<
>

Quem é o artilheiro mais jovem da Europa? 'Joia' do United, Greenwood supera Rodrygo, do Real, e 'novo Messi' do Barça

Sempre que possível, o Manchester United tentou manter Mason Greenwood em segredo. É política do clube que jogadores de jovens com menos de 18 anos não falem com a mídia, até mesmo nos canais oficiais. Esconder a joia é a prática comum do clube.

Foi assim com Greenwood, cria da base, até que ele passou a figurar no time profissional. Em julho do ano passado, ele viajou com o elenco para a pré-temporada nos EUA. Estreou no dia 20 de julho, no amistoso contra o América, do México.

Mas foi sob os olhares de Ole Gunnar Solskjaer que as coisas ficaram sérias.

Em 6 de março de 2019, entrou no finzinho da vitória por 3 a 1 sobre o PSG, pela Champions League, então com 17 anos e 156 dias, o segundo mais jovem a disputar a competição. Quatro dias depois, saiu do banco na vitória por 2 a 0 sobre o Arsenal, sua estreia na Premier League.

| Golaço do Manchester United! Greenwood aproveita erro da defesa, solta o canudo e vira o jogo contra o Newcastle |

Em 2019-2020, já são 24 jogos em cinco competições. São 4 gols na Europa League, mas os 3 gols marcados na Premier League, o último deles nesta quinta-feira, na goleada por 4 a 1 sobre o Newcastle, mudou o patamar do garoto.

Greenwood se tornou o maior artilheiro com 18 anos – ou menos –, contabilizando as cinco principais ligas da Europa (Premier League, LaLiga, Bundesliga, Italiano e Francês).

Ele desempatou a disputa com grandes promessas do futebol mundial:

  • o brasileiro Rodrygo, do Real Madrid, que dispensa apresentações;

  • o espanhol Ansu Fati, tido como substituto de Lionel Messi, que no começo do mês renovou contrato com o Barcelona até 2022 com nova multa de 170 milhões de euros, ou R$ 793 milhões;

  • o holandês Joshua Zirkzee, sensação do Bayern de Munique, descoberto no Sub-17 do Feyenoord e contratado pelo clube alemão em 2017.

Qual é o próximo passo de Greenwood? Saberemos neste sábado, a partir das 16h35 (de Brasília), quando o United visita o Burnley, com transmissão ao vivo da ESPN Brasil e do WatchESPN e acompanhamento em tempo real com vídeos do ESPN.com.br.