<
>

VALORANT | xand anuncia pausa na carreira: 'Não paga as minhas contas'

Um dos veteranos de FPS no Brasil anunciou na noite da última quarta (29) que estará pendurando as chuteiras - pelo menos por enquanto. Alexandre “xand”, que atuou por organizações como FURIA, Ninjas in Pyjamas, 00Nation e KRÜ Esports, comunicou por meio de uma live que fará uma pausa em sua carreira de jogador profissional de VALORANT, jogo que vinha disputando nos últimos anos.

Distanciando-se do cenário competitivo, o atleta afirmou que focará na criação de conteúdo daqui pra frente, mas não descarta o retorno às competições. De acordo com xand, ele ama competir no FPS da Riot Games e é seu sonho ser o melhor, mas, no momento, se dedicar inteiramente ao jogo não tem dado certo.

“As coisas não dependem de mim. Tô parando de jogar porque o VALORANT não paga as minhas contas, não tem como eu jogar sem pagar as minhas contas e poder ajudar a minha família, minha namorada, que são as minhas prioridades. Amo jogar VALORANT e é meu sonho. Vou continuar fazendo live e tryhardando para ser o melhor. Se um dia der certo, estou free agent, se um time quiser fazer teste, estou aqui”, comentou o jogador.

Vestindo o uniforme de grandes organizações, xand se tornou um dos nomes mais cotados do cenário brasileiro de VALORANT após dedicar anos de sua vida ao Counter-Strike.

O ano de 2023 para xand

Nas franquias, os planos iniciais eram de xand disputar o VCT Américas junto da KRÜ Esports. Entretanto, o brasileiro chegou a disputar apenas o LOCK//IN São Paulo, sendo afastado do elenco principal antes mesmo da Liga das Américas começar, retornando ao Brasil.

De volta em solo tupiniquim, o atleta disputou o VCT Challengers brasileiro vestindo o uniforme da 00Nation (antiga Legacy). Junto da equipe, conquistou o vice-campeonato da segunda etapa do campeonato nacional e garantiu a classificação para o Ascension das Américas - que daria à grande vencedora uma vaga no VCT Américas em 2024.

No entanto, a 00Nation acabou eliminada pela M80 após ser enviada para a repescagem dos playoffs pela latino-americana FUSION. Após isso, xand foi um dos nomes cogitados como reforço pelos elencos da LOUD e MIBR para 2024, mas não teve sucesso em se juntar a nenhuma das equipes.

Por fim, ele atuou pelas cores da The Union durante o Multiplatform Esports Game 2023 (MEG), que acabou sendo enviada para a repescagem pela XIT e desclassificada do torneio por W.O. Na época, a organização desistiu do torneio após o jogador ser vetado por conta de falas racistas de sete anos atrás.