela de transferências, como "um jogador de mais confiança". Isso sem contar que o favorito de Guardiola era Harry Maguire, que acabou indo para o maior rival pouco tempo antes.
Em seu primeiro ano no clube azul, o holandês quase deu razão aos críticos, afinal pouco jogava em um time que tinha Rúben Dias, Aymeric Laporte, John Stones e Nicolás Otamendi como seus principais zagueiros. Mas Aké tem na paciência e o foco no aprendizado duas grandes qualidades. Nos tempos de Bournemouth, muitos o consideravam "brilhante". Apontado como profissional modelo, ele era incrivelmente popular entre seus companheiros de equipe e nunca teve problemas físicos. Para ajudar na adaptação de companheiros à Inglaterra, ele aprendeu espanhol, e algum tempo depois, fez aulas de piano. Antes de se dedicar ao futebol, o defensor foi tenista e fontes acreditam que sua disciplina e preparação física e mental decorrem daí.
Ele soube esperar. Mas quando a chance apareceu, agarrou com unhas e dentes. Mesmo em uma posição onde não estava habituado. Se para jogar no Manchester City, Aké já teve que mudar seu estilo, visto que o time costuma ter o domínio da bola na maior parte do tempo, com muitos passes e até mesmo os defensores sendo utilizados nas armações de jogadas, tudo foi ainda mais estranho com a chance que recebeu, de atuar na lateral-esquerda. Com problemas no setor e insatisfeito com as atuações de João Cancelo, que estava atuando improvisado, Guardiola decidiu dar uma chance a Aké. E não se arrependeu.
O holandês rapidamente tomou conta da posição, com muito poder de marcação e também qualidade para apoiar o ataque. Seu "teste de fogo" foi em um jogo contra o Arsenal. E na época, foi bastante aprovado pelo treinador, que chegou a dizer que não dava para o City jogar bem sem a presença do holandês.
"Que temporada ele está jogando. Ele controlou um dos adversários mais difíceis da Premier League - Saka está passando por um momento incrível. Ele é muito bom em duelos na área, defendendo o poste mais distante, um bônus. Um cara excepcional e adorável. Na temporada passada, quando não estava jogando, nunca reclamou, sempre foi muito bom."
A conduta exemplar fora de campo, além das ótimas atuações conquistaram mesmo Guardiola, que nunca mais o tirou do time: "Esse tipo de jogador joga bem porque, quando não estava jogando, era sempre o mais generoso, o mais comprometido com o clube. Naquele período, estava se preparando, sem encontrar desculpas, sem reclamar de outras situações além da sua. Ele estava treinando para melhorar, para saber o que o time precisa, o que o técnico quer, o que ele pode fazer melhor", disse o treinador recentemente à Sky Sports.
Onde assistir Bournemouth x Manchester City?
Muito provavelmente escalado como titular, Aké terá nesse sábado (24) a chance da "lei do ex", já que o Manchester City visita o Bournemouth, a partir de 14h30 (de Brasília), com transmissão pela ESPN no Star+ e, se vencer, reduz para apenas um ponto a desvantagem em relação ao Liverpool, atual líder da Premier League.
