<
>

Das ruas em Atenas ao topo da NBA: A história digna de filme de Giannis Antetokounmpo

Rise, filme que conta a história de Giannis e os irmãos Antetokounmpo, estreia nesta dia 24 no Disney+


Um ícone do esporte pode ter diversos caminhos até chegar ao auge. E o de Giannis Antetokounmpo é digno de filme - literalmente.

Neste dia 24, o longa "Rise", que conta a história do astro do Milwaukee Bucks e campeão da NBA, estreia no Disney+ para contar os detalhes da trajetória de um garoto que rodou o mundo para alcançar seu sonho.

Das ruas de Sepolia, em Atenas, até o topo do basquete.


Um de cinco irmãos Antetokounmpo, Giannis é o terceiro mais velho. Seus pais, Charles e Veronica, ainda com o sobrenome Adetokunbo, deixaram a Nigéria e se mudaram para a Grécia três anos antes de Giannis nascer.

Em uma família de imigrantes, o ainda garoto Giannis vendia relógios, óculos e coisas do tipo nas ruas de Atenas ao lado do irmão Thanasis para ajudar os pais.

"Às vezes eu ia para a escola sem ter tomado café da manhã. Às vezes eu voltava e não tinha comida", contou ele ao Woj Pod, podcast de Adrian Wojnarowski, repórter da ESPN.

Aos 13 anos, o basquete apareceu na vida de Giannis - depois de muito tempo se arriscando no futebol.

"Tenho muito orgulho de mim mesmo. Sempre penso em onde começamos. Tínhamos muito pouco, e agora estamos nessa situação, e podemos crescer", contou o grego em entrevista para o ESPN.com.br.

"Sou um imigrante, assim como meus pais. Tento ser positivo, porque nos acolheram muito bem aqui. Mas sempre penso pelo lado bom, porque somos pessoas."


Em 2007, um treinador chamado Spiros Velliniatis viu o que Giannis poderia se tornar. Pouco tempo depois, ele e o Thanasis começaram a jogar pelo Filathlitikos, na segunda divisão grega.

O garoto, ainda longe dos mais de 2,11m de altura que tem hoje, chamou atenção de olheiros da Europa e dos EUA.

Seis anos depois de começar a se aventurar no basquete, ele se inscreveu para o draft da NBA. E foi quando uma entrevista para o DraftExpress, Giannis viralizou.

"Meu nome é Giannis Antetokounmpo. Eu nasci em 1994. Consigo fazer tudo na quadra. Gosto de Magic Johnson e Kevin Durant. Quero ser um jogador da NBA."


15ª escolha do Draft de 2013 da NBA, Giannis ainda era praticamente desconhecido quando teve seu nome chamado pelo Milwaukee Bucks.

Em menos de uma década, o garoto franzino se transformou em uma das grandes forças que a NBA já viu em sua história.

Duas vezes MVP, Defensor do Ano, seis vezes All-Star, seis vezes All-NBA, MVP das Finais e, claro campeão em 2021.

Nada mais digno de filme do que isso.