O Internacional é o novo líder do Campeonato Brasileiro! Nesta quarta-feira, o Colorado impôs uma humilhação histórica e goleou o São Paulo por 5 a 1 no Morumbi, pela 31ª rodada, com um hat trick do atacante Yuri Alberto.
Com sua 7ª vitória seguida na Série A, o Inter vai a 59 pontos e rouba a lidererança justamente do Tricolor, que estaciona nos 57 pontos e cai para a 2ª posição.
O Colorado também embala de vez para o clássico contra o Grêmio, no próximo domingo, que será decisivo na luta pelo título.
Vale lembrar que o time comandado por Fernando Diniz era o ponteiro desde 3 de dezembro, quando bateu o Goiás.
Em campo, o Inter começou a partida a 200km/h, pressionando a saída de bola do São Paulo e complicando a vida do adversário.
E foi justamente em uma boa recuperada no campo ofensivo que saiu o 1º gol dos gaúchos, depois de falta de Bruno Alves em Yuri Alberto na lateral da área.
Na cobrança, Moisés levantou muito bem e Cuesta acertou uma cabeçada fortíssima, na pequena área, para estufar as redes de Volpi.
O Tricolor sentiu o gol, e o Inter quase ampliou aos 16, quando Yuri Alberto recebeu em profunidade, invadiu a área e bateu de esquerda no lado de fora da rede.
O Colorado era muito melhor, e, em mais um descuido da defesa são-paulina, ampliou a conta no Morumbi.
Aos 24, Lomba bateu tiro de meta, a defesa tricolor errou feio e Yuri Alberto dominou. O atacante deu ótima enfiada para Caio Vidal, que tocou na saída de Volpi.
Mesmo sem conseguir criar jogadas efetivas, o time de Fernando Diniz conseguiu diminuir através da bola parada, aos 36 minutos.
Depois de cobrança de escanteio, Luciano, de volta ao time, apareceu bem na área e cutucou de cabeça para dentro.
Na volta dos vestiários, Diniz foi com tudo para cima: tirou Gabriel Sara e Léo Pelé e colocou Igor Gomes e Vitor Bueno para buscar o empate.
Com as mexidas, o São Paulo melhorou e passou a pressionar o Inter, principalmente através de constantes cruzamentos na área.
No entanto, em mais uma saída de bola desastrada, o Tricolor praticamente entregou o 3º gol ao Colorado.
Aos 14, Vitor Bueno errou feio e deu de bandeja para Yuri Alberto, que só bateu colocado na saída de Volpi para ampliar.
O lance desestruturou completamente o clube da casa, que teve um verdadeiro apagão nos minutos seguites e viu o Inter construir uma goleada.
Aos 20, Peglow enfiou para Yuri Alberto, que driblou Volpi e, sem olhar, mandou para o fundo das redes.
Apenas dois minutos depois, Patrick deu passe fantástico, Yuri Alberto invadiu a área e bateu de esquerda para fazer seu hat trick: 5 a 1.
Depois disso, Abel Braga fez várias substituições, já pensando em poupar seus jogadores para o Gre-Nal de domingo, e só controlou o jogo até o final.
Ficha técnica
São Paulo 1 x 5 Internacional
GOLS: São Paulo: Luciano Internacional: Cuesta, Caio Vidal e Yuri Alberto (3)
SÃO PAULO: Tiago Volpi; Juanfran (Paulinho Boia), Bruno Alves, Léo Pelé (Vitor Bueno) e Reinaldo; Luan, Tchê Tchê (Diego Costa), Daniel Alves e Gabriel Sara (Igor Gomes); Luciano (Carneiro) e Brenner Técnico: Fernando Diniz
INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Rodinei, Lucas Ribeiro, Cuesta (Zé Gabriel) e Moisés; Rodrigo Dourado (Johnny), Edenílson, Praxedes (Rodrigo Lindoso), Patrick e Caio Vidal (Peglow); Yuri Alberto (Leandro Fernández) Técnico: Abel Braga
Estatísticas
1º gol de Cuesta em 51 jogos pelo Internacional na temporada
2º gol de Caio Vidal em 9 jogos pelo Internacional na temporada
16º gol de Luciano em 31 jogos pelo São Paulo na temporada
O São Paulo teve 68% de posse de bola no 1º tempo
O Inter finalizou 12 vezes no 1º tempo, contra 5 do São Paulo
9º, 10º e 11º gols de Yuri Alberto em 22 jogos pelo Internacional na temporada
O São Paulo terminou o jogo com 71% de posse de bola
O Internacional finalizou 19 vezes na partida, contra 11 do São Paulo
7ª vitória seguida do Internacional no Brasileirão
5º jogo seguido sem vitória do São Paulo, somando todas as competições
Classificação
- São Paulo: 2º lugar, com 57 pontos
- Internacional: 1º lugar, com 59 pontos
Próximos jogos
As duas equipes voltam a campo nos próximos dias, pelo Brasileirão.
Sábado, 23/01, 19h*, São Paulo x Coritiba
Domingo, 24/01, 16h*, Internacional x Grêmio
*horário de Brasília