<
>

NFL: Veja os 5 passos do protocolo de concussão que fazem Chiefs e Mahomes correrem contra o tempo para jogar final da AFC

O Kansas City Chiefs passou um sufoco, mas venceu o Cleveland Browns por 22 a 17 neste domingo e conquistou sua vaga na final da conferência. Para o duelo contra o Buffalo Bills na final de conferência da NFL, no próximo domingo, porém, restará a dúvida se Patrick Mahomes estará ou não em campo

Mahomes levou uma pancada na cabeça em um tackle de Mack Wilson e teve dificuldades para se levantar no terceiro quarto.

Amparado pelos companheiros e visivelmente "grogue", Mahomes foi para os vestiários, de onde não voltou mais, sendo descartado do restante da partida por conta de uma concussão.

Para poder estar em campo contra os Bills e colocar os Chiefs novamente no Super Bowl, Mahomes será submetido ao protocolo de concussão da NFL, que envolvem cinco passos, geralmente um por dia, que tem que ser validade por neurologistas independentes em conjunto com o staff médico do Kansas City.

Dessa forma, Mahomes tem que começar a apresentar evolução nos protocolos pelo menos até terça-feira para estar em campo no domingo.

Esses são os 5 passos que Mahomes tem que fazer para passar pelo protocolo de concussão da NFL:

  • Descanso e recuperação: De início, Mahomes tem que descansar até "mostrar que os sintomas de exames neurológicos, incluindo testes cognitivos de equilíbrio, retornem ao status de antes da concussão". Durante esse período, o jogador pode se alongar, mas não forçar fisicamente além disso. O protocolo também diz que o atleta deve limitar ou evitar eletrônicos, redes sociais e reuniões do time até que esteja livre de sintomas.

  • Exercício aeróbico leve: Mahomes poderá treinar na bicicleta e fazer mais alongamentos. A equipe médica do time pode gradualmente aumentar a carga de trabalho do atleta, mas deve parar se sintomas da concussão voltarem a aparecer. Nesse estágio, o atleta pode voltar às reuniões e análise em vídeo.

  • Exercícios aeróbicos e de força: Nesse estágio, o atleta pode começar a levantar pesos. O protocolo também diz que uma vez que o jogador "demonstrou a habilidade de fazer exercícios cardiovasculares e de força sem sintomas, ele pode avançar para o próximo passo".

  • Atividades de futebol americano: O jogador pode participar de treinos sem contato, incluindo lançar bolas. O protocolo da NFL diz que não pode haver contato com outros atletas e objetos de treinos. Se o atleta tolerar esse tipo de treino sem sintomas, passa para o procedimento final.

  • Atividade completa de futebol americano e liberação: O passo final do protocolo permite o jogador para retomar os treinos sem limitações. Após o fisioterapeuta do time libera o jogador para competir, um consultor neurológico independente deve examinar o atleta. Segundo o protocolo, esse neurologista "deve receber uma cópia de todos os testes e relatórios relevantes, incluindo os testes cognitivos e de interpretação do paciente". Se o consultor concordar com o médico do clube, o jogador pode participar da próxima partida.

Caso Mahomes não jogue no próximo domingo, o quarterback titular dos Chiefs seria Chad Henne.