<
>

Acusado de racismo por Neymar, Álvaro González já foi campeão pela Espanha e enfrentou brasileiro 6 vezes

Álvaro González foi um dos nomes mais mencionados no futebol mundial no domingo, depois que Neymar o acusou de racismo durante a derrota do Paris Saint-Germain para o Olympique de Marselha por 1 a 0. O atleta espanhol negou. O brasileiro acabou expulso após ter acertado um leve soco na cabeça do adversário nos acréscimos da partida, o que foi flagrado pelo VAR.

Mas quem é Álvaro González?

Formado no Racing Santander, o zagueiro espanhol foi ao Zaragoza no meio de 2012 e permaneceu no clube até chegar ao Espanyol em 2014, em uma transferência de 1,1 milhão de euros. Titular absoluto, ele ficou no time catalão por dois anos, antes de ser vendido por 4 milhões de euros ao Villarreal.

González ganhou a titularidade ao longo de sua primeira temporada no Submarino Amarelo e a manteve até ser emprestado ao Olympique de Marselha na campanha passada.

Em sua primeira experiência fora da Espanha, o atleta seguiu entre os 11 iniciais e ficou em definitivo, em um negócio de 4 milhões de euros – todos os valores mencionados são do site Transfermarkt.

A partida contra o PSG foi a sua primeira na temporada 2019-20, já que ele testou positivo para coronavírus, ficando de fora da vitória de sua equipe sobre o Brest por 3 a 2, em 30 de agosto.

Pela Espanha, o zagueiro, hoje com 30 anos, foi campeão europeu sub-21 em 2013, tendo atuado em uma das cinco partidas da competição. Ele nunca esteve na seleção principal.

Ao longo de sua carreira, González enfrentou Neymar em seis oportunidades, e o retrospecto é favorável ao brasileiro, que perdeu para o adversário pela primeira vez neste fim de semana. Até então, eram três vitórias do atacante e dois empates.

Neymar fez dois gols nos confrontos: na vitória do Barcelona sobre o Espanyol por 2 a 0 em abril de 2015 e no triunfo por 4 a 1 diante do Villarreal em maio de 2017. No quesito cartão amarelo, foram cinco para o espanhol e dois para o brasileiro.

Veja a lista de jogos entre Neymar e Álvaro González:

  • Barcelona 5 x 1 Espanyol - Campeonato Espanhol (2014)

  • Espanyol 0 x 2 Barcelona - Campeonato Espanhol (2015)

  • Espanyol 0 x 0 Barcelona - Campeonato Espanhol (2016)

  • Villarreal 1 x 1 Barcelona - Campeonato Espanhol (2017)

  • Barcelona 4 x 1 Villarreal - Campeonato Espanhol (2017)

  • PSG 0 x 1 Olympique de Marselha - Campeonato Francês (2020)