<
>

Globo reafirma não ter direitos sobre jogos do Flamengo e diz que clube também não poderá mostrá-los

play
Maracanã vazio, máscaras e Flamengo vencendo bem: veja as melhores imagens da volta do Carioca (1:36)

Rubro-Negro venceu com gols de Arrascaeta, Bruno Henrique e Pedro Rocha (1:36)

A TV Globo voltou a se pronunciar sobre a transmissão das partidas do Campeonato Carioca, em especial as do Flamengo. O rubro-negro reabriu o estadual nesta quinta-feira à noite, sem torcida no Maracanã, com vitória por 3 a 0 sobre o Bangu, pela quarta rodada da Taça Rio.

Em comunicado lido durante a programação do SporTV, a Globo comentou a Medida Provisória emitida pelo Governo Federal, que permite que o clube mandante seja o dono dos direitos da partida.

Para a Globo, a determinação não altera o contrato vigente do Carioca. Isso significa que a emissora seguirá sem transmitir partidas do Flamengo, ao mesmo tempo que garante que o clube, mesmo apoiado pela MP, também não pode mostrar seus jogos em casa.

"A Globo esclarece que o Campeonato Carioca foi cedido na vigência da lei que exigia concordância de ambos os clubes participantes do jogo apra transmissão. A nova MP, ainda que seja aprovada pelo Congresso Nacional, não altera essa sessão já atualizada, que é um negócio jurídico perfeito e garantido pela Constituição Federal", diz a nota da TV carioca.

"A Globo não detém os direitos sobre os jogos do Flamengo e por isso não irá transmiti-los. Da mesma forma, o Flamengo não poderá transmitir qualquer um de seus jogos, ainda que seja mandante, porque a Globo é detentora dos direitos dos demais clubes participantes do Campeonato Carioca", esclareceu.

"Ainda que a Globo tivesse os direitos de transmissão do jogo de hoje, não haveria tempo hábil para planejar a segurança das equipes que realizam a transmissão, além do que não está claro que o protocolo proposto pela Ferj é, de fato, seguro", concluiu a emissora.

A rodada do Carioca segue nesta sexta-feira, com a partida entre Portuguesa e Boavista, no Luso-Brasileiro. O próximo grande a ir a campo é o Vasco, que recebe o Macaé, domingo, às 16h, em São Januário.

Botafogo e Fluminense jogam na segunda-feira, contra Cabofriense e Volta Redonda, respectivamente, mas existe a chance de as partidas não acontecerem. Os clubes entraram com uma ação no TJD-RJ, que manteve a programação do Carioca, e agora estudam ingressar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para jogarem somente em julho.