<
>

NBA: Vince Carter anuncia 'estranha' aposentadoria depois de 22 anos na liga

Vince Carter anunciou a aposentadoria após 22 anos de NBA.

Carter, 43 anos, revelou o "adeus" ao basquete profissional através do podcast "The Winging It With Vince Carter", do site “The Ringer”, dizendo que está "oficialmente encerrando a carreira".

O norte-americano já tinha feito um 'aviso prévio', quando assinou um contrato de um ano com o Atlanta Hawks, deixando claro que esta seria sua última temporada na NBA.

O atleta eleito oito vezes ‘All-Star’ da liga não havia abordado seu status de jogador desde que a temporada da NBA foi suspensa em 11 de março por conta da pandemia de coronavírus.

A NBA anunciou no início deste mês que retomaria a temporada com 22 equipes no Walt Disney World em julho. Mas os Hawks, que têm apenas 20 vitórias e 47 derrotas, possuem a quarta pior campanha da liga e estão entre as oito equipes não incluídas no reinício das atividades.

Carter reconheceu no podcast, publicado nesta quinta-feira (25), que o final abrupto foi "difícil", mas enfatizou que está em paz com a decisão de se aposentar, especialmente no contexto da pandemia.

"Se houve alguma decepção por causa da temporada - nada disso - foi mais fácil deixar de lado e lidar com isso dessa maneira", disse Carter. "É algo maior que a minha carreira. É lamentável, mas com o coronavírus tirando a vida das pessoas rapidamente, esse é o quadro geral em minha mente.”

"Então pude deixar de lado o final estranho - a interrupção abrupta do jogo - para um quadro mais amplo."

Carter é o 19º jogador no ranking de pontuação da NBA e foi eleito o “Novato no Ano” em 1999. Ele teve uma média de 16,7 pontos por partida e jogou em oito equipes diferentes, com destaque por suas passagens pelos Raptors e Nets.

Considerado um dos maiores “dunkers”, ou seja, jogadores capazes de enterrar a bola, da história do basquete, Carter venceu o “Slam Dunk Contest” no All-Star Weekend de 2000. Ele também fez história na NBA no início deste ano, quando se tornou o primeiro jogador a aparecer em um jogo em quatro décadas diferentes.