<
>

NBA: Nikola Jokic teve ajuda de brasileiro para deixar de beber 3L de refrigerante por dia e perder 20 kg

Nikola Jokic é hoje provavelmente o pivô mais completo da NBA. O sérvio de 25 anos combina uma habilidade única de dominar no garrafão com chutes de média e longa distância, além de uma visão de jogo sublime para um atleta de 2,13m.

Mas nem sempre foi assim. Jokic começou a jogar basquete “para valer” mesmo aos 16 anos de idade. Aos 19, já havia deixado a Sérvia e tinha sido draftado pelo Denver Nuggets com a 41ª escolha no geral, para a surpresa de muitos que não o conheciam.

E Jokic chegou aos Estados Unidos pesando 133kg. Um dos motivos disso era o gosto pelo refrigerante. “Eu bebia uns três litros todo dia. Depois do treino, era copo atrás de copo. Eu não podia parar”, disse o sérvio, em entrevista à ESPN em 2017.

Foi aí que entrou um brasileiro na vida de Jokic. Felipe Einchenberger fazia parte da comissão técnica do Denver Nuggets já na época. Natural de Ribeirão Preto, Felipe fez faculdade nos Estados Unidos e conseguiu uma oportunidade na franquia graças a Steve Hess, chefe da preparação física do time à época.

View this post on Instagram

Season 6+2 let's go!!! Blessed

A post shared by Felipe Eichenberger (@eichbra) on

Hoje, é o brasileiro quem comanda a preparação física dos Nuggets. Mas na época, junto com Hess, ele bolou um plano para fazer Jokic perder peso.

“Ele (Jokic) é um jogador que me impressiona muito pela capacidade física e pela habilidade e talento. Ele malha todo dia, não importa a cidade que a gente está. Você vê o biotipo do corpo dele, tem o que mudar ainda”, disse Eichenberger, ao ESPN.com.br.

“Qualquer coisa que você põe na mão dele, desde basquete até futebol, ele vai bem. Desde o começo, quando o pessoal não dava valor para ele, ele sempre trabalhou forte. Ele chegou aqui, perdeu peso, ia na academia, vinha fazer o extra dele, sempre esperando a oportunidade. É um jogador excepcional, conheço a família dele, já fui para a Sérvia. Ele impressiona pelo profissionalismo também”, completou.

Jokic perdeu mais de 20kg e hoje em dia pesa cerca de 113kg. Segundo sua ficha oficial no site da NBA, feita no começo da temporada, ele está listado com 125kg. Porém, antes de entrar na bolha ele admitiu que perdeu cerca de 12kg. Ao ver a foto do passaporte do sérvio, aos 14 anos, nota-se que ele evoluiu bastante.

O pivô está com médias de com 25,4 pontos, 10,8 rebotes e 6 assistências nestes playoffs, ajudando os Nuggets a saírem de dois "buracos" seguidos na pós-temporada, onde o time saiu perdendo as séries contra Utah Jazz e Los Angeles Clippers por 3 a 1.

Mas o sérvio e o Denver Nuggets têm mais uma difícil missão na noite desta sexta-feira, às 22h, quando enfrentarão o Los Angeles Lakers de LeBron James e Anthony Davis no começo da final da Conferênca Oeste, valendo uma vaga na grande decisão da NBA.

*Matéria adaptada originalmente publicada em 15 de abril de 2019