Campeão do peso leve do UFC compareceu aos estúdios da ESPN em São Paulo e detalhou a 'saga' que tirou o seu cinturão
Em entrevista exclusiva à ESPN, Charles Do Bronx explicou de forma detalhada a polêmica com a balança que acabou retirando o seu cinturão de campeão do peso leve no UFC 274.
Por 200g, Do Bronx ficou acima do peso e perdeu o título oficial. Mesmo assim, no dia seguinte finalizou Justin Gaethje e se manteve como o rei da categoria do UFC, apesar de não ter o "troféu" em torno de sua cintura.
"Eu nunca tive problema de peso desde que subi de categoria. Normalmente na quinta-feira às 20h eu já estou no peso. Ai eu disse para minha equipe para deixar fazer o corte do peso mais tarde, e quando eram 22h eu já estava no peso. Liguei para os meus pais e avisei que estava no peso, que estava tudo bem. No dia seguinte estava feliz, brincando com todos, quando me pesei estava com 1kg acima da balança, já era outra. Eu imediatamente disse que era loucura. Era impossível. Fiz exercícios, fui para sauna, tudo que era possível fazer eu fiz, eu havia perdido 800g rapidamente. Então começamos a receber informações de todos os lutadores de que havia um erro na balança, todos os lutadores receberam e eu fui o único que não, mesmo eu sendo o campeão da categoria", contou o brasileiro de 32 anos.
"Faltavam 200g, e eu fiz algo que eu odeio, que era entrar na banheira de água quente. Fiquei nela por 40 minutos. Fui me pesar ainda com a cueca molhada, deu o mesmo peso. Me pesei sem cueca e deu o mesmo peso. Então, pra mim, podiam ter arrancado minha perna, ainda daria o mesmo peso. A comissão atlética da cidade me roubou, eles me roubaram. Essa é a realidade. Quiseram tirar meu cinturão para mexer com a minha cabeça, mas aconteceu ao contrário. Isso serviu para mostrar para a divisão e para o mundo que eu sou outro Charles, campeão dos pesos leves. Não importa o quanto tentem mexer com a minha cabeça, eu sou o campeão. A comissão da cidade me roubou, queriam que o campeão fosse da cidade deles, mas não passou nem perto disso. Eu acho que tinha alguma pressão na balança. Poderia subir qualquer um, não ia bater o peso", continuou Charles.
"Ninguém da minha equipe foi avisado sobre o problema na balança, e todos os outros lutadores foram avisados. Se provar que foi, eu me desculpo por tudo que estou falando, mas não foi isso que aconteceu. Faltou respeito com o UFC. Se você olhar, o Justin está gordo e bateu 70kg. Eu estava quase morrendo e não bati os 70kg. Faltou bom senso e tiraram meu cinturão por conta de 200 gramas", finalizou.