Internacional expõe 'velho problema' ao demitir Ramírez, e somente 3 técnicos em 27 nomes completaram a temporada no século

Miguel Ángel Ramirez não é mais o técnico do Internacional. O espanhol de 36 anos foi demitido do comando do Colorado nesta sexta-feira (11), após a derrota por 3 a 1 no Beira-Rio para o Vitória, que eliminou o clube gaúcho na terceira fase da Copa do Brasil após vencer o jogo de ida por 1 a 0. O técnico Osmar Loss assume de maneira interina.

Leia abaixo o comunicado do Internacional:

Miguel Ángel Ramírez não é mais técnico do Internacional. Também deixam o Clube o auxiliar técnico Martín Anselmi, o preparador físico Cristóbal Fuentes e o analista de desempenho Luis Piedrahita. O Inter agradece pelos serviços prestados e deseja sucesso na sequência de suas carreiras. Osmar Loss passa a comandar a equipe interinamente.

No século XXI, um velho problema vem assombrando o clube do Beira-Rio, que conquistou duas Conmebol Libertadores e um Mundial de Clubes no período.

Ao todo, foram 27 nomes que passaram pelo Colorado, e somente três deles conseguiram iniciar um ano e terminar a temporada sob o comando do clube gaúcho. Foram eles: Muricy Ramalho, em 2003 e 2005, Abel Braga, em 2006 e 2014, e Odair Hellmann, em 2018.

Vale lembrar que, em alguns trabalhos, o rompimento não veio por parte do clube, e sim do treinador, como foi o caso de Eduardo Coudet, em 2020, que pediu para deixar o Inter e rumou ao Celta de Vigo.

Além disso, outros nomes chegaram a completar um ano ou mais, porém, chegaram em um ano e deixaram o clube no seguinte, como foi o caso de Tite, entre 2008 e 2009.

Veja abaixo, por temporada, os treinadores que passaram pelo Internacional no século:

  • 2001 - Zé Mário, Cláudio Duarte e Carlos Alberto Parreira

  • 2002 - Ivo Wortmann, Guto Ferreira, Celso Roth e Cláudio Duarte (2ª passagem)

  • 2003 - Muricy Ramalho

  • 2004 - Lori Sandri, Joel Santana e Muricy Ramalho (2ª passagem)

  • 2005 - Muricy Ramalho

  • 2006 - Abel Braga

  • 2007 - Abel Braga, Alexandre Gallo e Abel Braga (2ª passagem)

  • 2008 - Abel Braga e Tite

  • 2009 - Tite e Mário Sérgio

  • 2010 - Jorge Fossati e Celso Roth (2ª passagem)

  • 2011 - Celso Roth, Paulo Roberto Falcão e Dorival Júnior

  • 2012 - Dorival Júnior e Fernandão

  • 2013 - Dunga e Clemer

  • 2014 - Abel Braga (3ª passagem)

  • 2015 - Diego Aguirre e Argel Fucks

  • 2016 - Argel Fucks, Paulo Roberto Falcão (2ª passagem), Celso Roth (3ª passagem) e Lisca

  • 2017 - Antônio Carlos Zago, Guto Ferreira (2ª passagem) e Odair Hellmann

  • 2018 - Odair Hellmann

  • 2019 - Odair Hellman e Zé Ricardo

  • 2020 - Eduardo Coudet e Abel Braga (4ª passagem)

  • 2021 - Miguel Ángel Ramírez (assumiu em março e deixou o clube em junho)

Ramírez teve 10 vitórias, 4 empates e 7 derrotas em apenas 21 jogos no comando do time colorado. Ele chegou ao clube no começo de março e foi demitido menos de 100 dias depois.