<
>

Como lenda do Real Madrid foi jogador e dentista ao mesmo tempo e atendia até companheiros de vestiário

play
Lenda do Real Madrid lembra como esnobada do Barcelona o fez parar no Santiago Bernabéu (2:07)

Hugo Sánchez, ex-atacante do Real, falou com exclusividade ao ESPN.com.br (2:07)

Em entrevista exclusiva ao ESPN.com.br, ex-atacante do Real Madrid Hugo Sánchez contou como era ser dentista enquanto jogava em LaLiga


Nos anos 80, Hugo Sánchez fez muitos torcedores sorrirem mais felizes, mas não apenas com seus gols e jogadas espetaculares. Enquanto era atacante de clubes como Atlético de Madrid e Real Madrid, o mexicano levava uma carreira paralela como dentista e cuidava da boca de colegas de time, fãs e até de adversários.

Tudo começou quando Hugo viu seu irmão Horácio atuar nos Jogos Olímpicos de Munique (1972) e resolveu seguir seus passos em 1976, em Montreal. Após disputar o torneio, ele se profissionalizou aos 18 anos e foi defender o Pumas.

"Eu era pequeno e via o meu irmão, pediam autógrafos para ele, entrevistas na televisão e, se tratando das Olimpíadas, me pareceu algo muito bonito. Nesse período, só aceitavam jogadores amadores, então meti na cabeça a ideia de jogar os Jogos Olímpicos. Meus irmãos mais velhos jogaram na Universidade Nacional Autônoma do México, que são os Pumas. Esta equipe me impulsionou, meus irmãos mais velhos jogavam lá, e eu queria ser como eles, assim como outros mexicanos que estavam jogando na seleção. A minha referência mundial, porém, foi o Pelé", disse ao ESPN.com.br.

"Minha mãe me dizia que eu deveria terminar a minha carreira como profissional, para ter educação, cultura, um respaldo porque, com o futebol, poderia sofrer alguma lesão, ter alguma doença, e ficaria sem nada".

Por isso, Hugo foi estudar odontologia - entre 1976 a 1981 - dentro da mesma universidade que era a dona da equipe profissional em que atuava.

"Eu treinava pela manhã e estudava à tarde. Estava lá mesmo, na Cidade Universitária. Foi difícil porque depois dos treinos estava cansado, mas foram cinco anos que passaram rápido e eu tinha em mente jogar na Europa", afirmou.

Nas férias da faculdade e do Campeonato Mexicano, o atacante ia jogar nos clubes dos Estados Unidos, o que abriu portas no "Velho Continente".

"Vieram ofertas do Arsenal e do Atlético de Madrid, antes da Copa do Mundo de 1982. Em 1981 fui para o Atlético de Madrid porque senti que o idioma, a comida, os costumes e, sobretudo, porque o Mundial seria na Espanha e todos os olhos do mundo estariam por lá. E então lá fui eu", contou.

Ao chegar em Madri, Hugo foi pedir um estágio no Centro Europeu de Odontologia para ter a prática na área. Durante anos, ele atendeu várias pessoas - para complementar a formação universitária - enquanto levava a carreira de jogador.

"Isso me servia para tirar a pressão depois dos jogos do Atlético e do Real Madrid. Quando eu colocava o avental, eu não me sentia como um futebolista, mas como o doutor Sánchez (risos). Não me conheciam tanto como dentista como futebolista, mas pelo menos me servia para relaxar e para sair o estress. Tive oportunidade de cuidar da boca de vários colegas de Real e do Atlético e dos seus familiares. Foi uma experiência muito bonita".

Apelidado de o "dentista mais famoso do mundo", ele chegou a ser garoto-propaganda de creme dental nos anos 80.

"Quando os defensores e goleiros dos times adversários estavam bravos eu falava: 'Não me batam porque senão eu vou tirar um dente seu para que tenha que ir numa consulta comigo para consertar(risos)'. Foi um divertimento para mim, mas eu parei assim que meus filhos nasceram. Eu estava viajando muito com o futebol, trabalhando no consultório e não estava vendo meus filhos crescerem, então me dediquei somente ao futebol".

O atacante venceu pelo time merengue cinco títulos consecutivos do Campeonato Espanhol, entre as temporadas 1985/86 e 1989/90, além de quatro troféus Pichichi (artilharia do Espanhol) conquistados, também de forma seguida. Além disso, ele venceu uma Copa da Uefa e uma Copa do Rei.

O Real Madrid, clube onde Hugo atingiu seu auge, enfrenta o Celta de Vigo por LaLiga, neste sábado, às 12h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.