<
>

Playoffs da NFL: Ravens no topo, 49ers na cola e Patriots em sétimo na ordem das forças

Os playoffs da NFL começam neste sábado!

É mata-mata em jogo único. Venceu, avança. Perdeu, vai para casa. E restam apenas 12 equipes vivas na luta pelo Super Bowl, começando por Houston Texans e Buffalo Bills, que abrem as disputas às 18h35 (de Brasília) do dia 04/12, na ESPN e no WatchESPN.

Para esquentar o clima de decisão, o ESPN.com.br listou a ordem das forças dos classificados à pós-temporada e indicou o jogador mais valioso (MVP) de cada uma das equipes.

Veja a lista abaixo!

1. Baltimore Ravens (14-2)

MVP da temporada: Lamar Jackson, QB

Lamar não é só o MVP dos Ravens, mas também é o da liga. Ele lidera a NFL em passes para touchdown e, apesar de ser um quarterback, é um dos jogadores com mais jardas terrestres - tudo isso enquanto liderava Baltimore à melhor campanha da AFC pela primeira vez na história. Lamar já está mudando o que significa ser um quarterback... e ainda está acabando sua primeira temporada como titular.


2. San Francisco 49ers (13-3)

MVP da temporada: George Kittle, TE

Os números de Kittle não são tão impressionantes como os que teve na temporada passada. Mas, na prática, ele está em um nível ainda mais alto em 2019. Kittle perdeu dois jogos na temporada com lesões no tornozelo e no joelho, mas é simplesmente indispensável nos 49ers. Ótimo nos bloqueios e dinâmico recebendo passes, o tight end é um dos jogadores mais valiosos de toda a liga.


3. New Orleans Saints (13-3)

MVP da temporada: Michael Thomas, WR

Se não fosse por Lamar Jackson, Michael Thomas poderia ter brigado para se tornar o primeiro recebedor a vencer o prêmio de MVP. Ele quebrou a marca de Marvin Harrison e é o dono da maior quantidade de passes recebidos em uma temporada - e fez isso com um jogo sobrando. Thomas é o alvo número um de Drew Brees e Teddy Bridgewater, além de ser vital para as esperanças dos Saints na pós-temporada.


4. Kansas City Chiefs (12-4)

MVP da temporada: Patrick Mahomes, QB

Mahomes não leva o prêmio de melhor do time nesta temporada com a mesma folga do ano passado, mas ele ainda é a peça que faz o ataque dos Chiefs funcionar. Mahomes, contando uma defesa que evoluiu muito nas semanas finais da temporada regular, é o motivo para acreditarmos em Kansas City brigando pelo Super Bowl.


5. Green Bay Packers (13-3)

MVP da temporada: Aaron Jones, RB

Antes da temporada, a expectativa era de que Matt LaFleur, novo técnico dos Packers, seria perfeito para Jones. E foi. Jones tem a maior quantidade de jardas terrestres por um corredor de Green Bay desde Eddie Lacy, em 2014 - e se juntou a Jim Taylor (1962) e Ahman Green (2003) como os únicos com pelo menos 1.250 jardas e 17 touchdowns (somando recepções e corridas) em uma temporada. E ele já deixou essas marcas para trás há algum tempo...


6. Seattle Seahawks (11-5)

MVP da temporada: Russell Wilson, QB

Wilson é a escolha óbvia para os Seahawks, apesar de não ter conseguido manter o nível que alcançou no começo da temporada. Ele é um dos líderes em rating, passes para touchdown e um dos que menos sofreu interceptações na temporada - e também liderou cinco campanhas da vitória em quartos períodos ou prorrogações. Bobby Wagner também merece reconhecimento, afinal liderou a NFL em tackles.


7. New England Patriots (12-4)

MVP da temporada: Stephon Gilmore, CB

Um dos candidatos ao prêmio de melhor defensor da temporada, Gilmore é um dos líderes em interceptações na liga, e sua capacidade de marcar ótimos wide receivers individualmente é vital para o sucesso de uma das grandes defesas dos últimos tempos da NFL. Gilmore também retornou duas interceptações para touchdown, que só fazem brilhar ainda mais a estrelada temporada do cornerback.


8. Minnesota Vikings (10-6)

MVP da temporada: Dalvin Cook, RB

Uma escolha óbvia ir com Cook, não? O impacto do running back é o grande motivo para os Vikings terem chegado aos playoffs. O ataque foi montado ao seu redor, e seu sucesso ajudou a tirar a pressão sobre Kirk Cousins, por exemplo, que usa muito o play-action. Adam Thielen ficou fora de seis semanas, e Minnesota só conseguiu sobreviver graças às atuações do corredor.


9. Houston Texans (10-6)

MVP da temporada: Deshaun Watson, QB

O ataque de Houston está longe de ser consistente, mas o time não teria vencido a AFC Sul sem ele. O quarterback teve 26 passes e 7 corridas para touchdown, tornando-se o segundo de sua posição na história a ter duas temporadas com pelo menos 25 lançamentos e 5 TDs terrestres. Aliás, ele é o único a conseguir isso de forma consecutiva... Ah, claro, e é apenas seu terceiro ano de experiência na NFL. Passador produtivo e corredor perigoso, o líder do ataque é quem pode fazer a diferença nos Texans.


10. Philadelphia Eagles (9-7)

MVP da temporada: Carson Wentz, QB

Alshon Jeffery, DeSean Jackson e até Nelson Agholor. Os três principais recebedores de Carson Wentz foram desfalques constantes por lesão durante a temporada e o quarterback, mesmo com dificuldades, comandou os Eagles a uma campanha positiva. Foram mais de 4 mil jardas, quase 64% de aproveitamento, 27 touchdowns e 7 interceptações. Uma ótima temporada que passou despercebida por muitos.


11. Buffalo Bills (10-6)

MVP da temporada: Tre'Davious White, CB

Os Bills são um grande time pelo conjunto, e não por individualidades, mas é impossível não reconhecer o destaque de White. Único jogador do time escolhido ao Pro Bowl, ele se tornou um dos melhores da liga na posição. Está empatado entre os líderes de interceptações e ainda não permitiu que os recebedores que enfrenta marquem touchdowns.


12. Tennessee Titans (9-7)

MVP da temporada: Derrick Henry, RB

Ele foi o único a ter média de mais de 100 jardas terrestres por partida e liderou a liga no quesito, com 1.540 jardas corridas e 16 TDs na temporada. Derrick Henry cansa as defesas adversárias com sua força bruta e abre espaço para os passes mais profundos de Ryan Tannehill. Ele é a grande estrela do ataque de Tennessee, que ressurgiu desde a troca de titularidade na posição de quarterback.