<
>

Por que Lakers x Knicks em 1970 foi considerado o maior jogo 7 da história das Finais; ESPN e ESPN App transmitem

A final de 1970 da NBA, entre New York Knicks e Los Angeles Lakers, entrou para a história como uma das mais acirradas de todos os tempos.

O jogo 7, que a ESPN e ESPN App transmitem nesta sexta-feira, às 20h (Brasília), foi considerado pela ESPN em 2010 como a maior partida 7 da história das Finais da NBA até então.

E há motivos para isso.

O contexto

Antes mesmo da decisão começar, os Lakers já eram favoritos ao título. Isso porque o time era liderado em quadra por três das maiores lendas do esporte: Wilt Chamberlain, Jerry West e Elgin Baylor.

Mas isso ficou só no papel.

Do outro lado, os Knicks tinham também seus craques: Walt Frazier e Willis Reed.

Muitos viam essa como a grande oportunidade dessa geração dos Lakers conquistar um título. Isso porque na década de 60, a franquia se mudou para Los Angeles e não conseguia ser campeã, tendo perdido seis vezes na decisão para o Boston Celtics.

O jogo 7

Grande estrela dos Knicks, Willis Reed foi descartado do restante da série após se machucar no jogo 5 na região da coxa. Os Lakers fizeram valer sua ausência e venceram a sexta partida para empatar a série.

No jogo 7, no Madison Square Garden, Reed estava praticamente descartado, mas levou a arena à loucura quando entrou para o aquecimento.

Mancando claramente, ele marcou as duas primeiras cestas dos Knicks no jogo, que foram as únicas que ele conseguiria naquela noite. Reed ainda fez uma marcação implacável em Wilt Chamberlain nos 27 minutos em que esteve em quadra.

Naquele dia, Chamberlain acertou só dois dos nove chutes que tentou marcado por Reed, que deixou o jogo a 3 minutos do fim do primeiro tempo, mas com os Knicks já vencendo por 61 a 37 e o "estrago" feito.

Walt Frazier teve 36 pontos e 19 assistências pelo time de Nova York, enquanto do outro lado nem os 21 pontos e 24 rebotes de Wilt Chamberlain e 28 pontos de Jerry West foram suficientes para evitar o primeiro título da história dos Knicks.