Nesta segunda-feira (30), o Palmeiras informou que o lateral-esquerdo Piquerez sofreu ruptura ligamentar no tornozelo direito após sofrer uma entorse durante amistoso entre Uruguai e Inglaterra, na última sexta-feira (27), em Londres.
Segundo apurou a ESPN, ainda é incerto quanto tempo o ala precisará para se recuperar. No entanto, Verdão e Celeste têm confiança de que ele estará apto a disputar a Copa do Mundo 2026 com sua seleção.
Já é certo, porém, que a briga pela lateral-esquerda ficaré entre dois nomes no Palestra Itália nas próximas semanas: Jefté e Arthur.
De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, o primeiro é visto como um atleta que ainda não conseguiu corresponder ao esperado desde sua chegada ao Alviverde, principalmente pelo alto investimento feito pelo time paulista para contratá-lo do Rangers, da Escócia: 6 milhões de euros (R$ 38,3 milhões, na cotação da época).
Internamente, porém, Jefté é visto como "primeira opção" para substituir Piquerez, até para que o ex-Fluminense tenha chance de ganhar confiança e se firmar, o que evitaria que o Palmeiras tivesse que, na janela de meio de ano, cogitar uma ida ao mercado em busca de novas opções para a ala.
Quanto a Arthur, o jovem de 20 anos é muito bem avaliado pela comissão técnica, tendo inclusive sido titular recentemente contra Mirassol e Botafogo, pelo Brasileirão. No entanto, o time palestrino também pede cautela com a progressão do atleta.
O entendimento é que, nas partidas que fez recentemente, o prata-da-casa demonstrou suas muitas qualidades ofensivas, mas não teve que atuar tanto defensivamente, já que os adversários não atuaram com pontas agressivos pelo lado. Dessa forma, o garoto não precisou ter tantas preocupações de marcação.
Arthur, aliás, agradava a comissão de Abel Ferreira desde a base justamente pela produção ofensiva, até por ter inclusive atuado como atacante antes de subir ao profissional. A avaliação, todavia, é que ele ainda precisa evoluir defensivamente.
Agora, a decisão sobre titularidade na lateral ficará nas mãos do treinador português, que segue preparando o Palmeiras para o retorno da Data Fifa.
O Verdão entra em campo na próxima quinta-feira (2), contra o Grêmio, na Arena Crefisa Barueri, pela 9ª rodada do torneio.
A cirurgia de Piquerez
De acordo com o Alviverde, Piquerez passará por cirurgia nos próximos dias e, após a operação, iniciará o processo de recuperação aos cuidados do Núcleo de Saúde e Performance do clube.
Ainda segundo o clube, o trabalho terá o acompanhamento da equipe médica da AUF (Associação Uruguaia de Futebol).
Segundo apurou a ESPN, a grave contusão sofrida pelo ala coloca em risco sua participação com a Celeste na Copa do Mundo 2026. No entanto, sua ida ao Mundial não está descartada.
De acordo com fontes, o jogador tem, sim, chance de disputar o torneio da Fifa. Durante as próximas semanas, inclusive, Palmeiras e AUF manterão contatos diários sobre a recuperação do atleta, que fará tudo o que está ao seu alcance para estar apto a participar do Mundial.
A opção por realizar a cirurgia, aliás, ocorreu, entre outros motivos, pela vontade do jogador de se recuperar o quanto antes, tanto para ajudar o Verdão quanto para defender o Uruguai na Copa.
A contusão de Piquerez aconteceu logo aos 10 minutos do primeiro tempo no amistoso entre Uruguai e Inglaterra, realizado no estádio de Wembley.
No lance, o lateral sofreu uma entrada duríssima do atacante Madueke, do Arsenal, e teve que pedir substituição imediatamente.
Ele deixou o campo de maca e com tornozelo imobilizado, sendo posteriormente cortado pela Celeste e autorizado a retornar ao Brasil.
Próximos jogos do Palmeiras:
Grêmio (C) - 02/04, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão
Bahia (F) - 05/04, 19h30 (de Brasília) - Brasileirão
Junior Barranquilla (F) - 08/04, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores - Transmissão do plano premium do Disney+
