<
>

NFL: Quem são os 10 melhores running backs da temporada 2020?

play
Enganou até a câmera: conheça a nova 'invenção' de Patrick Mahomes (0:05)

O astro do Kansas City Chiefs continua dando o que falar (0:05)

Para projetar a temporada 2020 da NFL, pedimos a mais de 50 executivos, treinadores, olheiros e jogadores da liga que nos ajudassem a montar um top 10 de jogadores de 11 posições diferentes (desculpe, special teams). Os resultados podem te surpreender. Eles me surpreenderam.

Funcionou assim: foram escolhidos de 10 a 15 jogadores em uma posição específica e, em seguida, juntamos os resultados e classificamos os candidatos com base no número de votos top 10, média, entrevistas e pesquisas.

O objetivo é identificar os melhores jogadores da atualidade. Não estamos projetando o futuro. Quem é o melhor hoje? Bem simples.


A juventude importa mais para um running back (RB) do que para qualquer outra posição. Oito dos RBs principais do jogo têm 24 anos ou menos, abrindo caminho para um grande contrato.

Os melhores RBs podem ser separados em camadas, cada uma das quais inclui argumentos incrivelmente próximos para quem é melhor. Os três principais jogadores - Saquon Barkley, Christian McCaffrey e Ezekiel Elliott – trocaram as posições 1, 2 e 3 durante o processo.

O nível seguinte apresentou um embate entre Alvin Kamara e Derrick Henry, que foi interessante por seus estilos diferentes. Na parte de trás, um RB mais velho tenta cavar seu lugar entre os mais explosivos.


1. Saquon Barkley | New York Giants

Idade: 23 | Maior ranking: 1 | Menor ranking: 6

Um treinador ofensivo adversário estava na linha lateral na última temporada, mexendo em seu tablet, quando ele olhou para o campo por alguns segundos. Saquon Barkley estava prestes a entrar, e "ele é um jogador que você precisa vislumbrar", disse.

"Ele pode fazer pontos de qualquer lugar do campo, e você sente isso", disse um executivo da Conferência Nacional (NFC). "Isso é raro. Pode produzir mais grandes jogadas do que qualquer um.”

A fraca linha ofensiva dos Giants deve ser considerada na discussão de Barkley, segundo vários avaliadores. O elenco ao redor dele era ruim, e a entorse em um dos tornozelos não ajudou. Sua produção ainda não atingiu números astronômicos - um período de dois jogos no meio da temporada de 29 jardas em 27 tentativas foi alarmante -, mas a explosão no terceiro ano parece inevitável.

"Capacidade de corte, visão, poder de contato - ele tem tudo", disse um executivo da Conferência Americana (AFC). "Não há nada que ele não faça.”

2. Christian McCaffrey | Carolina Panthers

Idade: 24 | Maior ranking: 1 | Menor ranking: 4

O fato de McCaffrey estar em segundo lugar é um problema para muitos treinadores. "Ele é um dos melhores jogadores da liga, quem dirá entre os RBs", disse um coordenador.

Ele tem razão. Tornar-se o terceiro RB a conseguir 1.000 jardas correndo e recebendo na temporada é uma prova disso. Esse tipo de produção compensa, pois rendeu a McCaffrey uma extensão de quatro anos e US$ 64 milhões nesta temporada.

Apenas Lamar Jackson tinha mais jardas antes do primeiro contrato do que as 901 de McCaffrey. Sua capacidade de receber passes o manterá relevante por um longo tempo.

"Ele pode proteger o QB, correr com a bola, se alinhar como recebedor, jogar no slot em tempo integral, tem bons pés e é muito rápido", disse o coordenador.

Mas alguns tiveram problemas para colocar McCaffrey no topo desta lista. Ele recebeu muitos votos de segundo e terceiro. "Não é tão resistente quanto Saquon", disse um executivo da AFC. "Não é a mesma combinação de velocidade e potência. Isso afeta um pouco, mesmo que ambos sejam ótimos.”

play
0:21

NFL: Jogador dos Seahawks que não tem uma das mãos vence duelo de 'pedra, papel e tesoura' de forma hilária e tira sarro nas redes sociais

'Todo mundo sabia que era papel', brincou Shaquem Griffin no Twitter

3. Ezekiel Elliott | Dallas Cowboys

Idade: 24 | Maior ranking: 1 | Menor ranking: 11

Elliott obteve vários votos de primeiro lugar por ser talvez o melhor corredor puro da liga. Desde suas corridas passando por cima de todo mundo até aquelas que mostram pura velocidade, alguns preferem montar uma equipe ao seu redor mais do que qualquer outro. "Provavelmente as melhores características naturais - velocidade, potência, equilíbrio", disse um avaliador da NFL.

O corpo de trabalho de Elliott - incluindo 5.405 jardas e 40 touchdowns desde que entrou na liga em 2016 - lhe rendeu grandes salários. Ele assinou uma extensão de seis anos e US$ 90 milhões em setembro do ano passado.

Mas durante um training camp para garantir esse acordo, Elliott pareceu ter perdido parte de sua explosão e condicionamento no ano passado, observaram vários avaliadores. Ele produziu quatro corridas de mais de 20 jardas em 301 tentativas (média de uma para 75,25 tentativas), de longe a pior marca entre os cinco primeiros, e isso fica pior ainda quando lembramos que Dallas tem uma linha ofensiva excelente.

"Poucas corridas longas", disse um técnico ofensivo da NFL que o votou fora do top 10. "Parece que ele é apenas 60 a 70% do que era."

Sua produção de recepções caiu 26%, de 579 para 420 jardas ano a ano. Um coordenador disse que Elliott é útil como recebedor de passes, mas não costuma correr rotas no campo aberto.

Nenhum destes fatores impediu o resultado final: o fato de Elliott estar muito perto de conquistar uma vaga em primeiro ou segundo. E não há como se preocupar agora. Elliott estará pronto para o training camp, preparado para capitalizar em cima das críticas.

4. Alvin Kamara | New Orleans Saints

Idade: 24 | Maior ranking: 2 | Menor ranking: 9

Kamara consegue vencer uma disputa apertada com Henry, já que ambos ficaram empatados durante a maior parte deste processo. Kamara é como Barkley, pois a produção não foi excelente no ano passado, mas a capacidade é óbvia - a ponto de vários eleitores terem colocado Kamara em segundo lugar, acima de McCaffrey.

O total de touchdowns de Kamara caiu de 18 para seis, mas ele se lesionou.

"Você pode fazer qualquer tipo de jogada com o Kamara no campo", disse um executivo da NFC. "Ele pode te fazer errar o tackle, mas também passar por cima de você."

Os avaliadores elogiam seu equilíbrio após o contato, e ele é rápido o suficiente para obter 3,01 jardas por tentativa antes de ser atingido, somente atrás de McCaffrey nesta lista.

"Ele reboca as pessoas", disse um coordenador. "Toda vez que ele é atingido, ele gira. Combine isso com rotas bem escolhidas e as equipes não terão alguém para marcá-lo.”

5. Derrick Henry | Tennessee Titans

Idade: 26 | Maior ranking: 1 | Menor ranking: 9

Talvez o corredor mais temido de toda a liga.

"Ele é tão duro de enfrentar em quatro quartos", disse um antigo treinador defensivo da NFL. “Ele cansa todo mundo e toma conta dos jogos.”

Henry caiu para o quinto lugar nesta lista, mas para muitos avaliadores que preferem um verdadeiro 'cavalo' na posição de RB, ele deveria estar acima na lista. Henry liderou a NFL em tentativas de corrida (106) e jardas (572) contra defesas com oito ou mais jogadores no box. O mais próximo foi Adrian Peterson, com 324 jardas.

"Pessoalmente, prefiro ver corridas para frente e controle de relógio, enquanto minha defesa descansa", disse um executivo da NFC. "O cara de Tennessee faz isso melhor do que ninguém."

Henry caiu em muitas votações por causa de suas insignificantes 57 recepções e 578 jardas em seus quatro anos de carreira, mas Tennessee também não lhe deu a chance de receber muitos passes.

play
0:19

Aos 42 anos e usando calça e suéter, Chad Ochocinco, ex-NFL, chega a incríveis 35 km/h na esteira

Ex-wide receiver impressionou e compartilhou vídeo nas redes sociais

6. Dalvin Cook | Minnesota Vikings

Idade: 24 | Maior ranking: 1 | Menor ranking: 8

Cook joga em um esquema de zona que tem apresentado muitos resultados produtivos ao longo dos anos, mas não se engane, ele poderia prosperar em qualquer lugar.

"Droga, Cook é bom", disse um executivo da NFC que votou em Cook como o melhor da liga. "O contato não o incomoda. Você precisa derrubá-lo. Ele seria melhor que Zeke em Dallas."

Cook tem um ponto negativo, no entanto, perdendo 19 jogos em três temporadas. Mas ele ainda terminou entre os nove primeiros entre RBs em carregadas, recepções, toques, jardas de scrimmage e touchdowns, apesar de perder dois jogos completos e partes de outros. Cook teve 15 carregadas dentro da linha de 5 jardas e fez touchdown (TD) em 11 de 14 jogos.

“O que mais assusta é quando ele corta e muda de direção”, disse um executivo da NFC. "Esse sistema permite que ele faça isso, e ele é o melhor da liga nisso.”

7. Nick Chubb | Cleveland Browns

Idade: 24 | Maior ranking: 3 | Menor ranking: 11

Chubb só deve melhorar sua produção de 1.494 jardas graças ao esquema dos Browns, que utiliza muitas corridas por fora e joga com formações de vários tight ends (TDs) em campo.

"Ele pesa 105 kg e corre por todos os lugares", disse um técnico veterano da NFL. "Mais ou menos como Derrick Henry, você pensa que pode pegá-lo, mas não pode. E ele pode passar por você como quiser."

Muitos avaliadores comparam Chubb e Henry por causa de seus estilos de corrida. Um exemplo da força de Chubb: ele produziu 115 carregadas e 427 jardas apressadas quando leva pelo menos três segundos para cruzar a linha de scrimmage, ficando em segundo e primeiro na liga, respectivamente.

O Pro Football Focus ama Chubb (nota geral de 88,7 em 2019), mas um executivo da NFC vê um jogador "não tão grande e forte quanto Henry, mas bom."

play
1:05

Mahomes diz quantos títulos precisar ter para ser um dos maiores da NFL: 'O Brady tem seis...'

Quarterback dos Chiefs, que renovou contrato por mais 10 temporadas, conversou com a ESPN

8. Joe Mixon | Cincinnati Bengals

Idade: 23 | Maior ranking: 4 | Menor ranking: 14

Mixon foi o melhor jogador dos Bengals na segunda parte de 2019, correndo para 817 jardas e cinco TDs nos últimos oito jogos. Alguns executivos compararam sua construção à de Saquon, mas sem a mesma explosão.

"Subestimado e com uma linha ofensiva que não faz favores a ele", disse um linebacker veterano da NFL. "Um cara versátil, grande demais para ser derrubado por jogadores da secundária. Poder e equilíbrio, passa por cima de seus adversários e consegue driblá-los. Ele me lembra Marshawn [Lynch], mas não tão grande. Super-rápido, no entanto."

Mixon teve 29 carregadas de 10 jardas ou mais, oitava marca na NFL. Como Henry e Chubb, ele não recebe tantos passes, mas não se surpreenda se o Bengals começarem a usá-lo nesta área.

9. Josh Jacobs | Las Vegas Raiders

Idade: 22 | Maior ranking: 7 | Menor ranking: fora do top-10

Grande parte da liga está impressionada com o que Jacobs fez como novato e o que pode fazer no próximo ano.

"Ele estará no top 5 em breve", disse um coordenador. "Nunca é derrubado pelo primeiro cara, e sua suavidade é única. Muito bom jogador."

Jacobs foi o único estreante no top 10 em jardas após o primeiro contato, ocupando o sétimo lugar, com 545. Ele produziu 1.055 jardas corridas nas primeiras e segunda descidas, 10° na NFL.

Os avaliadores dizem que Jacobs será um jogador de 40 recepções por ano em breve, e com a afinidade de Jon Gruden pelo esporte, os números estarão lá.

"Não tem velocidade da elite, mas é tão completo que consegue fazer grandes jogadas”, disse um executivo da NFC.

play
0:57

Kyler Murray cita 'falta de respeito' após rating de game: 'Alguém no escritório do Madden está tentando me atrapalhar'

Quarterback dos Cardinal não gostou nada de ter o overall 77 do game da NFL

10. Le’Veon Bell | New York Jets

Idade: 28 | Maior ranking: 4 | Menor ranking: 15

Bell e Aaron Jones estavam empatados no final da votação - Jones teve mais votos de top 10, Bell teve a maior média composta e mais votos de top 5. Um desempate com 10 novos votos resultou em uma vitória de Bell por 6 a 4.

Apesar de uma temporada em que não conseguiu registrar uma corrida de 20 jardas e teve uma média de 3,2 jardas por tentativa, Bell ainda teve 52 carregadas de 3 ou mais jardas após o primeiro contato, empatado em 10° na NFL.

Um olheiro da NFC disse que Bell - que provavelmente perdeu um pouco de velocidade - ainda seria muito produtivo no ataque de Green Bay, com uma melhor linha ofensiva e um melhor esquema de ataque ao todo.

Embora a velocidade decrescente de Bell seja algo a se observar em 2020, dizem os avaliadores, há motivos para otimismo depois que os Jets trocaram praticamente toda a linha ofensiva, gastando quase US$ 80 milhões na agência livre e draftando Mekhi Becton na primeira rodada.

"Ainda é um problema para as defesas", disse um executivo da NFC. "Não jogou tão bem quanto é capaz". Um executivo da AFC adicionou: "Ótimas mãos, muita carga, forte, protege bem o QB."

Também receberam votos

Aaron Jones | Green Bay Packers: "É o jogador do home run. Ele tem um pouco mais de velocidade [do que Bell]. Meio que surgiu do nada. Ninguém esperava que ele fizesse o que está fazendo" – Treinador ofensivo da NFL

Chris Carson | Seattle Seahawks: "Realmente bom em jardas curtas. É um jogador para as três descidas. Só que não é um corredor de grandes jogadas" – Executivo da NFC

James Conner | Pittsburgh Steelers: "Cara talentoso, jogador de duas fases. Sofreu uma lesão na temporada passada" – Executivo da NFC

Melvin Gordon | Denver Broncos: "Acho que você verá um ressurgimento dele em Denver. Está claro que eles precisavam de um RB que pudesse correr e receber. Não é tão dinâmico quanto os do top-10, mas ainda é realmente sólido" – Coordenador da NFL

Leonard Fournette | Jacksonville Jaguars: "O talento não é o problema, o vestiário é" – Treinador ofensivo da NFL