<
>

O ano de Antetokounmpo? Do MVP ao melhor defensor, os prêmios da temporada da NBA

A temporada 2018-19 da NBA terminou com o título do Toronto Raptors, mas só nesta segunda-feira, 24 de junho, a liga irá entregar seus prêmios.

Durante o NBA Awards, descobriremos o MVP, o melhor defensor, calouro, reserva, treinador e, claro, o jogador que mais evoluiu. Lembrando que a premiação é feita de acordo com a temporada regular, logo, não leva em conta o que aconteceu durante os playoffs.

Por isso, convocamos todos os especialistas na bola laranja do ESPN.com.br, narradores e comentaristas da ESPN, e fizemos uma eleição interna para definirmos os melhores da temporada.

Confira quem são nossos eleitos:

MVP:
GIANNIS ANTETOKOUNMPO (BUCKS)

Os prêmios da NBA são entregues por aquilo que os jogadores fizeram durante a temporada regular, e o grego de 24 anos liderou os Bucks à melhor campanha de toda a liga - foram 60 vitórias e 22 derrotas.

A disputa com James Harden pelo prêmio de MVP foi uma das mais intensas dos últimos, mas o alto nível de Antetokounmpo no ataque e na defesa deve dar a vantagem para o grego - além do fator "novidade", que a liga tanto gosta de valorizar.

Médias na temporada: 27.7 pontos, 12.5 rebotes e 5.9 assistências

Os votos: Antetokounmpo 58,3%; James Harden (Rockets) 41,7%


CALOURO DO ANO:
LUKA DONCIC (MAVERICKS)

O esloveno que completou 20 anos em fevereiro de 2019 foi uma das grandes histórias da temporada da NBA.

Doncic encantou os fãs do basquete com seus step-backs e sua maturidade - apesar da pouca idade. Os Mavericks não tiveram grande ano, o que já era esperado, mas a parceria do jovem com o recém-chegado Kristaps Porzingis deve ser uma das principais atrações da liga nos próximos anos.

Médias na temporada: 21.2 pontos, 7.8 rebotes e 6.0 assistências

Os votos: Doncic 77,8%, Trae Young (Hawks)22,2%


JOGADOR DEFENSIVO DO ANO:
GIANNIS ANTETOKOUNMPO (BUCKS)

Um dos motivos para Antetoounmpo ser o MVP? Sua defesa.

Giannis é um dos poucos jogadores da liga que conseguem marcar adversários de todas as posições - armadores, alas e pivôs. O grego teve grande impacto defensivo nos Bucks e pode se tornar o 3º na história a ser eleito MVP e Melhor Defensor na mesma temporada - Michael Jordan (87-88) e Hakeem Olajuwon (93-94) são os outros. Lembrando, claro, que a premiação para defensores começou a ser entregue em 1982–83.

Médias na temporada: 27.7 pontos, 12.5 rebotes, 5.9 assistências, 1.5 tocos e 1.3 roubos de bola

Os votos: Antetokounmpo 50%, Paul George (Thunder) 25%, Rudy Gobert (Jazz) 25%


JOGADOR QUE MAIS EVOLUIU:
PASKAL SIAKAM (RAPTORS)

O único invicto na enquete do ESPN.com.br foi Pascal Siakam.

Além de ser chave no time dos Raptors que venceu o título em 2019, o camaronês evoluiu seus números de forma considerável: de 7.3 pontos e 4.5 rebotes em 2017-18 para 16.9 e 6.9 - além, claro, de ter sido titular 79 vezes, contra apenas cinco na temporada anterior.

Médias na temporada: 16.9 pontos, 6.9 rebotes e 3.1 assistências

Os votos: Siakam 100%


SEXTO HOMEM DO ANO:
LOU WILLIAMS (CLIPPERS)

O armador do LA Clippers é um dos melhores reservas da história da NBA.

Apesar de ter sido titular só uma vez na temporada - e jogar 26.6 minutos por partida - Williams superou a média de 20 pontos pela 2ª temporada consecutiva. Se vencer o prêmio em 2018-19, assim como aconteceu no ano anterior, ele irá se igualar a Jamal Crawford como os únicos da história a erguerem o troféu três vezes.

Médias na temporada: 20.0 pontos, 3.0 rebotes e 5.4 assistências

Os votos: Lou Williams 75%, Montrezl Harrell (Clippers) 16,7%, Domantas Sabonis (Pacers) 8,3%


MELHOR TREINADOR DO ANO:
MIKE BUDENHOLZER (BUCKS)

Foi o primeiro ano de Budenholzer no comando dos Bucks. E que grande ano...

As 60 vitórias estabeleceram a maior marca da NBA na temporada. Foram 16 vitórias a mais do que no ano anterior, quando Milwaukee foi 7º na Conferência Leste. Tudo isso, claro, graças ao trabalho do treinador e do grupo liderado por Giannis Antetokounmpo.

Os votos: Mike Budenholzer 83,33%, Michael Malone (Nuggets) 8,33%, Doc Rivers (Clippers) 8,33%