Celtics recebem os Nets nesta quarta, às 20h (Brasília), com transmissão pela ESPN no Star+
O armador do Brooklyn Nets Kyrie Irving foi multado em US$ 50 mil (R$ 233 mil) pela NBA depois que ele mostrou o dedo do meio a vários torcedores do Boston Celtics em duas ocasiões durante o jogo 1 dos playoffs de domingo.
O episódio que aconteceu domingo no TD Garden foi o último da batalha entre torcedores dos Celtics e Kyrie Irving, algo que tem se tornado frequente desde o fim da relação entre os dois há três anos.
Mas a questão é: como chegamos a esse ponto? As ofensas deixaram de ser apenas verbais e estão ficando gestuais e ultrapassando a barreira do respeito, envolvendo até racismo.
Um novo herói?
Em 2017, os Cavaliers, a pedido do próprio Kyrie Irving, trocaram o armador, que queria ser mais o ponto focal de uma equipe e não dividir os holofotes com LeBron James. O destino? Boston Celtics.
Kyrie Irving começou voando com o jovem time de Boston, que tinha o então calouro Jayson Tatum, Jaylen Brown, Marcus Smart e Al Horford. O armador era a grande estrela do time, mas acabou sofrendo uma lesão no joelho que o tirou do restante da temporada. Os Celtics ainda foram o cabeça de chave número 2 nos playoffs e chegaram até o jogo 7 da final de conferência, caindo para os Cavaliers.
Em 2018-19, novamente Kyrie foi a estrela dos Celtics entrando em seu último ano de contrato. Em um evento com fãs de Boston, ele chegou a soltar a frase: "Já que vocês me querem de volta, eu planejo renovar e ficar aqui". Boston acabou eliminado pelos Bucks na semifinal do Leste. E Kyrie não cumpriu sua promessa, preferindo assinar com o Brooklyn Nets na offseason. Em dois anos com os Celtics, ele teve médias de 24,1 pontos e 6,1 assistências.
O fim da relação...e o início da 'guerra'
Obviamente o torcedor dos Celtics ficou furioso com a saída do armador meses após ele ter garantido que ficaria. E aí começou uma verdadeira guerra entre os dois lados.
No primeiro jogo em que enfrentou os Celtics em Boston, Irving jogou incenso ao redor da quadra antes da partida, como uma espécie de ritual para afastar más energias no local.
A torcida de Boston reagiu de maneira negativa.
Na temporada passada, Irving teve uma garrafa de água jogada nele por uma pessoa na multidão quando ele saiu da quadra.
Ele também disse na temporada passada que houve "racismo sutil" da torcida do TD Garden às vezes, reconhecendo que ouviu alguns comentários racistas.
O dedo do meio
Após a derrota dos Nets por 115 a 114 no domingo, Irving disse que estava respondendo às palavras que ouviu da multidão e que teria "a mesma energia" para os fãs que eles tinham para ele ao explicar o motivo de mostrar o dedo do meio.
"Quando as pessoas começam a gritar 'bi***' ou 'filho da p***' e 'vai se fu***' e todas essas coisas, há muito que você tolera como um competidor", disse Irving. "Nós somos os únicos esperados para ser dóceis e humildes, ter uma abordagem humilde, f*** isso, são os playoffs. Isso é o que é".
O jogo 2 da série é quarta-feira às 20h30 (Brasília), com transmissão pela ESPN no Star+.
