O Brasil conquistou novas medalhas no primeiro domingo de eventos no Pan-Americano de Santiago, com direito a um ouro na natação.
No início do dia, o skate foi protagonista mais uma vez. Depois do ouro com Rayssa Leal, Raicca Ventura garantiu a prata na modalidade 'park' com a canadense Fay Ebert sendo ouro. Bryce Wettstein, dos Estados Unidos, completou o pódio.
O grande destaque do dia foi a natação, que fechou o dia com cinco medalhas, incluindo o ouro do revezamento 4x100m misto.
Maria Fernanda Costa nos 200m livre e Vinicius Lanza nos 100m borboleta ficaram com a prata. Já Murilo Sartori nos 200m livre e Alexia Assunção nos 200m costas ganharam bronzes.
O taekwondo também garantiu duas medalhas para o Brasil. Maria Lucas Pacheco faturou prata na categoria abaixo de 57 kg, enquanto Lucas Ostavip conquistou bronze na -80 kg.
Uma das provas mais esperadas do dia, a disputa por equipes da ginástica artística feminina teve prata com o time brasileiro formado por Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Flávia Saraiva, Júlia Soares e Caroline Pedro.
Agora, o Brasil acumula 23 medalhas no total e ocupa a 4ª posição no quadro geral de medalhas, com cinco ouros, nove pratas e nove bronzes.