<
>

Corinthians estreia camisa inspirada em Senna contra o Flamengo; relembre outras homenagens

O Corinthians estreia, nesta sexta-feira, às 21h, contra o Flamengo, seu novo terceiro uniforme, em homenagem a Ayrton Senna. A camisa, porém, não é a primeira que tem uma explicação por trás das cores ou design: o clube também já fez alusões a sua torcida, ao terrão e até mesmo ao concreto em modelos alternativos. Relembre:

Em 2008, depois do rebaixamento à segunda divisão do Campeonato Brasileiro, o primeiro exemplo de uniforme “diferente” do Corinthians: uma camisa roxa em homenagem ao corintiano, “torcedor roxo”.

Também em 2008, agora para comemorar o retorno à Série A, o clube mais uma vez homenageou seus torcedores, desta vez, de forma mais direta: a camisa da partida que marcou a volta à elite teve 400 fotos 3 x 4 de fãs que pagaram R$ 1 mil pelo espaço.

Em 2009 e 2010, o Corinthians seguiu com camisas roxas, tentando repetir o sucesso da homenagem ao “torcedor roxo”. Os modelos, contudo, não emplacaram.

Em 2011, o clube, enfim, abandonou o roxo e fez outra homenagem. Na verdade, duas: na cor, vinho, lembrança ao time do Torino que morreu em tragédia em 1949; e na estampa de São Jorge, em honraria ao santo-padroeiro da equipe.

Em 2012, a homenagem do Corinthians foi a São Paulo. O desenho estilizado do mapa foi o fundo da camisa, que também tinha a cor cinza – segundo a empresa fornecedora de material esportivo, pelo concreto dos prédios paulistas.

Em 2013 e 2014, as camisas alternativas do Corinthians tiveram a ver com a seleção brasileira. Primeiro, um uniforme azul, para lembrar quando o clube representou o país em um amistoso em 1965; depois, a equipe foi mais uma a ganhar modelo amarelo, seguindo estratégia de sua fornecedora, que fez camisas do tipo para vários clubes no embalo da Copa do Mundo.

Já em 2015, o Corinthians teve uniforme todo laranja. A explicação por trás era o “terrão”, como era conhecido o local onde os jogadores da categoria de base do clube treinaram por muito tempo.