Há meses, Vinicius Jr. e Nike negociam um novo acordo de patrocínio. E fontes ouvidas pela ESPN indicam que o acerto pode ocorrer ainda este mês e, saindo, transformar o atacante do Real Madrid em um dos protagonistas da marca norte-americana.
A negociação por parte do atleta é encabeçada por Fred Pena, CEO da Roc Nation Sports Brazil, empresa responsável pela carreira do ex-Flamengo. A negociação atual está muito mais voltada para um projeto de marketing e valorização do jogador, de 23 anos, do que propriamente para os números.
Procurada, a Nike, via assessoria de imprensa, não respondeu até à publicação desta reportagem, que será atualizada caso a empresa o faça.
No futebol masculino, a Nike tem como principais protagonistas atuais de seus produtos o francês Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain, o norueguês Erling Haaland, do Manchester City, o belga Kevin de Bruyne, também do City, o holandês Virgil van Dijk, do Liverpool, o inglês Marcus Rashford, do Manchester United, além do português Cristiano Ronaldo, atualmente no Al Nassr, da Arábia Saudita.
Durante a Copa do Mundo de 2022, no Qatar, surgiram as primeiras informações sobre a insatisfação do jogador brasileiro com a Nike. O estafe do atacante da seleção entendia que a marca o valorizava pouco.
Em fevereiro deste ano, os advogados que representam Vinicius conseguiram a rescisão do vínculo com a Nike. No dia 2, na partida contra o Valencia por LALIGA, o jogador entrou em campo com uma chuteira pintada de preto para esconder a marca da empresa.
Na Justiça, a Nike conseguiu reaver o acordo e desde então as partes começaram a conversar para um novo contrato, no qual Vinicius Jr. tenha protagonismo para a empresa no futebol. As conversas em Portland, sede da companhia, sempre foram nesse sentido.
Uma sinalização positiva da marca foram as publicações em suas redes sociais defendendo Vinicius Jr. nos casos de racismo enfrentados por ele na Espanha.
O atacante tem contrato de fornecimento de material esportivo com a Nike desde os 13 anos de idade. Seu atual acordo vem de 2018, quando completou 18 anos, e tem validade de dez anos.
Próximos jogos do Real Madrid:
Braga (C): 08/11, 17h (de Brasília) - Champions League
Valencia (C): 11/11, 17h (de Brasília) - LALIGA, com transmissão pela ESPN no Star+
Cádiz (F): 26/11, 14h30 (de Brasília) - LALIGA, com transmissão pela ESPN no Star+