<
>

Questão de pontaria: como Rodrygo já chegou a cinco gols em só seis jogos no Real Madrid e Vinicius Jr. precisou de 41

Rodrygo anotou um hat-trick na goleada por 6 a 0 contra o Galatasaray na última quarta-feira e chegou a cinco gols em apenas seis jogos pelo Real Madrid. A boa atuação do jovem atacante voltou a despertar as comparações com outra joia merengue: Vinicius Jr.

Enquanto o ex-santista precisou de seis partidas para chegar à marca de cinco gols, Vinicius Jr. soma a mesma quantidade de bolas na rede, mas em 41 exibições oficiais pelo time madrilenho.

A disperidade no número é evidente. Rodrygo tem média de 0,83 gol por jogo contra 0,12 do compatriota, que nem sequer foi relacionado para o último compromisso na Champions League.

Um fator importante pode ser suficiente para explicar como Rodrygo igualou Vinicius Jr. com tão menos jogos: a pontaria.

Considerando os jogos oficiais pelo time principal, Rodrygo conta com 11 finalizações - sendo seis certas. O índice de acerto do "Rayo" é de 54%, e 45% de suas finalizações terminaram em gol.

No caso de Vinicius Jr., em 41 jogos foram 102 finalizações - quase dez vezes mais do que o companheiro. A pontaria, no entanto, resume a diferença nos números: somente 35% foram na direção da meta e só 5% acabaram em bola na rede.

Vale lembrar que a deficiência de Vinicius Jr. nas finalizações já foi discussão na Espanha. Recentemente, Joaquín Sánchez, ídolo do Betis, chegou a ser flagrado ironizando o brasileiro em uma tentativa de arremate dentro da área.

Seja como for, os números refletem nas oportunidades em campo. Rodrygo foi titular nos últimos quatro jogos do Real Madrid, enquanto Vinicius só teve a chance de começar jogando uma vez nos últimos oito jogos que foi relacionado.

O Real Madrid volta a campo no sábado (9) contra o Eibar pelo Campeonato Espanhol.