Os Jogos Mundiais Universitários chegam a sua 31ª edição a partir do dia 28 de julho até 8 de agosto, em Chengdu, cidade no interior da China com aproximadamente 20 milhões de habitantes.
Antigamente chamado de Universíade, os Jogos Mundiais Universitários ocorrem a cada dois anos. Para competir, o atleta precisa cumprir alguns requisitos: ter entre 18 e 25 anos de idade, estar matriculado em algum curso de ensino superior reconhecido pela confederação de seu país ou ter se formado no ano anterior ao evento.
Como a edição de 2021 foi adiada para 2023 por conta da pandemia de COVID-19, os limites foram estendidos para 27 anos de idade e formação nos últimos três anos para contemplar todos os elegíveis.
Chengdu vai receber mais de 10 mil atletas de mais de 150 países. O Brasil terá 155 representantes, que vão competir no atletismo, badminton, basquete, judô, natação, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei e wushu (conhecido no ocidente como kung fu).
Uma medalha nos Jogos Mundiais Universitários pode significar uma etapa importante da ascensão até as Olimpíadas. Nomes como Paulo André, Alison dos Santos, Gustavo Borges, Fernando Scherer (Xuxa), Arthur Zanetti e Daiane dos Santos trilharam exatamente esse caminho.
Há, porém, atletas que já têm experiência em Jogos Olímpicos e vão competir também em Chengdu. Entre os brasileiros, são nove nomes nesta situação.
Veja abaixo quem são:
NATAÇÃO
Brandonn Almeida (Rio 2016): Educação Física na Estácio-RJ
Breno Correia (Tóquio 2020): Economia no FAM-SP
Gabriel Santos (Rio 2016 e Tóquio 2020): Psicologia na UNIP-SP
Matheus Gonche (Tóquio 2020): Educação Física na Estácio-SP
Pedro Spajari (Tóquio 2020): Administração na Estácio-SP
Jhennifer Alves (Rio 2016): Biomedicina na FMU-SP
ATLETISMO
Matheus Corrêa (Tóquio 2020): Educação Física na Fundação Universidade Regional de Blumenau-SC
João Henrique Falcão (Tóquio 2020): Educação Física na UNINASSAU-PE
TAEKWONDO
João Victor Diniz (Tóquio 2020): Administração na Estácio-SC
