Como Assunção tentou 'respirar' futebol em semana decisiva da Sul-Americana mesmo sem representante paraguaio na final

A cidade de Assunção recebe neste sábado (22), às 17h (de Brasília), a final CONMEBOL Sul-Americana entre o brasileiro Atlético-MG e o argentino Lanús. Mesmo sem representante local e com um apelo menor do que de uma CONMEBOL Libertadores, por exemplo, a capital paraguaia tentou "respirar" futebol ao longo da semana.

Já no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, que fica em Luque, ao lado de Assunção, havia telões com referências à final.

O mesmo aconteceu na Avenida Aviadores del Chaco, onde fica localizado o hotel em que o Lanús se hospedou. Muitos stands para tirar foto -- um deles como um banco de reservas --, telões e adesivagens da decisão. Em frente a um shopping, foi instalada uma contagem regressiva até o horário da partida.

A Avenida Costanera, uma das principais da cidade, recebeu a Fan Fest. Foram dois dias de festa, com stands de ativação de marcas e shows. O público não foi o maior, mas o evento também não chegou a ficar esvaziado.

O Atlético-MG ganhou, de um patrocinador, a Casa da Massa. Foi alugado um espaço que "recriou" a Arena MRV para receber os atleticanos, também com shows, comidas e muitas referências ao Galo.

No meio da semana, um jornal paraguaio chegou a comemorar o "impacto positivo" da final da Sul-Americana em Assunção.

"Mais de 4 mil pessoas trabalharão na organização do evento. Como ocorreu no ano passado, com a final transmitida a 194 países do mundo, Paraguai e Assunção alcançarão uma exposição global sem precedentes, consolidando sua imagem como destino para grandes eventos esportivos e turísticos", escreveu o La Nación.

A publicação também destacou que a decisão deve ocasionar uma injeção econômica de 28,2 milhões de dólares (R$ 150,4 milhões) em diversos setores locais, como "hotelaria, turismo, gastronomia, transporte e comércios".

Próximos jogos do Atlético-MG: