<
>

Parabéns pra você! Conheça o zagueiro belga xará e amigo de brasileiro campeão do mundo em 1994

play
Fantasy: monte toda semana um time de 8 jogadores com os melhores do futebol internacional (0:30)

Você pode montar seu time da Premier League, da LaLiga ou da Uefa Champions League (0:30)

Vanheusden é um zagueiro promissor da nova geração belga. Formado na base do Standard Liège, foi contratado pela Inter de Milão em 2015. Estreou como profissional três anos depois e, na última temporada, foi emprestado ao seu time de origem. Em junho, em meio ao interesse de Arsenal e outros clubes ingleses, o Standard Liège acertou a recontratação em definitivo do defensor por 12,5 milhões de euros, a maior negociação da história de um clube na Bélgica.

Ah, faltaram dois detalhes!

  • Ele faz 20 anos nesta segunda-feira, 29 de julho.

  • O primeiro nome do zagueirão é Zinho, em homenagem ao brasileiro... Zinho.

“Estou sabendo sim! Inclusive, a gente se fala pelo Instagram, eu sigo ele, ele me segue. Eu mandei boa sorte, agradeci a homenagem. Já tem um tempo. E aí a partir daí eu mandei mensagem para ele, agradeci, pedi para ele mandar um abraço para o pai, agradecendo também”, disse o ex-meia, ao ESPN.com.br.

“Amanhã [hoje] eu vou mandar os parabéns para ele aí, 20 aninhos”, falou o ex-jogador, que brilhou com as camisas de Flamengo, Palmeiras, Yokohama Flugels-FLA, Grêmio e Cruzeiro, mas ganhou o mundo com a conquista da Copa de 1994, que completou 25 anos em 17 de julho.

Aliás, foi o excelente desempenho na campanha do tetra que levou Johan Vanheusden a homenagear o camisa 9 (sim, 9!) do Brasil nos EUA. "Nosso filho recebeu esse nome por causa do jogador brasileiro Zinho. Achei-o fantástico no Campeonato Mundial em 94. Cinco anos depois, em 1999, o nome de um filho foi rapidamente escolhido", disse Johan.

“Como eu já falei para ele e para o pai, é motivo de muito orgulho saber que o meu trabalho, a minha dedicação à seleção brasileira, ao esquema, ao título, foi recompensado, não só com o título, mas com homenagens como essa”, afirmou o tetracampeão mundial. “Sem dúvida, me sinto honrado. E vale a pena, né, como é legal esse reconhecimento. Muito feliz mesmo.”

Zinho, o aniversariante belga

Desde criança, Zinho não queria criar ou atacar, características de seu xará brasileiro. Pelo contrário, segundo seu pai, ele só pensava em defender. “Meu ídolo é Sergio Ramos, eu o considero um dos melhores defensores do mundo”, disse o zagueiro de 1,87m. Faz sentido.

View this post on Instagram

👑 #mydream

A post shared by Zinho Vanheusden 🇧🇪 (@zinhovanheusden) on

No momento, Zinho se recupera de uma cirurgia no menisco do joelho esquerdo, lesão que encerrou sua temporada, no começo de maio. Ele já rompeu os ligamentos no mesmo local, em setembro de 2017.

Em meio às sessões de fisioterapia, o zagueiro, que também brilhou nas categorias de base da seleção belga, tem uma certeza no dia de seu aniversário de 20 anos: vai receber os parabéns de seu xará campeão do mundo.