Rei do Futebol, Pelé morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos; Manoel Maria, seu melhor amigo, prestou homenagens
Companheiro de Pelé no Santos entre 1968 e 1973, Manoel Maria alcançou um patamar que nenhuma outra pessoa conseguiu: ser o melhor amigo do Rei.
Nesta quinta-feira (29), após Edson Arantes do Nascimento falecer, Manoel prestou uma última homenagem ao seu amigo.
Em participação no SportsCenter, da ESPN, o melhor amigo do Rei relembrou quando Pelé parou não só uma, mas duas guerras.
"Não foi uma guerra, foram duas. Uma guerra foi na Nigéria, onde eu estive junto com o Edu no mês passado. A outra foi no Congo (então Zaire), na mesma excursão que fizemos. Foram momentos muito delicados. Eu não sabia da dimensão da coisa. Para mim, era tudo novidade. Tinha jogado o Pré-Olímpico. Mas o Santos era um espetáculo de time. Eu já falei várias que vivi um sonho jogando no Santos. Era um time com jogadores de muita capacidade. Todo mundo queria jogar no Santos Futebol Clube", disse.
Na sequência, Manoel Maria fez uma homenagem ao Rei, ao cantar uma música escrita por Pelé.
Ex-jogador foi companheiro do Rei no Santos entre 1968 e 1973
"Essa música não é minha, é do Pelé. Ele fazia as músicas, e eu cantava na concentração. E eu achava a música mais linda. 'Pelé Agradece' é o nome da música e quem cantou foi o Moacyr Franco. 'Não sei como aconteceu; quando acordei, eu já era eu; não sei se por encanto; e nem sei se mereço tanto; ao meu pai, eu agradeço o começo da minha vida; metade já está cumprida; meio tempo da partida; sozinho não sou ninguém; agradeço a você também; você que me incentivou; você que me criticou; agora a vida mudou; outro jogo vou começar; meu pai tem que me ajudar; meus filhos quero criar; missão estará cumprida; tudo pronto para a partida; partindo só vou levar o que de bom aqui deixar; sozinho não sou ninguém; Deus vai ajudar também; você que me incentivou; você que me criticou'. Meu Rei, que Deus te receba. E até um dia! Te amarei para sempre. Obrigado por tudo, meu irmão. Vai com Deus!", finalizou.
Ex-jogador foi companheiro do Rei no Santos entre 1968 e 1973
O adeus ao Rei do Futebol
O Rei do Futebol deu seu último passo. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu nesta quinta-feira, 29 de dezembro de 2022, às 15h27. Em comunicado, o Hospital Israelita Albert Einstein confirmou que o maior atleta de todos os tempos faleceu em decorrência da falência múltipla de órgãos.
Aos 82 anos, o Rei não resistiu a complicações de um câncer que teve origem no cólon (parte do intestino grosso) e se espalhou em metástase por fígado, um dos pulmões e restante do intestino.
Em função do estado debilitado pelo câncer metastático, Pelé teve complicações cardíacas, respiratórias e renais. Pelé estava internado desde 29 de novembro.
Tricampeão mundial com a seleção brasileira em 1958, 1962 e 1970 e multicampeão com o Santos, seu único clube no Brasil em toda a carreira entre 1956 e 1974, Pelé, que ainda defendeu o New York Cosmos-EUA de 1975 a 1977, já sofria com problemas no quadril desde 2012 e se locomovia com o auxílio de uma cadeira de rodas em suas aparições públicas nos últimos anos.
Mineiro de Três Corações, onde nasceu em 23 de outubro de 1940, Edson deixa a esposa, Márcia Aoki, e teve oito filhos (uma de criação) - três deles com Rosemeri dos Reis Cholbi, a primeira cônjuge (de 1966 a 1982) - Kely, Edinho e Jennifer; 'três' com Assíria Seixas, a segunda (de 1994 a 2008) - os gêmeos Joshua e Celeste, além de Gemima, esta criada em conjunto com ele desde que tinha apenas oito meses de vida; e outros dois de relações extraconjugais - Flavia Christina e Sandra Regina.
