<
>

Brasileirão: TST dá parecer favorável à CBF, derruba liminar e confirma jogo entre Palmeiras e Flamengo

A partida entre Palmeiras e Flamengo vai, sim, acontecer!

Minutos antes do horário marcado para o início do jogo, no Allianz Parque, em São Paulo, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) deu parecer favorável à CBF.

Assim, a entidade máxima do futebol brasileiro conseguiu derrubar a liminar obtida no sábado, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Rio de Janeiro, que suspendia o jogo válido pelo Campeonato Brasileiro.

A decisão foi tomada pelo vice-presidente do TST, o ministro Vieira de Mello Filho. Segundo ele, o TRT do Rio "excedeu os limites da competência territorial, pois não poderia determinar a suspensão de partida de futebol em outro estado da federação".

O órgão estadual do Rio de Janeiro havia acatado o pedido de suspensão feito pelo Sindiclubes (Sindicato do Empregados em Clubes, Estabelecimentos de Cultura Física, Desportos e Similares). A liminar do TRT foi obtida no sábado e acabou derrubada apenas minutos antes do jogo, que atrasou por conta da demora do Flamengo em entrar em campo.

O clube carioca está com um surto de COVID-19 entre elenco, comissão técnica e dirigentes e tentou o adiamento do jogo tanto na CBF quanto no STJD, mas ambas as entidades rejeitaram o pedido. O Palmeiras, adversário em campo, também se mostrou incomodado com a postura nos bastidores.

Após a confirmação de mais três jogadores infectados na noite da última sexta-feira (subindo para 19 o número de atletas com coronavírus), o Flamengo entrou novamente com pedido de reconsideração na justiça desportiva.

Agora, a partida acontece normalmente em São Paulo. Havia o risco de paralisação do Brasileiro, em caso de não realização do jogo. A diretoria do Palmeiras defendia a tese nos bastidores. Outros clubes, como Goiás e o Corinthians, na figura do presidente Andrés Sanchez, também foram contrários ao Flamengo.

Os clubes, mesmo com o risco de não atuarem, cumpriram a programação normalmente. O Palmeiras foi ao estádio mais cedo, realizou o aquecimento como de costume no campo, ao lado da equipe de arbitragem. O Flamengo deixou o hotel mais tarde e chegou ao Allianz 20 minutos antes do horário marcado para o início da partida.