<
>

Kawhi melhor jogador e Lakers longe do título: veja pesquisa feita com técnicos, olheiros e dirigentes da NBA

A NBA mudou muito desde a última temporada em que o Toronto Raptors conquistou o título. O MVP das Finais, Kawhi Leonard, foi para o LA Clippers, Anthony Davis se juntou a LeBron James nos Lakers, Kevin Durant e Irving formarão uma grande dupla no Brooklyn Nets, entre outros movimentos.

A ESPN norte-americana convidou 20 técnicos, olheiros e dirigentes da Liga para responderem algumas perguntas sobre o que acontecerá em 2019-20.

Quem é o melhor jogador da NBA?

  • Kawhi Leonard - 12 votos

  • Giannis Antetokounmpo - 6 votos

  • James Harden - 2 votos

A corrida histórica de Kawhi Leonard para levar o Toronto Raptors ao primeiro título de NBA em todos os tempos da franquia pesou na escolha dos votantes. No entanto, Durant machucado e LeBron James, após não ter participado dos playoffs, nem foram mencionados na lista.

Antetokounmpo e Harden, últimos dois MVPs da NBA, ficaram na 2º e 3º posição, mas o grego foi apontado como o grande candidato a assumir o posto de melhor da Liga nas próximas temporadas. Contra o jogador do Milwaukee Bucks, a inconsistência no arremesso foi o principal elemento.

Qual movimento da offseason você mais gostou?

  • Clippers com Leonard/Paul George - 10 votos

  • Jazz com Bojan Bogdanovic/Mike Conley - 2 votos

  • A offseason dos Pelicans - 2 votos

  • Josh Richardson/Al Horford no 76ers - 2 votos

Os Clippers foram muito elogiados no meio da NBA por conta dos bons movimentos que fez durante o verão norte-americano. No entanto, não somente por ter conseguido Leonard e George, mas também por manter a base da equipe que venceu os Warriors duas vezes nos playoffs.

Mas além dos Clippers, muitos movimentos foram citados pelos votantes. A forma como o 76ers conseguiu se recuperar de uma possível perda de Jimmy Butler foi bem elogiada. Assinar com Josh Richardson e depois com Al Horford fez a equipe ganhar dois votos.

"Eles não poderiam trazer de volta Tobias Harris e Jimmy Butler, apenas um, e conseguiram fazer isso muito bem", falou um olheiro da Conferência Oeste.

Qual foi o pior movimento da offseason?

  • A offseason dos Knicks - 6 votos

  • Ricky Rubio nos Suns - 6 votos

  • Terry Rozier nos Hornets - 4 votos

As críticas aos Knicks vieram de vários jeitos. Primeiro, por não ter conseguido recrutar grandes estrelas e segundo por só assinar com jogadores medianos, permanecendo com poucas escolhas de Draft.

Além disso, a maioria dos reforços veio para o garrafão - Julius Randle, Taj Gibson, Bobby Portis e Marcus Morris. O contrato de 3 anos e $51 milhões que os Suns ofereceram para Ricky Rubio também foi alvo dos votantes. "Pagaram muito por ele e isso não foi nada bom", afirmou um olheiro da Conferência Leste.

O valor pago pelos Hornets por Terry Rozier (3 anos e $58 milhões) ficou em 3º na lista.

Qual foi o movimento mais surpreendente da offseason?

  • Al Horford no 76ers

  • D'Angelo Russell nos Warriors

  • JJ Redick nos Pelicans

Quando Kawhi Leonard e Paul George vão para a mesma equipe e esse não é o movimento mais surpreendente, é porque a offseason foi bem interessante. Nunca se esperaria que Horford assinasse com os Sixers após jogar pelo Boston Celtics.

D'Angelo Russell chegar aos Warriors foi outro movimento surpreendente. Muitos achavam que Durant iria mesmo para o Brooklyn Nets, mas que havia uma troca por Russell era quase impossível de se pensar. "Isso não parecia ser algo que os Warriors fariam", comentou um olheiro da Conferência Oeste.

A escolha de JJ Redick para ir aos Pelicans, uma equipe que não busca título em um primeiro momento, surpreendeu. Era esperado que o ex-jogador do 76ers assinasse com uma equipe que busca ser campeã já na próxima temporada.

Por quê as equipes trocaram mais escolhas de segunda rodada do que antes?

  • Priorizando vencer agora - 9 votos

  • Morte dos Warriors - 5 votos

  • Mudança na escala dos salários dos novatos - 3 votos

Antes do Boston Celtics adquirir quase todos as escolhas de Draft da última década do Brooklyn Nets em 2013, havia um tempo em que as franquias da NBA hesitavam em envolverem escolhas de primeira rodada.

Esses dias acabaram.

Nas últimas semanas, o Los Angeles Lakers (três escolhas de primeira rodada e direito de troca de escolha na segunda rodada), o LA Clippers (cinco rodadas de primeira escolha e dois direitos de troca na segunda rodada) e o Houston Rockets (duas escolhas de primeira rodada e duas trocas de escolha na segunda) mandaram muitas peças de Draft em trocas por Anthony Davis, Paul George e Russell Westbrook.

Então por quê a mudança? Times decidiram que vencer agora é suficientemente valioso para, em troca, venderem o futuro. A combinação de contratos pequenos e mais movimentações de atletas, diminui ainda mais a janela de títulos, criando um senso de urgência para as franquias.

Quem serão os campeões de conferência? E da NBA?

  • Leste: Milwaukee Bucks - 12 votos, Philadelphia 76ers - 8 votos

  • Oeste: LA Clippers - 16 votos, Denver Nuggets - 2 votos, Utah Jazz - 1 voto e Houston Rockets - 1 voto

  • NBA: LA Clippers - 13 votos, Bucks - 2 votos, 76ers - 2 votos, Jazz - 1 voto, Nuggets - 1 voto e Rockets - 1 voto

No Leste, a briga ficou entre duas equipes que caíram para os campeões Raptors: Bucks e 76ers foram os únicos votados para conquistarem o título da Conferência.

Já no Oeste, a nova equipe de Kawhi Leonard, os Clippers, são os favoritos, apesar da grande quantidade de franquias com bons times. Já os Lakers, mesmo com LeBron James e Anthony Davis. não foram considerados na lista.

Pensando no título da NBA, os Clippers também são considerados favoritos, com Bucks e 76ers correndo por fora. Resta saber se Kawhi Leonard conseguirá o segundo título seguido.