<
>

Eurocopa: veja o guia COMPLETO e fique por dentro de tudo que você precisa saber do torneio

play
França, Inglaterra, Portugal, Espanha... Comentaristas da ESPN dão seus palpites para o campeão da Euro (1:30)

Gustavo Hofman, Leonardo Bertozzi, Rodrigo Bueno, André Donke, Ubiratan Leal e Gustavo Zupak falaram sobre o torneio europeu (1:30)

A Eurocopa vai começar! Nesta sexta-feira (11), no estádio Olímpico de Roma, Itália e Turquia iniciarão a disputa da competição que durará um mês e coroará o novo ‘dono’ do continente.

Em um formato um pouco diferente do usual por conta da distribuição de sedes por todo o continente, a competição comemora os 61 anos da primeira edição, em 1960.

O torneio estava previamente marcado para o verão europeu de 2020, mas, por conta da pandemia, o adiamento foi necessário. Agora, os estádios poderão receber uma porcentagem da capacidade dos assentos com torcedores, por conta do avanço da contenção da COVID-19 no continente.

* Conteúdo patrocinado por Betano.tv

A GRANDE FAVORITA

No que depender do Cotação ESPN-FOX, a Eurocopa já tem uma favoritaça ao título! Cinco comentaristas se juntaram para simular o torneio todo e concordaram quase sempre em qual é a maior candidata a ficar com a taça. VEJA quem é e toda a simulação do torneio.

O FORMATO

Assim como na edição de 2016, disputada na França, a Euro contará com 24 seleções, divididas em seis grupos com quatro equipes cada. Avançam para o mata-mata os dois melhores colocados de cada chave, além dos quatro melhores terceiros.

Por conta das 11 sedes espalhadas pelo continente, os jogos foram distribuídos de acordo com alguma seleção que está jogando. Por exemplo, na fase de grupos, a Itália jogará todos os seus jogos em Roma.

A final será em Londres, no lendário estádio de Wembley.

OS GRUPOS

Grupo A

play
1:35

De Immobile a Barella: os destaques da seleção italiana para a disputa da Eurocopa

A Itália estreia na Euro nesta sexta-feira, às 16h00 (de Brasília), contra a Turquia, no Estádio Olímpico de Roma

O grupo A terá Itália, Turquia, País de Gales e Suíça, com sedes em Roma, na Itália, e Baku, no Azerbaijão. É a chave que abre a disputa da competição, no dia 11, às 16h (de Brasília). Ao todo, a chave tem um título do torneio, conquistado pela Azzurra, em 1968.

Os italianos chegam ao torneio empolgados pela preparação com Roberto Mancini. Ao todo, o time não perde um jogo desde setembro de 2018. Gales vem no embalo de sua última campanha, quando chegaram na semifinal. Turquia e Suíça tiveram anos empolgantes de preparação, além de contarem com estrelas das grandes ligas.

Grupo B

Bélgica, Rússia, Dinamarca e

Finlândia estão nesta chave, que será disputada em Copenhague (Dinamarca) e São Petersburgo (Rússia). Os dinamarqueses são os únicos que já conquistaram a competição, em 1992.

Os belgas são favoritos na chave, com sua geração ainda mais badalada após a boa campanha na Copa do Mundo de 2018. Com a estreante Finlândia como azarã, espera-se que a disputa pelo segundo lugar fique entre dinamarqueses e russos.

Grupo C

play
1:35

De Frenkie de Jong a grandalhão artilheiro: os destaques da seleção holandesa para a disputa da Eurocopa

A Holanda entra em campo para o seu primeiro jogo na Euro neste domingo, às 16h00 (de Brasília), contra a Ucrânia

Ucrânia, Holanda, Áustria e Macedônia do Norte formam a terceira chave da competição, com sedes em Amsterdã (Holanda) e Bucareste (Romênia). Somente a Laranja Mecânica já se consagrou campeã, em 1988.

Os holandeses saem na frente pela tradição, mas encontram turbulência com a desconfiança sobre o trabalho de Frank de Boer. Seus concorrentes, porém, também não vivem grandes momentos. A Ucrânia tem como grande estrela seu treinador, Shevchenko, lenda da equipe nos tempos de jogador. A Macedônia estreia no torneio, embalados por vitória sobre a Alemanha, em março.

Grupo D

play
0:13

Sancho esbanja habilidade com embaixadinha, bate de trivela e faz gol 'impossível' em treino da Inglaterra

Jovem do Borussia Dortmund impressionou durante preparação para a Eurocopa

Este é o único grupo sem nenhuma conquista prévia do torneio, com Inglaterra, Croácia, República Tcheca e Escócia. Os tchecos são os que têm melhor campanha (vice em 1996), além do título da antiga Tchecoslováquia em 1976. As partidas será disputadas em Londres (Inglaterra) e em Glasgow (Escócia).

Ingleses e croatas disputam a primeira colocação depois das campanhas surpreendentes do Mundial de 2018, com leve favoritismo para o English Team por conta da queda de rendimento do time de Modric e cia. República Tcheca e Escócia correm por fora por uma vaga.

Grupo E

Com jogos em Sevilha (Espanha) e São Petersburgo (Rússia), Espanha, Polônia, Suécia e Eslováquia disputam as vagas na próxima fase. Os espanhóis guardam três taças da Euro, com os eslovacos se encaixando na conquista ‘herdada’ da Tchecoslováquia.

A Fúria busca a redenção depois das campanhas decepcionantes na Euro 2016 e no Mundial de 2018, com um favoritismo em sua chave. Com Lewandowski em alta, os poloneses têm a esperança de uma boa campanha. A Suécia é outro time embalado por bons jogos, mas sem Ibrahimovic no comando do ataque.

Grupo F

play
0:09

Griezmann tira onda de goleiro em treino da França e faz milagre; VEJA

Via: @equipedefrance

O chamado grupo da morte conta com seis títulos, com Alemanha, França, Portugal e Hungria - são três taças alemãs, duas francesas e uma portuguesa. Os jogos ocorrerão em Munique (Alemanha) e em Budapeste (Hungria).

A maioria já coloca os húngaros como carta fora do baralho, pela tradição e força dos outros três concorrentes. Mesmo sendo a maior campeã, a Alemanha é a que traz menos confiança, por conta da crise vivida com Joachim Low. Há muita expectativa por uma briga direta entre Portugal e França pela primeira posição, em uma reedição da última final.

O melhor da Euro

| TODOS OS CONVOCADOS |

São 622 jogadores convocados, 26 atletas em cada uma das 24 seleções (menos na Espanha, que chamou 24) que estarão no torneio. Clique e veja TODOS!

| AS AUSÊNCIAS |

São muitos convocados, mas nem todas as estrelas estarão no torneio - algumas por lesão, outras por opção. De Ter Stegen a Ibrahimovic, veja o TIMAÇO que acabou ficando de fora da disputa.

| OS UNIFORMES |

Em cada grande competição, as marcas e as seleções capricham para apresentar uniformes lindos para o mundo. Clique e veja TODAS as camisas da Euro.

| AS JOVENS ESTRELAS |

Reforço do Barça, filho de lenda e 'Pirlo holandês'. A Eurocopa também é espaço para jovens estrelas começarem a se apresentar ao mundo. VEJA a lista de quem ficar de olho.

| O VALOR DE CADA SELEÇÃO |

Uma das grandes estrelas, Kylian Mbappé tem um valor de mercado tão absurdo que ele sozinho chega a valer mais do que quatro seleções inteiras do torneio. VEJA o valor dele e de todos os times.

| O ATUAL CAMPEÃO |

Portugal trocou mais da metade do elenco e é bem mais forte do que na Euro 2016; VEJA como chega o atual campeão do torneio

| DE ONDE VÊM OS CONVOCADOS |

Finalistas da Champions, Chelsea e Manchester City são os que mais cederam jogadores ao torneio - 15 cada. VEJA quais clubes mais têm convocados!

| OS MAIS JOVENS |

O que você fazia com 17 ou 18 anos? Pois bem! Alguns meninos dessa idade estarão em campo pela Euro. Veja os cinco mais jovens do torneio - com direito a dois titulares em grandes clubes europeus.