Demitido com 8 jogos, Lisca fez 'profecia ousada' em apresentação: 'Me deixa aqui 5 anos; você vai ver como isso vai voar'

Lisca durante apresentação no Santos Jota Erre/Photo Premium/Gazeta Press

Treinador foi demitido do comando do Santos nesta segunda-feira (12) depois de apenas oito jogos


Depois de apenas oito partidas, o técnico Lisca foi demitido do comando do Santos nesta segunda-feira (12) após sofrer mais uma derrota da equipe no final de semana no Brasileirão.

Ao todo, foram duas vitórias, três empates e três derrotas, o que dá 37,5% de aproveitamento.

Apresentado no dia 21 de julho, o treinador fez uma 'profecia' ousada e que acabou não se cumprindo: a meta de cinco anos. Citando a necessidade de evolução do futebol brasileiro, o comandante usou Jürgen Klopp e seu caso no Liverpool para dizer que poderia ter muito sucesso em um clube.

"O futebol brasileiro precisa evoluir. É a primeira vez que faço isso na carreira (deixar um clube com poucos dias). A experiência me mostrou que a decisão da permanência, as vezes, é equivocada. Vi isso no Dorival, no Mancini. O Mancini está no América-MG, fazendo um trabalho maravilhoso. Isso é corriqueiro. Não é algo que eu gosto. Mas minha tomada de decisão foi nesse sentido. E o clima que ficou no estádio após o vazamento de que eu já estava acertado teve uma reação pública que eu não gostei", começou por afirmar.

"Ano passado a diminuição das trocas não funcionou. Está enraizado na nossa cultura. Não estamos na Europa onde o Klopp demorou cinco anos para ganhar título. Me deixa aqui cinco anos. Se você me deixar aqui cinco anos, você vai ver como isso aqui vai voar. Mas sei que não vou ficar aqui cinco anos", completou.

play
2:25
Santos anuncia demissão de Lisca, e Sormani detona Andrés Rueda: 'O presidente só paga boleto'

O treinador, que assumiu o cargo em 20 de julho, fez apenas oito partidas pela equipe alvinegra. Ao todo, foram duas vitórias, três empates e três derrotas, o que dá 37,5% de aproveitamento.

O trabalho de Lisca, porém, não chegou a ter nem mesmo dois meses. No último dia 6, ele esteve em entrevista coletiva ao lado do presidente Andres Rueda, que estava, inclusive, falando do planejamento da temporada 2023.

O Santos vem forte para 23, independente das competições. A situação financeira nos permite ser mais ambiciosos”, disse o presidente, que lembrou que o clube anunciou quatro reforços na última janela de transferências.

Desde que Andres Rueda assumiu a presidência, em janeiro de 2021, Lisca foi seu seu sexto técnico diferente. Antes dele assumir, passaram pela Vila Belmiro, Cuca, Ariel Holan, Fernando Diniz, Fábio Carille e Fabián Bustos.