<
>

NBA Draft 2021: saiba quem são as próximas estrelas da Liga com o GUIA COMPLETO do recrutamento

O Milwaukee Bucks levantou o troféu Larry O’Brien e foi o campeão da temporada 2020-21 da NBA. Esqueça isso. Agora o momento é já de se pensar em 2021-22!

O Draft da NBA acontece nesta quinta-feira (29) e é o primeiro grande evento da próxima temporada da Liga. O recrutamento é o momento principal para os jovens entrarem na NBA, seja do basquete universitário norte-americano, Europa, ou, até mesmo, da G-League (liga de desenvolvimento da NBA).

O recrutamento deste ano é muito esperado, já que terá diversos jogadores de grande sucesso no College ou fora dos Estados Unidos. É considerado, por muitos, um dos melhores dos últimos anos e que pode ser lembrado para sempre como um dos mais qualificados da história.

A partir das 21h00 (hora de Brasília) desta quinta-feira, a ESPN e o ESPN App cobrem AO VIVO e EXCLUSIVO o evento deste ano.

O ESPN.com.br separou tudo o que você tem que saber sobre ele.

O que é o Draft? Como ele é dividido?

O Draft é a seleção dos novos jovens jogadores para a NBA. Ele existe em todas as grandes ligas norte-americanas.

No caso da NBA, são duas rodadas de 30 escolhas cada. Tradicionalmente, cada equipe tem uma escolha de primeira rodada, mas por conta de trocas, o número geralmente muda. As equipes com piores campanhas na temporada anterior têm a maior chance de conseguirem as primeiras escolhas, onde sairão os grandes prospectos.

Em 2021, quem deu sorte foi o Detroit Pistons. A equipe tem a primeira escolha do recrutamento.

Veja a ordem das escolhas de loteria do recrutamento (as 14 primeiras):

Destaques

Cade Cunningham

Idade: 19 anos
Posição: Ala (joga de armador)
Altura/Peso: 2.03m / 99kg
Onde jogou: Oklahoma State (NCAA)

Cade é um dos prospectos mais aguardados dos últimos tempos. Com altura de ala, o ex-jogador de Oklahoma State é um armador com ótima visão de jogo e que deixa tudo muito simples em quadra. Já foi até comparado e dito como o Luka Doncic 2.0 por Mike Schmitz, analisa da ESPN americana. Se for a 1ª escolha, como é esperado, já eleva o nível dos Pistons de imediato.

Jalen Green

Idade: 19 anos
Posição: Ala-armador
Altura/Peso: 1.95m / 74kg
Onde jogou: G-League Ignite

Green é considerado o melhor pontuador do recrutamento. Muito atlético, pontua de quase qualquer lugar da quadra e com a experiência adquirida já em nível profissional na G-League, deve ter uma transição não tão complicada para a NBA.

Evan Mobley

Idade: 19 anos
Posição: Pivô
Altura/Peso: 2.13m / 97kg
Onde jogou: USC (NCAA)

A comparação com Anthony Davis já diz muito sobre a qualidade de Mobley. Pivô estilo moderno, com excelente movimentação de quadra, arremesso de média e longa distância e defesa de altíssimo nível (três tocos de média na temporada do College). Um dos melhores potenciais de todo o recrutamento.

Jalen Suggs

Idade: 19 anos
Posição: Armador
Altura/Peso: 1.93m / 92kg
Onde jogou: Gonzaga (NCAA)

Suggs virou uma espécie de “queridinho” do público ao ser um dos líderes de Gonzaga no March Madness. A bola de três do meio da quadra contra UCLA para dar a vitória aos Bulldogs mostrou ainda mais a qualidade do jogador. O melhor armador do Draft, na opinião de vários analistas.

Vale ficar de olho

Scottie Barnes

Idade: 19 anos
Posição: Ala/Ala-Pivô
Altura/Peso: 2.05m / 102kg
Onde jogou: Florida State (NCAA)

Barnes é um dos jogadores mais intrigantes do Draft. Com 2.05m, ele joga de armador e tem uma visão de quadra que chama muito a atenção. A questão é o arremesso, ainda pouco utilizado e bem irregular. Seria um novo Ben Simmons?

Jonathan Kuminga

Idade: 18 anos
Posição: Ala
Altura/Peso: 2.03m / 99kg
Onde jogou: G-League Ignite

Kuminga é um dos mais novos atletas do Draft e, com a experiência adquirida na G-League, pode ter uma boa transição para a NBA. Ótimo na defesa, o ala tem braços longos, grande envergadura, mas ainda se apresenta muito cru nos atributos de ataque.

James Bouknight

Idade: 20 anos
Posição: Ala-armador
Altura/Peso: 1.95m / 86kg
Onde jogou: Connecticut (NCAA)

Bouknight impressionou a todos pela capacidade de pontuar. No College, foi o cestinha de Connecticut e sempre que esteve saudável via-se um grande futuro pela frente. Já rompeu o ligamento cruzado do joelho anteriormente e isso nunca é bom para se ter no currículo.

Moses Moody

Idade: 19 anos
Posição: Ala
Altura/Peso: 2.03m / 83kg
Onde jogou: Arkansas (NCAA)

Moody é um dos melhores arremessadores do recrutamento. Para uma equipe que precisa de um ala jovem, com bom chute e defesa consistente, o ex-jogador de Arkansas é um nome praticamente certeiro.

Os melhores jogadores internacionais

Josh Giddey

Idade: 18 anos - australiano
Posição: Armador
Altura/Peso: 2.03m / 92kg
Onde jogou: Adelaide 36ers (Austrália)

Alperen Sengun

Idade: 18 anos - turco
Posição: Ala-pivô
Altura/Peso: 2.08m / 108kg
Onde jogou: Beskitas (Turquia)

Usman Garuba

Idade: 19 anos - espanhol
Posição: Ala-pivô
Altura/Peso: 2.04m / 103kg
Onde jogou: Real Madrid (Espanha)

Brasileiros no Draft?

O Draft de 2021 não terá nenhum brasileiro. Gui Santos, do Minas, e Vinícius Lúcio, que estava no Joventut, da Espanha, eram os únicos do país inscritos no recrutamento.

Ambos retiraram os nomes (tinham até o dia 19 de julho para retirarem) e seguirão suas carreiras. Eles poderão se inscrever no Draft de 2022, caso queiram.