<
>

UFC: De triângulo em Sonnen a chute em Belfort, Minotauro revela que Anderson previa como ganharia: 'É o maior'

play
UFC: Minotauro não titubeia: 'Eu considero o Anderson Silva o maior da história' (1:38)

Lenda do esporte, Rodrigo Minotauro deu entrevista ao ESPN.com.br e escolheu Anderson como o maior do UFC (1:38)

Uma das maiores lendas da história do esporte, Anderson Silva pode se despedir do UFC no próximo sábado. E, claro, uma discussão não poderia faltar nessa semana: ele é o maior da história? Rodrigo Minotauro, outra lenda e amigo pessoal de Anderson, revela algo que pode influenciar bastante na hora da resposta.

“Uma coisa é que ele sempre me dizia o golpe que ele ia usar na luta. Ele fez isso em várias lutas!”, disse Minotauro em entrevista exclusiva ao ESPN.com.br.

O ESPN.COM.BR ACOMPANHA TUDO DO EVENTO AO VIVO NESTE SÁBADO. CLIQUE AQUI E SIGA!

Anderson Silva fez isso naquelas que podem ser consideradas as duas principais lutas de sua carreira no UFC: o primeiro confronto com Chael Sonnen e a “Luta do Século” contra Vitor Belfort.

Contra o norte-americano, em agosto de 2010, a promessa era usar o jiu-jitsu. Entre outras coisas, Sonnen havia dito que uma faixa-preta dada pelos irmãos Nogueira era como ganhar um brinquedo no McLanche Feliz.

“De tudo que o Sonnen fez, o maior erro foi ter falado do Minotauro. Eu me lembro que estava a uma semana da luta, e o Minotauro foi me ver treinar. E eu falei: ‘Mestre, eu vou finalizar ele. Fica tranquilo que eu vou finalizar’. Eu me senti no dever de honrar meu mestre”, contou o próprio Anderson Silva, também em papo exclusivo com o ESPN.com.br.

Mas havia um problema: Spider lesionou as costelas um pouco antes da luta.

“Ele machucou mesmo. A gente pegou um rapaz que era campeão olímpico de judô, um cara grandão. Ele fez uma posição que machucou a costela mesmo, fraturou. Então para lutar chão... não te falo que é impossível porque ele fez possível. Mas é muito doloroso as posições”, lembra Minotauro.

“Eu fui com ele o corredor inteiro até a entrada do octógono, não fiquei no corner. Ele pegou no meu braço e falou: ‘Eu vou finalizar ele, não vou ganhar a luta em pé! Vou finalizar ele! Você vai ver!’ Eu fiquei tenso! E ele foi, foi e no final eu estava até de cabeça baixa, rezando, quando alguém apertou meu braço e disse: ‘finalizou!’”, finaliza.

play
0:56

UFC: Minotauro lembra promessa de Anderson contra Sonnen e admite: 'Já estava rezando!'

Rodrigo Minotauro lembrou da primeira vez que Anderson lutou com Sonnen

Depois de apanhar bastante por quatro rounds, Anderson Silva arrancou um triângulo já no último assalto para conseguir uma vitória milagrosa e manter o cinturão.

Contra Belfort, a previsão foi ainda mais impressionante. Afinal de contas, o golpe utilizado era raríssimo, praticamente inédito até então: um chute frontal no rosto do adversário.

“Quando ele ganhou do Vitor Belfort, eu estava com o quadril operado. Eu fui para lá em um avião privado de um amigo meu. Esse amigo pegou um carro, desses que o Anderson adora, e eu falei para a gente pegar o Anderson para levar para a luta. Peguei ele no shopping, ele estava fazendo compras no dia da luta. Ele gosta de dar uma volta para relaxar a cabeça. Ele entrou no carro e falou: ‘Eu vou andar para um lado, rodar, rodar, rodar e vou um chute no meio da guarda dele. E mestre, estou treinando isso mil vezes há quatro meses. Então relaxa que não vai ser hoje que vai mudar’”, conta Minotauro.

play
2:30

UFC: Minotauro revela que Anderson passeou no shopping antes de nocautear Belfort e previu chute no rosto

Em entrevista exclusiva ao ESPN.com.br, Minotauro revelou que Anderson descreveu exatamente como nocautearia Belfort

“Eu estava dirigindo o carro na hora, olhei para trás para ele e dei risada. Eu relaxei! Quando ele me falou isso, eu relaxei porque eu sabia que ele ia fazer. Sabia que tudo que ele dizia que ia fazer, ele cumpria”, complementa.

O próprio Anderson confirma a história. E diz que treinou e usou o golpe justamente por estudar demais todos os possíveis adversários dele.

“Eu tinha muito isso, porque eu treinava muito e estudava muito meus adversários. De 93 até 84kgs, eu sabia de cor e salteado como eram os lutadores e o que cada uma fazia. E com o Vitor não foi diferente. Eu treinei muito aquele chute. Todo final de treino eu fazia 500 chutes com cada perna, chute frontal. Acaba o treino de 1h30, 2h, eu ia lá e fazia aquele chute. Então foram 4 meses, imagina 500 chutes cada perna. Foram muitos! Para certar um! O estudo ajuda você a chegar em um bom resultado”, diz.

play
1:28

UFC: Anderson Silva diz que treinou 500 chutes com cada perna todos os dias por 4 meses para acertar Belfort

Em entrevista exclusiva ao ESPN.com.br, Spider falou sobre a preparação para uma de suas maiores lutas na carreira

Também por isso tudo, Rodrigo Minotauro não tem muitas dúvidas ao dizer: Anderson Silva é o maior da história do UFC.

“Ele conseguiu lutar em alto rendimento perto dos 40, agora com 45. Então considero o Anderson como o maior! É o cara que fui para as Maldivas, em uma ilha da ilha para surfar, e o cara que vendia coco me perguntou do Anderson Silva. Ele não conhecia o Ronaldo e nem o Pelé! Ele popularizou o esporte. Ele para o shopping em Los Angles. O Khabib agora está fazendo isso, também popularizou o esporte em parte do mundo que não assistia. Também foi um dos grandes, mas acho que o Anderson é o maior”, diz.

play
0:44

Minotauro elege suas três lutas preferidas da carreira de Anderson Silva no UFC

Lenda do esporte e amigo pessoal de Spider, Minotauro falou com exclusividade ao ESPN.com.br