<
>

NBA e jogadores acertam retorno dos playoffs para sábado e criação de campanhas por justiça social

play
Atletas da NBA pressionam por cadastramento de eleitores e contra supressão do voto nos EUA, informa jornalista da ESPN (0:55)

Adrian Wojnarowski informa quais foram as últimas discussões entre atletas, donos de equipe e diretoria da liga (0:55)

A NBA e a associação de jogadores da liga (NBPA) anunciaram nesta sexta-feira a retomada dos playoffs neste sábado. No comunicado conjunto, as duas entidades também revelaram ações por justiça social, uma iniciativa que partiu dos atletas.

A pós-temporada foi paralisada na última quarta após o boicote do Milwaukee Bucks ao duelo contra o Orlando Magic como forma de protesto após novo episódio policial contra um homem negro, Jacob Blake, que levou sete tiros pelas costas na cidade de Kenosha, em Wisconsin - estado da franquia.

A ação dos Bucks reverberou na NBA e outras ligas norte-americanos, com jogos sendo adiados em apoio ao protesto.

No comunicado, NBA e NBPA dizem que as conversas dos últimos dias ajudaram nos "próximos passos para nossos esforços coletivos e ações em apoio da justiça social e da igualdade racial".

play
0:55

Atletas da NBA pressionam por cadastramento de eleitores e contra supressão do voto nos EUA, informa jornalista da ESPN

Adrian Wojnarowski informa quais foram as últimas discussões entre atletas, donos de equipe e diretoria da liga

Três iniciativas imediatas foram aprovadas pelas duas entidades:

- uma coalizão por justiça social entre jogadores, técnicos e governantes, incluindo o aumento do acesso ao voto, engajamento na promoção cívica e advogar pela falta de sentido nas ações policiais e por uma reforma na justiça criminal;

- transformação das arenas da NBA em locais de votação para as eleições gerais de 2020 para ajudar a segurança das pessoas de comunidades vulneráveis a COVID-19;

play
1:00

Lenda da NBA, Bill Russell recorda convite para subir no palco com Martin Luther King no discurso 'Eu tenho um sonho'

Discurso histórico na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos completa 57 anos nesta sexta-feira

- produção da NBA em conjunto com jogadores e canais de TV de propagandas dedicadas à promoção de maior engajamento social nas eleições e aumentar o número de votantes.

"Nós estamos ansiosos para a retomada dos playoffs e a continuação do trabalho conjunto - em Orlando e em todos os mercados da NBA - para forçar por mudanças significativas e sustentáveis", encerra a nota.