<
>

O dia em que Ray Allen fez história ao salvar o Miami Heat de LeBron, Wade e Bosh

Ray Allen é um dos maiores - e melhores - arremessadores de três pontos da história da NBA.

Por isso, deveria ser difícil encontrar o grande arremesso de sua carreira. Mas não é. E não precisamos voltar muito no tempo para isso.

LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh estavam juntos no Miami Heat. Mas, nas Finais de 2013, foi o veterano ala-armador, na época com 37 anos, quem salvou o time contra o San Antonio Spurs.

"É um arremesso que vou me lembrar por muito tempo", disse Allen, logo após o jogo 6 da série decisiva de seis anos atrás. "Fiz muitos arremessos na minha carreira, mas este ficará entre os melhores por causa da situação. Foi a sorte aparecendo para nós."

O arremesso aconteceu com 5.2 segundos para o final do último quarto da partida, quando LeBron errou sua tentativa de três pontos, Bosh pegou o rebote e encontrou Allen. Ele deu passos para trás procurando a linha de três, subiu e empatou o placar.

A situação da série? Os Spurs venciam por 3 a 2. Ou seja, se Allen não converte o arremesso, fim de papo e título para San Antonio.

Playoffs da NBA: conheça as melhores histórias na série Duplo-Duplo

Foi o grande momento de uma partida em que LeBron fez 32 pontos, deu 11 assistências e pegou 10 rebotes. Quando os Spurs lideravam por 94 a 89, restavam 28 segundos para o fim, e fãs do Heat começavam a deixar a AmericanAirlines Arena.

Mas três lances milagrosos aconteceram em sequência.

LeBron acertou um arremesso de três com 20.1 segundos restando. Kawhi Leonard foi para a linha do lance livre por San Antonio, mas errou um de seus arremessos.

Na sequência, LeBron tentou de três mais uma vez. Errou. Bosh subiu no garrafão e agarrou o rebote antes de encontrar Allen. O resto é história.

"Quando vi Bosh pegar a bola, comecei a correr para trás buscando a linha de três. Estava torcendo para chegar no lugar que eu precisava, não tinha certeza. Mas depois de tantos anos arremessando, consegui encontrar", explicou Allen.

"Se eu não arremessar, não me importo que seja o Ray", brincou LeBron. "Ele tem gelo nas veias. Pode ter errado 99 arremessos, mas se estiver livre, vai acertar."

Ele não havia errado 99 arremessos. O lance épico foi apenas a terceira cesta de Ray Allen naquela partida - ele terminou o jogo com nove pontos. Mas foi o que o Heat precisava. Na prorrogação, vitória por 103 a 100.

Dois dias depois, Bosh e Allen, heróis do jogo 6, sequer pontuaram. Mas LeBron fez 37 pontos, pegou 12 rebotes, e o Heat venceu por 95 a 88 para conquistar seu segundo título consecutivo - o último do Big Three em Miami... e o segundo da carreira de Ray Allen.