<
>

Hoje na NBA: Splash Brothers 'raiz', quádruplo-duplo de Olajuwon e sequência indesejada

Em sua terceira semana sem jogos, a saudade da NBA já é mais do que uma realidade. Suspensa por conta da pandemia do novo coronavírus, que atinge todo o mundo dos esportes, a liga do melhor basquete do mundo estaria em reta final de decisões e classificação para os playoffs.

Sentindo falta da NBA neste domingo, fã de esporte? Não se preocupe! Pensando nisso, o ESPN.com.br traz o Hoje na NBA para ajudar a resolver o problema!

No dia 29 de março, ‘The Dream’ Olajuwon entrou para a história. Também teve os Splash Brothers na sua versão “raíz” e um time entrando para os livros da liga com uma sequência bem indesejada.

Confira abaixo alguns fatos marcantes do dia de hoje na NBA:

1962 - Os Splash Brothers da 'velha guarda'

A saudade de Stephen Curry e Klay Thompson é ainda maior para os torcedores dos Warriors. Apelidados de Splash Brothers por seu alto poder de fogo da linha dos 3 pontos, a dupla conquistou 3 títulos com a franquia, ganhando o apelido pela parceria dentro e fora de quadra.

Mas, há 58 anos, outra dupla fazia história na liga.

Em 1962, Elgin Baylor e Jerry West foram a primeira dupla a anotar mais de 40 pontos em um mesmo jogo. Com 45 de Baylor e 41 de West, os Lakers foram derrotados pelo Detroit por 118 a 117 nas finais da Conferência Oeste daquela temporada.

Apesar da derrota, os Lakers venceram a série por 4 a 2 e, posteriormente, foram derrotados pelos Celtics na final.

1990 - O quádruplo-duplo de Olajuwon

Na NBA, duplos-duplos são quase constantes para os atletas durante os jogos. Há quem tenha transformado a marca dos triplos-duplos também em algo rotineiro e cotidiano.

Mas, anotar um quádruplo-duplo é algo para poucos jogadores na história da liga - entre eles, Hakeem “The Dream” Olajuwon.

Em 1990, o pivô do Houston Rockets conseguiu alcançar a marca de dígitos duplos em quatro quesitos em uma partida. Aconteceu na vitória da sua equipe sobre os Bucks por 120 a 94, com Hakeem anotando 18 pontos, 16 rebotes, 10 assistências e 11 tocos no jogo.

Ele se juntou a Nate Thurmond e Alvin Robertson na história como o terceiro a conseguir o feito. Quatro anos depois, David Robinson se juntou ao time.

1998 - Recorde negativo dos Pacers

Marcas individuais e de desempenhos positivos de franquias e atletas são ressaltados a todo momento na história da liga. Mas, e quando o recorde é daqueles indesejáveis, que nenhum torcedor gosta de lembrar?

Foi o que aconteceu com o Indiana Pacers em 1998. Na época, a franquia anotou 55 pontos na partida contra o San Antonio Spurs, o que se tornou o menor placar para uma equipe em um jogo (desde a criação do relógio de 24 segundos).

Um ano mais tarde, porém, a marca seria derrubada pelos Bulls. A franquia de Chicago anotaria apenas 49 pontos na derrota para o Heat, em um ‘recorde’ detido pela franquia até hoje.