<
>

Super Bowl LIV, Chiefs x 49ers: veja o guia completo da cidade de Miami, palco do duelo

Cidade mais famosa da Flórida, Miami será o centro do mundo do esporte neste domingo. A metrópole recebe o Super Bowl LIV, entre Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers, definindo o campeão da NFL.

A ESPN e o WatchESPN transmitem o jogo e o show a partir das 20h30 (de Brasília), com Abre o Jogo ao vivo às 18h30 (de Brasília). Desde as primeiras horas do domingo, porém, o ESPN.com.br e as redes sociais da ESPN trarão tudo o que acontece em Miami.

Por ser a terceira cidade dos Estados Unidos com maior número de brasileiros (atrás de Nova York e Boston), Miami também estará "verde-amarela" de certa forma, adicionando também a forte presença latina na cidade.

E o ESPN.com.br preparou um guia especial para você conhecer tudo sobre Miami!

A cidade

Miami fica no sul da Flórida e tem em sua região metropolitana mais de 6 milhões de habitantes. Pela proximidade com o Caribe, a cidade tem uma forte influência latina.

Estima-se que cerca de 70% da população da cidade seja de origem hispânica, e o Espanhol é considerado língua oficial juntamente com o inglês.

Essa será a 11ª vez que a região de Miami irá sediar o Super Bowl. Por conta do clima tropical, a cidade sempre é uma opção favorita da NFL para a final em meio ao inverno.

Festa, sol e praia

Uma das marcas registradas de Miami é a vida noturna, considerada uma das melhores dos EUA. A região de South Beach, além da praia obviamente, é recheada dos melhores bares, restaurantes e casas noturnas da cidade.

Em 2017, mais de 16 milhões de pessoas visitaram Miami, injetando mais de US$ 26 bilhões na economia local.

Pelo clima ser tropical e com forte comunidade latina, Miami é um dos destinos preferidos dos brasileiros, sul-americanos e caribenhos.

Os famosos da cidade

Miami foi berço, literalmente, de vários famosos dos mais diversos ramos. O rapper Pitbull, o ator Wilmer Valderrama (O Fez, de 'That's 70's Show'), a atriz Eva Mendes e a agora ex-estrela da NFL Antonio Brown nasceram na cidade.

Outros tantos não nasceram lá, mas fizeram de Miami sua casa, como o ator Dwayne "The Rock" Johnson, os cantores Enrique Iglesias, Gloria Estefan e Pharell Williams e a lenda do beisebol Alex Rodriguez, que namora Jennifer López, uma das atrações do show do intervalo do Super Bowl.

O que visitar?

São muitas coisas. Afinal, Miami é uma cidade turística durante os 365 dias do ano. Mas listamos aqui algumas das principais.

MIAMI BEACH

Considerada uma das praias mais famosas do mundo. A cidade-ilha fica ligada ao centro de Miami por uma ponte. Na região de South Beach é onde está o maior agito, com celebridades nas redondezas, bem como as principais casas noturnas.

WYNWOOD WALLS

Para quem quer um bom lugar para comer e apreciar a arte do grafite, o WynWood Walls fica em Miami. O local é a céu aberto e contém nas paredes do estabelecimento diversos tipos de arte que fazem os turistas perderem horas e horas por lá.

MIAMI SEAQUARIUM

O aquário de Miami é um dos mais antigos dos Estados Unidos, fundado em 1955. O local tem uma diversidade grande de animais marinhos e até uma orca, Lolita, que tem quase 50 anos de idade. Ao todo, 88 episódios da série de televisão "Flipper" foram filmados no Miami Seaquarium nos anos 60. O ingresso no aquário custa cerca de US$ 40.

PASSEIO NO EVERGLADES

O Parque Nacional Everglades é uma reserva pantanosa com área de cerca de 6 mil km², situada no extremo sul do estado. Composto por mangues costeiros, pântanos de capim-navalha e vegetação de pinheiros que abrigam centenas de espécies de animais

As comidas

Por estar banhada pelo oceano, uma das comidas mais típicas de Miami é a marítima. O local é recheado de bons restaurantes de frutos do mar. Também por conta da forte presença latina na cidade, Miami tem muitos restaurantes de culinária cubana.

O esporte na cidade

Miami tem uma tradição muito forte no esporte. É uma cidade dos Estados Unidos com times nas principais ligas profissionais: Miami Heat (NBA), Miami Dolphins (NFL), Miami Marlins (MLB), Florida Panthers (NHL), além de estrear o Inter Miami na MLS em 2020. A cidade também é referência nacional no esporte universitário com o Miami Hurricanes na NCAA.

The U é o maior berço de jogadores da NFL e foi casa de diversas lendas do futebol americano, como Michael Irvin, Ed Reed, Jim Kelly e Ray Lewis.

Outros esportes

Não é só de esportes americanos que vive Miami. A cidade é sede de um torneio Masters 1000 de tênis, considerado o "quinto Grand Slam", e que recentemente se mudou para o Hard Rock Stadium, o palco do Super Bowl.

A cidade também planeja entrar na Fórmula 1 e tem até um projeto de pista de rua nos arredores do Hard Rock Stadium também.

O Palco

O Hard Rock Stadium receberá o Super Bowl LIV. O local foi reformado em 2015 e volta a sediar uma final depois de 10 anos. O estádio é casa dos Dolphins na NFL e do Miami Hurricanes na NCAA.

E quem vence?