<
>

Abel Ferreira fica ou sai do Palmeiras? Os bastidores e próximos passos que decidirão futuro do técnico

play
No Bola de Prata, Abel Ferreira se emociona ao falar sobre futuro e família: 'Chegou a hora...' (1:16)

Bicampeão brasileiro com o Palmeiras, Abel Ferreira foi contemplado mais uma vez no Prêmio ESPN Bola de Prata Sportingbet como melhor técnico do ano em 2023. (1:16)

Depois da conquista do bicampeonato consecutivo do Campeonato Brasileiro na quarta-feira (6), o torcedor do Palmeiras só quer saber a resposta de uma pergunta: Abel Ferreira permanecerá no clube ou terá um novo destino para o próximo ano?

Com contrato com o Palmeiras até o final de 2024, o português tem em mãos uma oferta do Al Sadd, do Qatar, para se tornar um dos técnicos mais bem pagos do mundo, e já deu algumas mostras públicas de desgaste com o futebol brasileiro ao longo de 2023.

Eleito melhor técnico do Brasileirão no Prêmio ESPN Bola de Prata Sportingbet, entregue nesta quinta (7), Abel deu, por outro lado, uma declaração que pode animar os torcedores alviverdes, já que disse “acho que sim” ao ser questionado se estaria no Palmeiras em 2024.

A ESPN também ouviu pessoas próximas ao técnico e ligadas ao Palmeiras para apurar quais serão os próximos passos de Abel após o título.

Nesta sexta-feira (8), o treinador entregará à direção um relatório com um balanço da temporada 2023, com avaliações de quais setores da equipe precisam de reforços, quais nomes do elenco poderão ser negociados e o que ele pensa para o plantel para 2024.

Porém, é bem pouco provável que Abel dê uma resposta definitiva a respeito de uma possível permanência ou não para 2024 nesse encontro. Segundo soube a ESPN, o treinador só tomará uma decisão após período de descanso em Portugal.

Ao lado da família, Abel irá para sua terra natal, local onde deverá passar no mínimo dez dias. A ideia do técnico é descansar a mente e tomar uma decisão com a “cabeça fria” para o próximo ano, como o próprio definiu. A questão financeira não é preponderante para isso. Nos últimos meses, inclusive, Abel recebeu uma oferta de 50 milhões de euros (R$ 250 milhões) por um período de dois anos e meio, do Al Ittihad, da Arábia Saudita. O treinador fechou as portas para o mercado e se concentrou na briga pelo título do Brasileirão.

O técnico tem reiterado que tomará a decisão em conjunto com a família, algo que não é habitual em sua carreira. Esposa do português, Ana Xavier, e suas duas filhas estão bem adaptadas a São Paulo e construíram vida na cidade desde que chegaram ao Brasil. A mudança, retornando para Portugal, não é necessariamente uma prioridade.

Apesar de todas as considerações a respeito de Abel Ferreira, sua família e estafe, que podem dar indícios do futuro, todas as pessoas ouvidas pela reportagem reiteram que caberá ao português a resposta final. A direção do Palmeiras espera ouvir essa decisão nos próximos dias.