<
>

UFC: Borrachinha e Vettori vão lutar? Em que peso? Qual foi o problema? Veja o que sabemos

Borrachinha e Vettori devem se enfrentar no UFC deste sábado, mas uma enorme confusão se iniciou por conta da balança


Uma enorme confusão se formou no UFC nesta quarta-feira. Três dias antes de enfrentar Marvin Vettori, Paulo Borrachinha revelou que está 12 kgs acima do limite combinado e que não vai mais bater o peso da categoria. Mas, afinal, o que aconteceu? Os dois vão mesmo se enfrentar neste sábado? E qual será o número mostrado pela balança no dia anterior?

Várias perguntas ficaram no ar sem respostas 100% precisas. O ESPN.com.br as reuniu para tentar respondê-las com as melhores informações que temos até o momento.

O que aconteceu?

Todo o problema foi revelado durante o "Media Day" desta quarta-feira. Vettori foi o primeiro a ventilar a informação de que o rival estaria muito acima do peso.

"Ele tem problemas com peso, parece. Nada é oficial. Apenas sei que ele está muito acima do peso. Teremos que achar uma solução", disse o italiano.

Pouco depois, o próprio Borrachinha admitiu que está acima do peso, com 96kg (211 libras) a dois dias da pesagem oficial e não chegaria mais ao limite dos médios (84,5kg - 186 libras - em lutas que não valem cinturão).

"Acho que essa luta vai acontecer, talvez podemos fazer pesado casado de 90kg, poderia ser mais empolgante aos fãs, acho que com os dois mais pesados o nocaute vem mais fácil", disse o brasileiro.

Por que Borrachinha não vai bater o peso?

Esta é uma resposta que não está 100% clara. Borrachinha chegou aos Estados Unidos nesta terça-feira. Na versão dele, o UFC achou que ele estava muito acima do limite de peso estabelecido para a categoria dos médios e sugeriu que a luta acontecesse em um peso combinado. A partir desse momento, ele entendeu que não deveria mais chegar aos 84,5kg.

"Eu nunca pensei que eu não fosse bater o peso. Na verdade, eu nunca deixei de bater o peso. Inclusive lutei pelo título, sem tolerância. Eu bato esse peso, isso não é um grande problema para mim. Não sei exatamente o que aconteceu, só sei o que chegou para mim. Mas, quando eu cheguei, o UFC achou que eu estava um pouco pesado demais e resolveu ver com a equipe do Marvin se eles gostariam de fazer um peso combinado", disse Paulo.

"O que me falaram foi que eu não precisava mais (bater 84,5kg)", completou.

A explicação tem certo sentido. Pelas recomendações da Comissão Atlética de Nevada, nenhum lutador deve perder mais de 8% de seu peso na semana da luta. Considerando 185 libras, Borrachinha não poderia perder mais de 15 libras (6,8kg) - e chegou em Las Vegas com pelo menos 26 libras (11,8kg) a mais que o peso que precisava bater.

Borrachinha e Vettori vão lutar? E em que peso?

Essa é outra pergunta sem uma resposta definitiva. Mas os dois, de fato, aceitaram se enfrentar no sábado com um peso combinado de 195 libras (88,5kg). O acordo foi feito de uma maneira surreal, em entrevista à ESPN.

"Que peso? Em que peso você quer lutar? 195, 205 ou você está com medo de lutar com um cara mais pesado?", perguntou Borrachinha ao rival em determinado momento da entrevista.

"Você pode bater 195? Escute, a última coisa que quero é que essa luta seja cancelada", respondeu Vettori.

"Sim, 195 está bom! Vamos fazer 195! Isso dá 90 kgs? Eu não sei!", replicou o brasileiro.

"195 é tipo 89 ou um pouco menos. 88 provavelmente", fechou o italiano - nota da redação: 195 libras é o equivalente a cerca de 88,5 kgs.

Isso, porém, não faz com que a luta esteja garantida. As negociações devem seguir pelas próximas horas para que o acordo seja oficializado, aprovado pela Comissão Atlética de Nevada, assinado pelos lutadores e anunciado pelo UFC.

Borrachinha vai ser multado?

Essa é parte importante do acordo que precisa ser fechado. Em teoria, o contrato entre os dois será alterado para 195 libras, e o brasileiro só perderia parte de sua bolsa se não bater esse peso (e não as 185 libras originais). Isso porque o acordo deve ser costurado pela própria Comissão Atlética.

Borrachinha já deixou bem claro que não está muito disposto a aceitar uma multa.

Por outro lado, é bem provável que Vettori só aceite mesmo as condições se receber a mais do que estava combinado. Esse acordo, porém, poderia ser feito com o UFC sem afetar a bolsa de Borrachinha.