<
>

Sem Messi, Barcelona elimina Real Sociedad nos pênaltis e vai à final da Supercopa da Espanha

Sem Messi, poupado por desgaste físico, o Barcelona sofreu nesta quarta-feira, mas venceu a Real Sociedad por 3 a 2 nos pênaltis, depois de empate por 1 a 1 no tempo normal, e avançou à final da Supercopa da Espanha.

A decisão por pênaltis aliás, foi tenebrosa, com vários erros de cobranças, principalmente do time basco, que perdeu seus três primeiros chutes.

Agora, Barça espera o vencedor de Real Madrid x Athletic Bilbao, nesta quinta-feira, para saber quem será seu adversário na grande decisão.

Em campo, o time do País Basco começou levemente melhor, mas, aos poucos, o Barça foi equilibrando a partida e impôs sua superioridade.

E foi justamente quando esteve em seu melhor momento no 1º tempo que o time comandado por Ronald Koeman abriu o placar.

Aos 39, Griezmann cruzou bem da esquerda e Frenkie de Jong acertou uma cabeçada dificílima para estufar as redes de Remiro.

Logo na volta do intervalo, porém, quis o destino que De Jong fosse de herói a vilão...

Com apenas 5 minutos, a bola bateu na mão do holandês na área, e o árbitro José Munuera assinalou a penalidade máxima.

Na cobrança, Oyarzabal bateu com enorme categoria, deslocou Ter Stegen e empatou o placar.

O duelo seguiu bastante equilibrado, e os treinadores demoraram a mexer nas equipes. Com isso, persistiu o empate, e o jogo foi para a prorrogação.

Na volta do tempo extra, os comandantes fizeram várias mexidas, e o brasileiro Willian José ganhou chance no ataque da Real Sociedad.

Os bascos começaram melhores, com Zaldua acertando um bonito chute e exigindo excelente defesa de Ter Stegen, quase no ângulo.

A resposta blaugrana veio aos 9: Dembélé recebeu de Griezmann, driblou Zubeldía e bateu rasteiro, mas Remiro agarrou sem dar rebote.

No 2º tempo da prorrogação, a primeira boa chance saiu dos pés de Januzaj, que deu linda arrancada, deixou dois do Barça para trás e tentou cruzado, mas errou.

Pouco depois, o mesmo Januzaj voltou a assustar: ele bateu falta de longe e carimbou a trave, quase surpreendendo Ter Stegen.

Mas o placar acabou mesmo em 1 a 1, e a decisão foi para os pênaltis.

Na marca da cal, Ter Stegen pegou cobrança de Bautista, mas De Jong "retribuiu" e bater na trave. Oyarzabal foi o próximo para a Real, mas Ter Stegen pegou outro, enquanto Dembélé converteu e colocou o Barça na frente. Na sequência, Willian José acertou a trave e desperdiçou mais um para a Real, enquanto Pjanic bateu bem e ampliou a vantagem catalã.

Mikel Merino finalmente fez para os bascos na 4ª cobrança, enquanto Griezmann isolou e manteve a disputa aberta. Januzaj, que entrou muito bem na partida, fez o seu. Na última do Barcelona, Riqui Puig deslocou o goleiro e deu a vitória aos blaugranas.

Ficha técnica

Real Sociedad 1 (2) x (3) 1 Barcelona

GOLS: Real Sociedad: Oyarzabal (pênalti) Barcelona: De Jong PÊNALTIS: Real Sociedad: Bautista (X), Oyarzabal (X), Willian José (X), Mikel Merino (O), Januzaj (O) Barcelona: De Jong (X), Dembélé (O), Pjanic (O), Griezmann (X), Riqui Puig (O)

REAL SOCIEDAD: Remiro; Gorosabel (Zaldua) (Bautista), Le Normand, Zubeldía e Nacho Monreal; Guevara (Zubimendi), Mikel Merino e Guridi (Barrenetxea); Portu (Januzaj), Oyarzabal e Isak (Willian José) Técnico: Imanol Alguacíl

BARCELONA: Ter Stegen; Mingueza (Junior Firpo), Araújo, Lenglet e Jordi Alba; Busquets (Riqui Puig), De Jong e Pedri (Pjanic); Dembélé, Griezmann e Braithwaite (Trincão) Técnico: Ronald Koeman

Estatísticas

O Barcelona teve 66% de posse de bola no 1º tempo

O Barcelona finalizou 9 vezes no 1º tempo, contra 8 da Real Sociedad

gol de De Jong em 24 jogos pelo Barcelona na temporada

jogo seguido do Barcelona em que Griezmann dá assistência

gol de Oyarzabal em 20 jogos pela Real Sociedad na temporada

Dos 8 gols de Oyarzabal na temporada, 6 foram de pênalti

pênalti marcado contra o Barcelona na atual temporada

Oyarzabal perdeu um pênalti pela vez na carreira, após 15 cobranças


Próximos jogos

As duas equipes voltam a campo nos próximos dias.

  • Domingo, 17/01, 17h*, Barcelona x Real Madrid/Athletic Bilbao, Supercopa

  • Quarta-feira, 20/01, 15h*, Córdoba x Real Sociedad, Copa do Rei

*horário de Brasília