O Atlético-MG se prepara para encarar o Lanús, da Argentina, na final da CONMEBOL Sul-Americana, que será disputada no sábado (22), às 17h (de Brasília), em Assunção, no Paraguai. O duelo, que acontecerá no estádio Defensores del Chaco, terá transmissão ao vivo do Disney+. Para tentar ser campeão continental mais uma vez, o Galo pode se inspirar em conquistas antigas do próprio clube.
Em 1997, na Copa Conmebol, o time atleticano também enfrentou o Lanús na final e levou a melhor. No primeiro jogo, na Argentina, venceu por 4 a 1. Na volta, em Belo Horizonte, empatou por 1 a 1 e ficou com a taça. O zagueiro Sandro Blum, que foi campeão naquela ocasião, deu uma dica para o elenco atual: é preciso igualar na vontade.
"Será uma final em campo neutro, não sei a torcida do Lanús vai comparecer. A do Atlético vai, mas talvez não em número tão grande. Aquele Atlético-MG (de 1997), se não tinha tanta qualidade técnica, tinha muita garra. Era empurrado por sua torcida, quando a torcida cantava o hino, o Mineirão balançava e a gente buscava forças. Não é um conselho, mas é o que a gente viveu: se for só na técnica, vai perder para o time argentino", iniciou.
"Se você não igualar na vontade, na raça e determinação, você não vence um time argentino. Não sei se é uma mística, mas vemos tantas equipes sem tanta tradição na Argentina que quando enfrentam brasileiros é uma tremenda dificuldade, não importa onde seja o jogo. É igualar na parte da vontade e determinação, porque na técnica acredito que o Atlético-MG tem muito mais para se sagrar tricampeão", acrescentou.
Sandro Blum usou o termo de "tricampeão" por considerar outros dois troféus na mesma categoria: a Copa Conmebol de 1997, já citada, e também a edição de 1992 daquele torneio.
"Sempre se diz que [a Sul-Americana] é uma segunda divisão em nível continental, mas te dá uma vaga direta para a Libertadores do ano seguinte. É um passo muito importante", avaliou o ex-defensor.
Onde assistir ao duelo entre Lanús e Atlético-MG pela Sul-Americana
A final entre Lanús e Atlético-MG será disputada às 17h (de Brasília) do próximo sábado (22), no estádio Defensores del Chaco, no Paraguai, com transmissão ao vivo do Disney+.
Próximos jogos do Atlético-MG:
Lanús (N) - 22/11, 17h (de Brasília) - CONMEBOL Sul-Americana - com transmissão ao vivo do Disney+
Flamengo (C) - 25/11, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão
Fortaleza (F) - 30/11, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
