Rival do Palmeiras, Bolívar tem plano ousado e conta com executivo de gigante do comércio eletrônico para surpreender

Os times bolivianos sempre assustam pela altitude, mas historicamente não alcançam grandes objetivos esportivos nas competições da Conmebol. Desta vez, no entanto, algo diferente parece estar acontecendo em La Paz. O Bolívar está de volta às oitavas de final da CONMEBOL Libertadores depois de dez anos. E isso não é por acaso.

O resultado precisa ser analisado dentro do contexto do ‘Plano Centenário’, lançado em 2021 e que prevê a chegada a uma final de Libertadores ou à conquista da Sul-Americana até 2025, quando a fundação do clube completará 100 anos.

O resultado esportivo é um dos pontos importantes do projeto, mas não é um sonho isolado. Longe disso. Ele vem junto com um forte investimento em infraestrutura e tem como intenção dar independência à entidade.

O nome por trás deste movimento é o atual dono do clube, o empresário Marcelo Claure – um executivo boliviano que mora em Miami, nos Estados Unidos, e que desenvolveu várias startups em diversos segmentos econômicos com muito sucesso.

Recentemente, ele esteve no Brasil para tratar com o ministro da Economia, Fernando Hadad, sobre a criação de várias fábricas da empresa chinesa Shein, uma gigante do comércio eletrônico, da qual ele é representante. Claure criou a empresa que gere o Bolívar em 2008 e seu contrato com o clube se encerra em 2028. Torcedor fanático do clube, ele pretende abrir o capital após este período para que os sócios possam administrar o time em condições de fazê-lo andar com as próprias pernas.

O ‘Plano Centenário’ já entregou algumas de suas promessas. A criação de um centro de formação de atletas em Santa Cruz de La Sierra foi a primeira delas. Neste projeto, o Bolívar estabeleceu uma relação inédita de parceria com o Grupo City, que entra com sua expertise técnica no desenvolvimento de jogadores. Claure é sócio do City no Girona, clube da primeira divisão espanhola, o que facilitou o contato.

O segundo passo foi dado há um mês com a inauguração de um centro de treinamentos em La Paz. O time já treinava lá desde o ano passado, mas só agora a obra ficou completa. Na inauguração, Claure participou como goleiro de um jogo entre ex-atletas e sócios, usando a camisa 52, sua idade. Ele gosta tanto da brincadeira que está inscrito no elenco do clube na Federação Boliviana.

Há ainda o projeto da construção de um novo estádio no terreno do antigo campo no bairro popular de Tembladerani, em La Paz. O espaço é pequeno, mas a direção do clube quer manter a identidade da equipe e ajudar a desenvolver a região. O projeto arquitetônico, apresentado há cinco meses, tem assinatura da mesma empresa que desenhou a reforma do Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid.

É este Bolívar revigorado, cujos prazos para alcançar melhores resultados internacionais vão se esgotando, que chega ao Allianz Parque com a vantagem do empate contra o Palmeiras, nesta quinta-feira (29), para terminar a fase de grupos no primeiro lugar. Eles sabem que a tarefa é muito difícil, mas jogam sem responsabilidade pois já garantiram uma também inesperada vaga nas oitavas. E seguem sonhando alto.

Palmeiras e Bolívar se enfrentam nesta quinta-feira, às 21h (Brasília), com transmissão pela ESPN no Star+.