<
>

Guia dos playoffs da NBA: duelo a duelo, tudo que você precisa saber sobre a pós-temporada de 2019

Chegou a hora de separar os meninos dos homens.

Os playoffs da NBA começam neste sábado. Sim, pela primeira vez em 14 anos não teremos LeBron James, mas a pós-temporada terá ingredientes de sobra para o amante do basquete. Com a continuidade, ou não, da dinastia do Golden State Warriors, e o próximo "Rei do Leste" podendo ser definido.

Lembrando que a final da Conferência Oeste e a grande decisão da NBA nesta temporada serão EXCLUSIVAS dos canais ESPN.

Veja abaixo o que esperar de cada um dos confrontos da primeira rodada dos playoffs, com o caminho até a grande final da NBA no fim de maio.

Oeste | Leste | Quem vence?

(1) Golden State Warriors x (8) LA Clippers

Mais favorito do que nunca, apesar da campanha de "apenas" 57 vitórias, o Golden State Warriors de fato começa o seu campeonato agora. Os Clippers fizeram um time bem competitivo e Doc Rivers fez possivelmente seu melhor trabalho na NBA depois dos Celtics.

O problema para Los Angeles é que do outro lado tem cinco jogadores All-Star que são capazes de acabar com qualquer jogo. E dada a variedade de talentos, é impossível imaginar os Warriors fora a não ser por uma epidemia de lesões. A questão é só adivinhar de quanto vai ser o placar da série.

Jogo 1 - Warriors x Clippers - 13 de abril, 21h

Jogo 2 - Warriors x Clippers - 15 de abril, 23h30

Jogo 3 - Clippers x Warriors - 18 de abril, 23h30

Jogo 4 - Clippers x Warriors - 21 de abril, 16h30

Jogo 5 - Warriors x Clippers - 24 de abril (se necessário)

Jogo 6 - Clippers x Warriors - 26 de abril (se necessário)

Jogo 7 - Warriors x Clippers - 28 de abril (se necessário)


(2) Denver Nuggets x (7) San Antonio Spurs

Gregg Popovich conduziu mais uma vez um time limitado aos playoffs. E do outro lado encontrará um time que é aquilo que o San Antonio Spurs sempre foi: joga basquete coletivo e é liderado por um estrangeiro (Nikola Jokic). Os Nuggets foram uma grata surpresa depois de ficar fora da pós-temporada ano passado. Jokic potencializou seu jogo e hoje é um candidato a MVP. Jamal Murray, Garry Harris, Will Barton e Paul Millsap dão fatores de sobra para Denver.

Mas a história da NBA nos mostrou que nunca devemos duvidar de um time comandado por Popovich, mas dessa vez LaMarcus Aldridge e DeMar DeRozan não têm o talento de calibre de Hall da Fama de Parker, Ginóbili e Duncan.

Jogo 1 - Nuggets x Spurs - 13 de abril, 23h30

Jogo 2 - Nuggets x Spurs - 16 de abril, 22h -

Jogo 3 - Spurs x Nuggets - 18 de abril, 22h

Jogo 4 - Spurs x Nuggets - 20 de abril, 18h30

Jogo 5 - Nuggets x Spurs - 23 de abril (se necessário)

Jogo 6 - Spurs x Nuggets - 25 de abril (se necessário)

Jogo 7 - Nuggets x Spurs - 27 de abril (se necessário)


(3) Portland Trail Blazers x (6) Oklahoma City Thunder

O Portland Trail Blazers precisa provar que consegue vencer jogos nos momentos importantes. Ou seja, nos playoffs. O time perdeu o pivô Jusuf Nurkic para uma lesão assustadora – que fará com que ele só volte a jogar em 2020 -, mas tem Enes Kanter como substituto à altura. Isso sem falar do poder ofensivo de Damian Lillard e CJ McCollum.

Do outro lado, Paul George foi candidato ao prêmio de MVP por boa parte da temporada – mas ele teve problemas no ombro nos meses finais da temporada. Mesmo assim, a dupla com Russell Westbrook ajudou o Thunder a se recuperar e terminar a campanha vivendo bom momento.

Jogo 1 - Blazers x Thunder - 14 de abril, 16h30

Jogo 2 - Blazers x Thunder - 16 de abril, 23h30

Jogo 3 - Thunder x Blazers - 19 de abril, 22h30

Jogo 4 - Thunder x Blazers - 21 de abril, 22h30

Jogo 5 - Blazers x Thunder - 23 de abril (se necessário)

Jogo 6 - Thunder x Blazers - 25 de abril (se necessário)

Jogo 7 - Blazers x Thunder - 27 de abril (se necessário)


(4) Houston Rockets x (5) Utah Jazz

James Harden é o grande favorite ao prêmio de MVP da temporada, e os Rockets cresceram de forma assustadora desde que ele começou a repetir números de Michael Jordan, Wilt Chamberlain... O mais importante para Houston é manter seus jogadores saudáveis, o que aconteceu na reta final da temporada.

Do lado de Utah, Donovan Mitchell vai tentar repetir o que fez em 2018, quando liderou o Jazz e eliminou o Thunder na 1ª rodada dos playoffs. Em seu segundo ano de NBA, o ala-armador cresceu ainda mais e, ao lado de Rudy Gobert, pode incomodar a vida dos Rockets.

Jogo 1 - Rockets x Jazz - 14 de abril, 22h30

Jogo 2 - Rockets x Jazz - 17 de abril, 22h30

Jogo 3 - Jazz x Rockets - 20 de abril, 23h30

Jogo 4 - Jazz x Rockets - 22 de abril, 23h30

Jogo 5 - Rockets x Jazz - 24 de abril (se necessário)

Jogo 6 - Jazz x Rockets - 26 de abril (se necessário)

Jogo 7 - Rockets x Jazz - 28 de abril (se necessário)


(1) Milwaukee Bucks x (8) Detroit Pistons

O Milwaukee Bucks chega a primeira rodada com largo favoritismo. Durante a temporada, foram 60 vitórias e a melhor campanha dentro da liga. Giannis Antetokounmpo, um dos candidatos para ser nomeado o MVP da temporada, é a grande arma da equipe. A dupla de armação, com Eric Bledsoe e Malcolm Brogdon será um diferencial no confronto, já que enfrenta jogadores instáveis do outro lado – Reggie Jackson e Wayne Ellington.

Já o Detroit Pistons foi extremamente inconstante em 18-19. A equipe tem um dos melhores conjuntos de pivôs da NBA, com Blake Griffin e Andre Drummond. Se quiser vencer a série, a dupla terá que dominar o garrafão e, de alguma forma, impedir que Giannis controle o garrafão.

Jogo 1 - Bucks x Pistons - 14 de abril, 20h

Jogo 2 - Bucks x Pistons - 17 de abril, 21h

Jogo 3 - Pistons x Bucks - 20 de abril, 21h

Jogo 4 - Pistons x Bucks - 22 de abril, 21h

Jogo 5 - Bucks x Pistons - 24 de abril (se necessário)

Jogo 6 - Pistons x Bucks - 26 de abril (se necessário)

Jogo 7 - Bucks x Pistons - 28 de abril (se necessário)


(2) Toronto Raptors x (7) Orlando Magic

Os Raptors não devem sofrer muito para bater o Magic. Kawhi Leonard fez uma grande temporada na nova casa e está preparado para liderar a equipe aos Playoffs da NBA. A aquisição de Marc Gasol no meio da temporada terá grande efeito nessa série. O espanhol tem a árdua missão de anular o principal atleta do outro lado, o pivô Nikola Vucevic.

O Orlando Magic não começou bem o ano, mas conseguiu se arrumar durante a temporada e entra nos Playoffs em um bom momento. O quinteto titular deve sofrer ao encarar Toronto e a esperança reside nos suplentes. Terrence Ross vive um excelente ano vindo do banco e o ala-armador terá uma motivação extra ao enfrentar sua antiga equipe.

Jogo 1 - Raptors x Magic - 13 de abril, 18h

Jogo 2 - Raptors x Magic - 16 de abril, 21h

Jogo 3 - Magic x Raptors - 19 de abril, 20h

Jogo 4 - Magic x Raptors - 21 de abril, 20h

Jogo 5 - Raptors x Magic - 23 de abril (se necessário)

Jogo 6 - Magic x Raptors - 25 de abril (se necessário)

Jogo 7 - Raptors x Magic - 27 de abril (se necessário)


(3) Philadelphia 76ers x (6) Brooklyn Nets

Os Sixers chegam à primeira rodada dos playoffs com muito favoritismo. Durante a temporada, a franquia trouxe duas estrelas (Jimmy Butler e Tobias Harris) e se colocou como real postulante ao título. Joel Embiid estar saudável é o ponto chave da série – se isso acontecer, ele será o melhor jogador em quadra, mas será muito interessante ver Jarrett Allen marca-lo. Ainda falta entrosamento e principalmente “poder de decisão”, no ataque e na defesa – mas isso não tira o fato de ser o melhor time.

Os Nets surpreenderam e, com um time muito bem equilibrado, chegaram bem aos playoffs. São divertidos, rápidos e inconsequentes na medida. D’Angelo Russell está se estabelecendo como uma estrela, e será interessante ver como os Sixers vão marca-lo: seja com Ben Simmons ou com Jimmy Butler. Chegam como azarões, o que pode ser uma vantagem – e principalmente uma garantia de diversão.

Jogo 1 - 76ers x Nets - 13 de abril, 15h30

Jogo 2 - 76ers x Nets - 15 de abril, 21h

Jogo 3 - Nets x 76ers - 18 de abril, 21h

Jogo 4 - Nets x 76ers - 20 de abril, 16h

Jogo 5 - 76ers x Nets - 23 de abril (se necessário)

Jogo 6 - Nets x 76ers - 25 de abril (se necessário)

Jogo 7 - 76ers x Nets - 27 de abril (se necessário)


(4) Boston Celtics x (5) Indiana Pacers

Os Celtics sofreram na temporada regular, mas ainda assim chegam como favoritos. O time de Brad Stevens foi sensacional nos playoffs de 2018, e agora precisa repetir a história. Kyrie Irving, apesar de todo o drama recente sobre sua permanência ou saída, tem sido o melhor jogador do time, que aos poucos foi vendo Gordon Hayward evoluir. Na última temporada, Jayson Tatum, Jaylen Brown e Al Horford lideraram a campanha até o jogo 7 das finais de conferência; olho neles.

Se os Celtics são favoritos, muito é pela ausência de Victor Oladipo. O All-Star está machucado só volta na próxima temporada. Sem ele, incrivelmente, os Pacers seguiram vencendo e lutando. Bojan Bogdanovic cresceu e se tornou o homem mais visado. O garrafão, que se reveza entre Myles Turner e Domantas Sabonis é uma arma incrível, no ataque e na defesa. Se os Celtics bobearem como fizeram durante a temporada regular, tendo alguns “brancos”, a consistência do time de Indiana pode fazer um belo estrago.

Jogo 1 - Cetlics x Pacers - 14 de abril, 14h

Jogo 2 - Cetlics x Pacers - 17 de abril, 20h

Jogo 3 - Pacers x Celtics - 19 de abril, 21h30

Jogo 4 - Pacers x Celtics - 21 de abril, 14h

Jogo 5 - Cetlics x Pacers - 24 de abril (se necessário)

Jogo 6 - Pacers x Celtics - 26 de abril (se necessário)

Jogo 7 - Cetlics x Pacers - 28 de abril (se necessário)