<
>

NBA: Morre Jerry Sloan, lendário técnico do Utah Jazz por 23 anos e que rivalizou com Jordan

Jerry Sloan, técnico que comandou o Utah Jazz na NBA por 23 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (22). A franquia de Salt Lake City confirmou o falecimento do ex-treinador aos 78 anos após complicações nos quadros da doença de Parkison e demência corporal

"Jerry Sloan sempre será sinônimo de Utah Jazz. Ele sempre fará parte da organização Utah Jazz e nos juntamos a sua família, amigos e fãs em luto por sua perda", afirmou a equipe em comunicado. "Estamos muito agradecidos pelo que ele realizou aqui em Utah e pelas décadas de dedicação, lealdade e tenacidade que ele trouxe à nossa franquia.

"(...) como (John) Stockton e (Karl) Malone como jogadores, Jerry Sloan simbolizou a organização. Ele fará muita falta. Estendemos nossas sinceras condolências a sua esposa, Tammy, toda a família Sloan e todos que conheciam e amavam ele."

Sloan comandou o Utah Jazz entre 1988 e 2011. Ele levou a franquia 15 vezes aos playoffs e duas vezes ao NBA Finals, mas acabou derrotado pelo Chicago Bulls de Michael Jordan nas duas ocasiões - 1997 e 1998. A partida, que marcou o último título dos Bulls na NBA, será exibida neste sábado pela ESPN e ESPN App, às 20h (Brasília). Em 2009, ele foi introduzido ao Hall da Fama.

Como jogador, Jerry Sloan teve a carreira abreviada por conta de lesões. Ele vestiu as camisas do extinto Baltimore Bullets (1965-1966) e do Chicago Bulls (1966-1976), sendo escolhido duas vezes para o All-Star Game.