<
>

Playoffs da NFL: Tom Brady, Rodgers e Mahomes favoritos, as surpresas, análises e tudo o que você precisa saber

play
NFL Playoffs: Mahomes e o Kansas City Chiefs chegam como francos favoritos contra o Pittsburgh Steelers (1:33)

Kansas City Chiefs e Pittsburgh Steelers jogam pelos playoffs da NFL neste domingo, às 22h15 (de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+ (1:33)

Playoffs da NFL começam neste sábado e têm transmissão completa pela ESPN e ESPN no Star+


Depois de quatro meses de temporada regular, enfim chegou a hora de "vença ou vá para casa": os playoffs da NFL.

A pós-temporada começa neste sábado com TODAS as partidas com transmissão pela ESPN e pela ESPN no Star+ até o Super Bowl LVI, em 13 de fevereiro, no SoFi Stadium, em Inglewood, na Califórnia.

Por isso, o ESPN.com.br preparou um guia com a análise de cada confronto e tudo o que você precisa saber sobre o início dos playoffs da NFL.

O calendário de jogos e transmissões

Quem está de folga?

Por terem conseguido a melhor campanha de suas conferências, Tennessee Titans (12-5) e Green Bay Packers (13-4) são os cabeças de chave número 1 da AFC e NFC, respectivamente. Eles não jogam nesta semana e têm mando de campo enquanto estiverem vivos nos playoffs de conferência.

Dessa forma, eles aguardam os seus adversários na próxima fase dos playoffs, já na semifinal de cada conferência. Ambos enfrentarão os cabeças de chave mais baixos dentre aqueles três que vencerem seus jogos nesta semana.

Green Bay Packers

O Green Bay Packers é um dos principais favoritos – se não o principal favorito – ao título da NFL. A equipe comandada por Matt LaFleur chegou na final da Conferência Nacional nas duas últimas temporadas, perdendo a chance de ir ao Super Bowl para San Francisco 49ers (2019/20) e Tampa Bay Buccaneers (2020/21).

Desta vez, a franquia de Wisconsin espera uma história diferente. Aaron Rogers é de novo um dos favoritos ao prêmio de MVP e comanda o ataque que ainda tem a estrela Davante Adams como principal arma.

Tennessee Titans

O feito do Tennessee Titans na temporada 2021 foi incrível. Melhor jogador do time, Derrick Henry se lesionou e ficou de fora das últimas nove partidas – foram seis vitórias nesse período. O técnico Mike Vrabel, inclusive, é um dos favoritos ao prêmio de Coach of the Year.

Agora, o running back deve voltar nos playoffs para reforçar o ataque que já brilhou nas últimas temporadas. Além de Tannehill e A.J. Brown, a nova versão dos Titans ainda tem ninguém menos que Julio Jones. A defesa, que era um ponto fraco em 2020, também se tornou mais confiável em 2021.


O que esperar de cada confronto no Wild Card?

CONFERÊNCIA AMERICANA

Kansas City Chiefs (2) x (7) Pittsburgh Steelers

Os Steelers venceram três de suas últimas quatro partidas para conseguir uma improvável vaga nos playoffs. A única derrota foi justamente um atropelamento do Kansas City Chiefs no Arrowhead Stadium por 36 a 10. A não ser que T.J. Watt – favorito a ganhar o prêmio de Jogador Defensivo do Ano – tenha o jogo da sua vida e acabe com a vida de Patrick Mahomes, é difícil imaginar um jogo competitivo.

Se Pittsburgh tem um dos piores ataques da NFL, os comandados de Andy Reid seguem extremamente explosivos com a dupla Travis Kelce e Tyreek Hill. Patrick Mahomes não viveu o melhor ano da carreira, mas ainda é quase imparável quando joga bem. Os Chiefs tem tudo para encerrar a carreira de 'Big' Ben Roethlisberger e sonhar com a terceira participação seguida no Super Bowl.

play
1:35

NFL Playoffs: Josh Allen e o Buffalo Bills encaram forte jogo terrestre do New England Patriots

Buffalo Bills e New England Patriots jogam pelos playoffs da NFL neste sábado, às 22h15 (de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+

Buffalo Bills (3) x (6) New England Patriots

Rivais de divisão, Buffalo e New England prometem um jogaço na gelada Orchard Park. Quando se enfrentaram por lá na temporada regular, Bill Belichick tramou mais um de seus planos de jogo geniais e venceu por 14 a 10 ao fazer Mac Jones tentar apenas três passes no jogo inteiro (foram mais de 40 corridas). O frio e o vento que atrapalham o jogo aéreo prometem se fazer presentes mais uma vez.

É difícil imaginar, no entanto, que a ótima defesa dos Patriots possa vencer o jogo sozinha. O quarterback calouro de New England terá que acertar passes em situações importantes para ter chances de vitória. Josh Allen segue como um dos melhores QBs da NFL, Stefon Diggs continua sendo um brilhante wide receiver, e a defesa de Buffalo foi a melhor em toda liga no quesito pontos cedidos.

play
2:28

NFL Playoffs: Joe Burrow chega voando com ataque do Cincinnati Bengals contra forte pressão do Las Vegas Raiders

Cincinnati Bengals e Las Vegas Raiders abrem os playoffs da NFL neste sábado, às 18h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+

Cincinnati Bengals (4) x (5) Las Vegas Raiders

Os Bengals surpreenderam a NFL vencendo sua divisão em 2021 com todo o mérito. Joe Burrow voltou de lesão jogando em nível altíssimo e o calouro wide receiver Ja’Marr Chase já chegou na liga como um dos melhores em sua posição. Outras ótimas armas como Joe Mixon, Tee Higgins e Tyler Boyd complementam o promissor ataque.

Cincinnati já enfrentou os Raiders em Las Vegas nesta temporada e venceu sem dificuldades por 32 a 13. Agora jogando em casa, os Bengals são favoritos, mas não por tantos pontos. Derek Carr teve ótima temporada, mesmo sem tantas armas no ataque além do ágil Hunter Renfrow. Quem pode fazer a diferença para os visitantes é Maxx Crosby, um dos melhores apressadores de passe de 2021.

play
1:24

NFL Playoffs: Tom Brady e o ataque aéreo do Tampa Bay Buccaneers enfrentam forte jogo corrido do Philadelphia Eagles

Tampa Bay Buccaneers e Philadelphia Eagles jogam pelos playoffs da NFL neste domingo, às 15h (de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+


CONFERÊNCIA NACIONAL

Tampa Bay Buccaneers (2) x (7) Philadelphia Eagles

Os atuais campeões são favoritaços a avançar, mas o Philadelphia Eagles traz más memórias a Tom Brady, derrotado pela franquia no Super Bowl LII com os Patriots apesar de lançar para 505 jardas. Os dois times já se enfrentaram nesse ano, com Tampa Bay vencendo por 29 a 22, apesar de ter aberto 27 a 7.

Os Bucs não vencem um jogo de playoff em casa - sem contar o Super Bowl, onde o mando teoricamente é 'neutro' - desde 2002. E não ajuda os Eagles também o fato do time ter perdido todos os 6 duelos que fez contra times que estão nos playoffs de 2022.

play
2:08

NFL Playoffs: Dallas Cowboys e San Francisco 49ers revivem rivalidade histórica de franquias vencedoras

Dallas Cowboys e San Francisco 49ers jogam pelos playoffs da NFL neste domingo, às 18h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+

Dallas Cowboys (3) x (6) San Francisco 49ers

Nenhum outro duelo dos playoffs tem tanto peso quanto esse. São 5 títulos de Super Bowl para cada lado. Os dois times se enfrentaram já 7 vezes nos playoffs, com o vencedor do confronto se tornando campeão da NFL ao final da temporada em 5 ocasiões, incluindo as 4 últimas.

Se nos anos 80 e 90 os times tinham Joe Montana, Troy Aikman, Steve Young, Deion Sanders, Jerry Rice e companhia em campo, agora é a vez de Dak Prescott, Jimmy Garoppolo, Deebo Samuel e Amari Cooper. Samuel, inclusive, é um "unicórnio", podendo machucar os Cowboys tanto recebendo, como correndo com a bola. A arma de Dallas para contê-lo será Micah Parsons, que é tão versátil quanto, mas na defesa.

play
2:45

NFL Playoffs: Los Angeles Rams de Matt Stafford recebe 'visitante indigesto' Kyler Murray e o Arizona Cardinals

Los Angeles Rams e Arizona Cardinals jogam pelos playoffs da NFL nesta segunda-feira, às 22h15 (de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+

Los Angeles Rams (4) x (5) Arizona Cardinals

Rivalidade de divisão que agora será o primeiro jogo de playoff em uma segunda-feira desde 1988. Enfim chegou a hora de vermos Kyler Murray na pós-temporada. Ao lado de James Conner, Christian Kirk, Zach Ertz e AJ Green, Murray forma um dos ataques mais divertidos e explosivos da NFL. O problema é que Arizona vem em queda, perdendo quatro dos últimos cinco confrontos da temporada regular.

Nem parece que há apenas três anos os Rams foram ao Super Bowl com Jared Goff, Todd Gurley e companhia. Agora, Matthew Stafford tem a maior prova de que ele chegou para levar a franquia a "otopatamá". E para isso ele conta muito com Cooper Kupp, o melhor wide receiver da temporada.


Camisas pesadas

Tradição é o que não falta nestes playoffs. Dos 14 times classificados, todos jogaram ao menos um Super Bowl em sua história. Somados, são 35 taças de campeão da NFL e 65 Super Bowls, o maior número de qualquer playoff na história.

Os quatro times com ao menos cinco títulos de Super Bowl também estão na pós-temporada: Patriots, Steelers, 49ers e Cowboys.


O caminho até o Super Bowl LVI

Wildcard

AFC
Bills x Patriots
Bengals x Raiders
Chiefs x Steelers

NFC
Rams x Cardinals
Bucs x Eagles
Cowboys x 49ers