<
>

Benzema é condenado a um ano de prisão por 'caso Valbuena', mas não precisará cumprir; entenda

O atacante Karim Benzema, do Real Madrid, foi condenado pelo Tribunal de Versalhes a um ano de prisão com pena suspensa e multa de 75 mil euros (R$ 468,5 mil) pelo envolvimento na tentativa de chantagem ao ex-companheiro Mathieu Valbuena por um vídeo contendo conteúdo sexual


Karim Benzema foi condenado a um ano de prisão com pena suspensa e multa de 75 mil euros (R$ 468,5 mil) pelo envolvimento na tentativa de chantagem ao ex-companheiro Mathieu Valbuena por um vídeo contendo conteúdo sexual.

A pena suspensa significa que o jogador não precisará cumprir o período de reclusão, a não ser que reincida no mesmo crime. O advogado do atleta do Real Madrid disse a jornalistas na quarta-feira (24) que seu cliente apelará do veredito.

A sentença do Tribunal de Versalhes, que considerou Benzema culpado de 'cumplicidade' no caso, põe fim a uma saga jurídica que se arrasta desde 2015, e que levou o jogador a ser afastado da seleção francesa por quase seis anos.

O atacante não compareceu ao julgamento no mês passado. Seu advogado citou motivos profissionais, como o jogador de 33 anos estar treinando no Real Madrid antes do confronto do El Clasico, contra o Barcelona.

Quatro outros homens (Axel Angot, Mustapha Zouaoui, Youness Houass e Karim Zenati) também foram considerados culpados, recebendo sentenças de prisão que variam de 18 meses em liberdade condicional a dois anos e meio em regime fechado.

O caso envolvia um vídeo com senas de sexo. Promotores disseram que Angot descobriu no celular de Valbuena depois que foi convidado a transferir seu conteúdo para um novo dispositivo. Ele e um terceiro réu, Zouaoui, tentaram usar o vídeo para extorquir dinheiro de Valbuena, que então jogava pelo Lyon e pela seleção da França.

Eles recrutaram outro réu, Houass, antes de finalmente recorrerem a Zenati, um amigo de infância de Benzema, que a promotoria disse ter chamado o atacante como 'intermediário'. Valbuena contatou a polícia, que iniciou uma operação.

Benzema falou com Valbuena sobre o vídeo em um centro de treinamento na França em outubro de 2015. O atacante negou qualquer delito, dizendo que estava tentando ajudar a resolver a situação e alertando seu companheiro de equipe para 'ter cuidado', descrevendo os chantagistas como 'criminosos perigosos'.

No entanto, a polícia, os promotores e o tribunal interpretaram a oferta de ajuda de Benzema como cúmplice do esquema de chantagem.

Benzema voltou à seleção francesa no início deste ano, jogando a Euro-2020 e estrelando a vitória na final da Uefa Nations League. O atacante do Real Madrid é o artilheiro de LaLiga até agora na temporada, com dez gols.

O francês está entre os candidatos a ganhar a Bola de Ouro em 2021, que será entrega já na próxima semana.

Valbuena, agora no Olympiakos (GRE), não joga pela seleção de seu país desde o incidente.